O bom filho à casa torna. Willie Walsh, CEO da IAG (International Airlines Group) – grupo que controla a British Airways, Iberia e Aer Lingus), anunciou em uma entrevista para o Today in the Sky, o caderno de aviação do jornal USA Today, o retorno da Aer Lingus à Oneworld, já em 2017.

A cia irlandesa fez parte da Oneworld até 2007, ano em eu deixou a aliança para reestruturar o seu modelo de negócios. Juntamente com a Skyteam e a Star Alliance, a Oneworld é uma das três grandes alianças aéreas do mundo.

A British Airways e a Iberia fazem parte de uma joint-venture transatlântica, juntamente com a American Airlines e a Finnair, uma cia finlandesa. A parceria permite que estas empresas coordenem suas rotas e horários, vendam passagens e compartilhem receita nos voos entre a América do Norte e a Europa.

Walsh disse que a IAG pretende incluir a Aer Lingus na joint venture, mas não quis precisar a data da entrada da cia aérea na Oneworld. Para ele, o que vai determinar o prazo é a integração de TI entre as empresas.

A Aer Lingus é a cia aérea nacional da República da Irlanda. Baseada na capital Dublin, ela opera com uma frota de 50 aeronaves, com destinos nos EUA e na Europa.screenshot-2016-11-19-at-22-55-46