viaje bem, viaje longe, viaje barato!

American Airlines

A American Airlines está vendendo status

Há dois anos, a American Airlines tomou a nefasta decisão de condicionar a aquisição de status em seu programa AAdvantage a um gasto mínimo, dependendo do nível alcançado. A decisão da empresa seguiu o que a Delta e a United já vinham fazendo com seus programas: privilegiar quem gasta mais em detrimento de quem voa mais. Essas restrições, somadas ao aumento da tabela de resgates tornou o AAdvantage menos atrativo e, além disso, ao contrário das rivais, o programa exige o gasto mínimo até para residentes fora dos EUA.

Parece que o tiro está saindo pela culatra. Todos os anos o AAdvantage envia um email para os clientes que quase atingiram um determinado status oferecendo a compra do mesmo.  Mas a oferta sempre foi direcionada para aqueles que realmente chegaram perto da aquisição.

Pois bem. Eu, que tenho sido AAdvantage Executive Platinum há alguns anos, esse ano desisti do programa e não acumulei nem uma milha sequer. Direcionei todas as milhas voadas em companhias aéreas da Oneworld para o LATAM Fidelidade e consegui manter meu status Emerald com a Oneworld.

Para minha surpresa, o AAdvantage me enviou um email hoje me oferecendo status Platinum (eu tenho Gold permanente porque sou Million Miler no programa). Repito: eu não creditei uma milha sequer no programa esse ano.

Eu cliquei para ver a minha oferta e lá estava: USD 1.995,00 para me tornar Platinum.

Enquanto a American exigir milhas voadas e gasto mínimo em dólares para ter status, eu me nego peremptoriamente a ficar no programa. Pelo menos a Delta e a United tiveram a sensibilidade de dispensar o gasto mínimo em dólares para residentes fora dos EUA. Afinal, é impossível equiparar as condições econômicas de pessoas que residem em países diferentes.

Perdeu, AAdvantage.

Alguém mais recebeu o email?

 

2 Comentários

  1. BRUNO DANTAS

    No meu caso que sou Platinum Pro o valor é de apenas 2.495USD para subir pra EXP, fica bem mais barato voar, eu acho que a empresa deveria oferecer algo compensador e não isso, para mim faltam 1800EQDs e 13k EQM, gastar tudo isso é mais caro que voar, portanto, totalmente descartado

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén