Boa notícia para quem vai voar e tem status com a American Airlines. Inicialmente, a empresa tinha planejado lançar a premium economy a partir do dia 2 de abril nas rotas servidas pelo Boeing 789 Dreamliner. Entretanto, dando uma olhada no mapa de assentos, somente a partir de maio é que há a previsão de implementação da cobrança por assentos da premium economy.

Até o dia 3 de maio, o mapa de assentos da rota São Paulo – Dallas, servida pelo B789, é mostrada assim no site da AA:

A partir de 4 de maio, entretanto, a cabine está completamente bloqueada para venda.

Na prática, isso significa que os passageiros voando até dia 3 de maio podem voar na premium economy pagando o preço de econômica. A AA disponibiliza esses assentos, gratuitamente, para os seus clientes Platinum e Executive Platinum. Já os associados Gold pagam 50% do valor regular até 24 horas antes da partida. Isso por que 24 horas antes da partida os assentos não vendidos são liberados para ocupação gratuita.

O preço da premium economy varia de acordo com o assento – entre USD 163 e USD 211 cada trecho. O assento do meio na primeira fileira é o mais barato, ao passo que os assentos na janela são os mais caros.

As rotas afetadas são de Dallas para São Paulo, Madri, Paris e Seoul.

Então, muita atenção na hora de fazer sua reserva de São Paulo para Dallas, ou qualquer outra cidade servida pelo B789. Se você é Platinum ou Executive Platinum, você tem até o dia 3 de maio para viajar na premium economy pagando o preço de econômica. E os demais passageiros também fiquem atentos porque 24 horas antes da partida os assentos não vendidos são liberados gratuitamente.