viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Cias Aéreas Estrangeiras, Programas de Milhas

Alaska Airlines Tem Oferta de Status Match para AA, Delta e United

A Alaska Airlines está oferecendo status match para alguns programas de fidelidade. Normalmente, a empresa dá o match quando o passageiro pertence a  algum programa de milhagem das cias aéreas americanas e também reside nos EUA (falarei sobre isso ao final). A Alaska Airlines é a empresa americana com o melhor programa de milhagem dos EUA, o Mileage Plan. O programa tem três vantagens imporantes:

  1. Como a Alaska não pertence a nenhuma aliança, ela tem parcerias diversificadas, como a Emirates, British, Cathay, Air France, Delta, Fiji, Hainan etc.
  2. E ela não não se rendeu ao acúmulo de milhas de acordo com os gastos efetuado. O acúmulo ainda tem relação com o número de milhas voadas.
  3. O Mileage Plan tem uma ótima tabela de resgates.

Além disso, é possível emitir passagens de 1a classe com a Emirates … e há disponibilidade! Abaixo, um exemplo de resgate com a Emirates: Los Angeles – Dubai – Hong Kong em econômica sai a 52.500 milhas, em executiva, 105.000 e primeira classe, 180.000 milhas.

O Mileage Plan tem 3 níveis de status: MVP, MVP Gold e MVP 75K:

O Mileage Plan tem ótimas parceiras:

Vejam que a LATAM está incluída, mas eu acredito que só sejam computados os voos da LAN, com prefixo LA.

Para nós, brasileiros, a probabilidade de aproveitar os benefícios da própria Alaska é bem reduzida. Mas há bons benefícios com as parceiras no acúmulo de milhas: 50% milhas bônus para membros MVP; 100% para os MVP Gold, e 125% para os MVP Gold 75K.

Além do bônus de milhas, há outros benefícios interessantes na AA e na Delta (clique aqui para saber mais). O Mileage Plan pode ser uma alternativa para quem viaja muito para os EUA e não está contente com a American. Na verdade, com a parceria com a AA e a Delta, o associado tem mais opções de tarifa. Mas é importante olhar a tabela de acúmulo do Mileage Plan para as tarifas da AA e da Delta.

A grande vantagem do Mileage Plan da Alaska Airlines é a tabela de resgates, pois a quantidade de milhas exigidas são as menores do mercado. A desvantagem é que o programa não monta dois trechos em continentes diferentes quando a origem é na América do Sul. Assim, saindo do Brasil, só há disponibilidade para a América do Norte. Mas vejam o quanto sai uma passgem em econômica do Rio para Nova York pela American: 20.000 milhas! E tem muita disponibilidade!

Vejam como há disponibilidade de São Paulo para Los Angeles na econômica por 20.000 milhas.

O jeito é emitir duas passagens diferentes com milhas ou pagar a passagem até os EUA e de lá, emitir um segundo bilhete com milhas. Há diversas rotas com valores excepcionais. Um exemplo é o voo Los Angeles – Seoul – Hong Kong pela Korean. Em executiva, o trecho sai por 60.000 milhas.

O mesmo trecho em econômica pela American sai a 25.000 milhas!

Outro exemplo é o trecho de Nova York para Bangkok. O trecho em executiva, pela Korean, sai por 60.000 milhas e pela JAL, 65.000 milhas.

Para pedir o status match, se inscreva no programa e mande um email para elite.flyer@alaskaair.com com as seguintes informações e anexos:

  1. O número da inscrição no Mileage Plan.
  2. Seu nome completo.
  3. A cópia do cartão de milhagem frente e verso.
  4. A cópia do estrato do seu programa de milhagem (mais recente).

Como eu disse, geralmente a empresa dá o status match para quem pertence a algum programa de fidelidade americano e é residente nos EUA. Isso faz sentido, pois a Alaska não voa para fora da América do Norte/Caribe.

Como não me custa nada e eu sempre disse que status é importante, eu vou me inscrever no Mileage Plan com o endereço de um amigo nos EUA, vou enviar a cópia do meu cartão e extrato na American e vou ver no que dá. Se aceitarem, ótimo ; se negarem, continuo do jeito que estou. A resposta geralmente vem em um mês. Vai que …

 

2 Comentários

  1. Bruno Dantas

    Valeu Beatriz,
    Que dica fantástica, acabei de ver a bonificação da Condor, qualquer business com 100% Base miles earned + 100% Cabin bonus + 100% Additional bonus, ou seja, 300% em uma ótima opção de empresa aérea de baixo custo (REC-FRA R$4.242,00) acumula 28,6k, fora poder concentrar de outras alianças.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén