Em dezembro do ano passado, a Air Canada introduziu a possibilidade de os passageiros oferecerem um lance para um upgrade pago, o chamado Plusgrade. O site Travel Update publicou um post explicando o procedimento que eu repasso aqui para vocês.

COMO FUNCIONA

Após a confirmação do pagamento do seu bilhete e de acordo com a disponibilidade da Air Canada, você pode receber um email convite da Air Canada para o leilão.

Até 96 horas antes do voo, você pode fazer uma oferta para upgrade no site da Air Canada. Você pode alterar ou cancelar a sua oferta, desde que ela não tenha sido aceita. Cerca de 48 horas antes do voo, a empresa envia um email para o passageiro informando se a oferta foi aceita.

Se a oferta for aceita, o valor é imediatamente cobrado no seu cartão de crédito e o seu upgrade vai aparecer no seu cartão de embarque. Os upgrades não podem ser transferidos para 3os ou reembolsados, e somente são válidos para aquele voo e data.

Se a sua oferta não for aceita, não haverá qualquer cobrança e você manterá o assento previamente escolhido.

PASSO A PASSO

O primeiro passo é acessar o site da Air Canada e verificar se o seu voo tem disponibilidade para upgrades (clique aqui).

Caso haja a possibilidade de upgrade, você será conduzido para essa tela:

A página do leilão inclui todos os segmentos do itinerário, mas o upgrade só está disponível nos voos operados pela Air Canada. Há uma barra que mostra a oferta mínima e máxima para o upgrade (com taxas inclusas) e, ao seu lado, um indicador com a força da oferta. No trecho de Toronto a Dubai (YYZ-DXB), a oferta mínima era CAD 400 e a máxima, CAD 900. O autor do blog optou por oferecer CAD 500 que, segundo o indicador, era uma oferta fraca.

Apenas os cartões Visa e Mastercard são aceitos durante esse processo. Uma vez que o passageiro submete a oferta, um email de confirmação é enviado com um link para ver e modificar a oferta, se for o caso.

A oferta dele não foi aceita …

IMPORTANTE SABER

Você pode participar do leilão ainda que o bilhete tenha sido emitido com milhas. Só são aceitos bilhetes emitidos com milhas do Aeroplan, o programa de milhagem da Air Canada.

Caso você obtenha o upgrade, as condições tarifárias do bilhete originalmente comprado são válidas. Isto é: se você comprou um bilhete em econômica e conseguiu o upgrade, você ganhará as milhas da tarifa em econômica. Os bilhetes emitidos com milhas não pontuam.

Os upgrades são feitos para a próxima classe de voo: econômica para premium economy e premium economy para executiva.

Os leilões são oferecidos de acordo com a disponibilidade da Air Canada.

OPINIÃO

Esse sistema é ótimo para o passageiro que não tem certificados de upgrade da empresa por conta do seu status no programa de milhagem. É uma oportunidade de viajar com um pouco mais de conforto em um ou mais trechos de eleição pelo passageiro. Entretanto, é muito ruim para os clientes fidelizados ao programa.

Uma vez que até 96 horas antes do voo há possibilidade de oferta, diminuem muito as chances de se conseguir um upgrade por certificado, já que a companhia prioriza os pagantes.

Os Plusgrades também esvaziam os upgrades de última hora que a Air Canada oferece no momento do check-in (clique aqui para saber mais).