viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Air France

Air France cria a JOON sob fortes críticas dos blogs especializados

Desde o ano passado que o mercado da aviação comercial está ciente que o grupo Air France/KLM está criando uma subsidiária com um conceito diferenciado. Isso foi inclusive tema de dois posts aqui no Milhas & Destinos. Pois bem, ontem foi o anúncio oficial da nova empresa – a Joon.

O problema é o conceito que foi publicizado: a empresa tem como público-alvo jovens adultos, conhecidos como millennials, com idades entre 18-36 anos, cujo estilo de vida tem como seu núcleo a tecnologia digital.

No comunicado à imprensa, a Joon se auto-descreve assim: “Joon is a lifestyle brand and a state of mind. Short, punchy and international, the name Joon is designed to address a worldwide audience. Its visual identity is based on an electric blue colour code symbolizing the airline’s dynamic attitude, as well as the sky, space and travel. The uniform of Joon’s flight attendants will be inspired by the new fashion codes, basic and chic”.

O vídeo abaixo é vago e só enfatiza que os uniformes serão descolados – mulheres sem salto e homens de tênis. Isso faz o serviço melhor?

A pergunta de todos os blogs que não se limitam a reproduzir press releases para ganhar favores de companhias aéreas é: quem é que viaja por causa das cores da empresa e uniformes dos comissários? Quem é que escolhe uma companhia aérea por que elá é um estilo de vida e um state of mind?

O Ben Schlappig chamou a Air France de “dellusional” e alguns sites avisam, com ironia, que passageiros acima de 40 anos podem voar com a Joon sem problemas.

O TPG, outro titã dos blogs de milhas, literalmente não entendeu o press release: “According to a press release, Joon is aimed at young, working travelers, “whose lifestyles revolve around digital technology.” What exactly does that mean? It’s pretty unclear, and the vague wording continues — “This new brand has been entirely designed to meet their requirements and aspirations, with an authentic and connected offering that stands out in the world of air transport.” (…What?)”.

Além disso, o que mais a Joon pode oferecer, em termos de tecnologia, além de wi-fi de alta velocidade, portas USB e tomadas elétricas?  Isso tudo já é oferecido por diversas companias aéreas …

Eu posso estar tendo pouca visão desse negócio, mas me parece que a Joon não oferecerá nada de diferente da Norwegian ou da Level. Aliás, só de ter um A340 na frota, já é uma contradição …

Abaixo a projeção do tipo e número de aeronaves por ano:

 

 

2 Comentários

  1. Achei uma estratégia de marketing furada. Criar uma marca já direcionada a um público específico (e que no caso não é o público que mais gasta com passagens aéreas) é um tanto esquisito. A propósito, adoro seu blog, conheci há uns meses e desde então é leitura diária, já está nos meus favoritos rsrs

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén