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Air France Business Class GIG – CDG B77W

AF Business Class B77W

Meu circuito pela Oceania começou no dia 12.12.2016, com um voo do Rio para Paris na classe executiva da Air France. Originalmente eu iria até Roma e de Roma para Paris com a Alitalia, mas durante o ano eu li algumas avaliações da cia italiana que não me agradaram muito. Além disso, quando emiti a passagem pelo Smiles, não percebi que o trecho Roma – Paris era em econômica. Então, quando vi disponibilidade para ir direto para Paris chegando mais cedo, com mais tempo para descansar num hotel em day use, não hesitei. Mal sabia eu que o equipamento da Air France apresentaria defeito e teríamos um atraso de quase 4 horas … Quando vi o avião da Alitalia saindo e eu sentada sem saber se iria decolar naquela noite, me bateu um arrependimento … Mas vamos lá!

 

HARD PRODUCT

O avião tem 12 anos de uso e a cabine está em bom estado de conservação.A configuração da classe executiva desse voo ainda é antiga: 2 – 3 – 2, com assentos sem acesso direto ao corredor.

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À frente do assento, a tela de entretenimento é pequena para os padrões atuais. Há um espaço para as revistas e, abaixo dele, o único espaço para o passageiro guardar os pertences que deseja deixar à mão durante a viagem.

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Essa configuração é cruel em termos de privacidade, que é zero. O voo estava lotado e com overbooking. Então, alguns passageiros da econômica foram remanejados para a executiva. Ou seja, 5 minutos antes da decolagem uma passageira foi colocada ao meu lado, no assento do meio. Confesso que não gostei … Fiquei imaginando ser acordada durante a noite para ela passar para ir ao banheiro …

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Como há 7 assentos por fileira, eles são bem estreitos. Quem um dia voou na saudosa Varig sabe muito bem que os assentos da econômica da cia brasileira eram mais largos do que esses da executiva da Air France. Os da executiva, então, eram super amplos.

Na parte superior do assento há uma luz individual – que atrapalha bastante os demais passageiros que querem dormir quando a cabine está escura – e na parte inferior, há tomadas comuns e USB.

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No lado direito do assento, há o controle remoto e, abaixo dele, um espaço para uma garrafa d’água e os fones de ouvido.

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O descanso para os pés é bem razoável – melhor do que aqueles dos assentos espinha de peixe, que são bem estreitos. Abaixo do descanso, há um espaço para guardar os sapatos.

AF Business Class B77W

A mesa para refeições fica embutida no assento e basta puxá-la para que ela abra. Observem que os controles de regulação do assento são bem simples.

AF Business Class B77W

AF Business Class B77W

 

SOFT PRODUCT

Assim que o passageiro chega no seu assento, estão disponíveis um cobertor e travesseiro, os chinelos e um cabide com uma etiqueta indicando a qual assento ele pertence. Isso é ótimo para as comissárias não confundirem os casacos dos passageiros. O travesseiro e o cobertor são confortáveis.

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Os chinelos são de ótima qualidade e vêm em um saquinho bacaninha para guardar sapatos.

Os fones de ouvido também se encontram no assento. Eles não têm marca definida mas são noise-cancelling e cobrem todo o ouvido – para mim, está mais do que suficiente.

Os amenity kits foram distribuídos ainda no solo. Eles também não têm marca e vêm com apenas o básico para o voo.

AF Business Class B77W

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Ainda em solo, os comissários distribuíram jornais e champagne, que eu não pude recusar 😉 .

AF Business Class B77W

Logo após a decolagem, assim que o piloto desligou o aviso dos cintos de segurança, os comissários distribuíram os menus e começaram o serviço de bordo. Creio que a pressa foi decorrência do grande atraso do voo. Eu estava tão cansada que só pedi a entrada e fui dormir logo depois.

AF Business Class

AF Business Class B77W

Além dos itens do menu, a Air France também oferece um prato do dia.

AF Business Class B77W

Junto com o menu, também veio a carta de bebidas, com champagne, vinhos e outras opções.

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Para uma cia aérea francesa do porte da Air France, acho que as opções de vinho são extremamente limitadas. Em outras cias aéreas da mesma projeção há cerca de 6 opções de vinho – 3 tintos e 3 brancos.

AF Business Class B77W

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O mise en bouche – guacamole com tomate seco – estava bem saboroso, apesar de ter vindo em uma colher de plástico.

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A entrada foi servida em uma apresentação simples, mas correta. O pão estava quente por fora e frio por dentro – reflexo da pressa do serviço por conta do atraso.

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O foie gras estava delicioso, mas o camarão poderia ter vindo mais bem temperado.

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Já a salada estava, digamos, desmaiada … Eu não consigo entender essas cias aéreas que não conseguem servir um prato frio minimamente interessante.

AF Business Class B77W

Bom, logo após essa refeição eu fui dormir. Acordei umas 6 horas depois e fiquei assistindo algumas séries em meu iPad. A seleção de filmes e séries na Air France deixa a desejar.

Cerca de 1h40m antes da aterrissagem, o café da manhã foi servido. Os comissários passam com o carrinho e os passageiros escolhem o que desejam na hora. Eu inicialmente havia escolhido as panquecas, mas quando o comissário abriu a embalagem, eu desanimei e pedi para trocar pela omelete. Ele prontamente atendeu meu pedido.  A comida estava média – como diriam os americanos “nothing to write home about”. Pelo menos aqui o pão estava quentinho.

AF Business Class B77W

Chegamos em Paris quase 11 horas da manhã, o que sacrificou demais o meu dia. Eu tinha outro voo que decolava às 19:00 horas e me sobraram pouquíssimas horas para descansar no hotel.

 

CONCLUSÃO

A Air France precisa terminar a renovação da sua cabine executiva o mais rápido possível. Nos voos entre Paris e São Paulo, a cia aérea francesa já opera com a configuração 1-2-1. Quanto ao soft product, é natural que se tenha grandes expectativas em relação à comida e à bebida, afinal, estamos falando da Air France. Infelizmente, neste voo, a Air France deixou a desejar. Ela pode melhorar e muito.

Para ver a lista de posts sobre essa viagem à Austrália e Nova Zelândia, clique aqui.

 

3 Comentários

  1. Emilio

    Vc tem ideia de quando vão reformar a executiva do trecho Rio-CDG? Tenho uma viagem marcada para abril de 2017.

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