Continuando minha viagem do Rio até o Japão, embarquei no voo AA 153 de Chicago para Tokyo Narita. Como eu já fiz um trip report anterior com o B788 da AA em executiva bem recentemente (clique aqui para ler), não vou me alongar no hard product, que é o mesmo.

HARD PRODUCT

Escolhi o primeiro assento à janela.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Para mim, o espaço para os pés é desconfortável, mas nada que atrapalhe a viagem. E, como de costume, a AA fornece chinelos nos voos com destino e origem no Japão. Eu acho que a empresa poderia estender esse conforto para todos os voos. Afinal, esses chinelos são descartáveis e devem custar centavos.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Na altura do ombro do passageiro, há uma luz individual de leitura e dois controles remotos: um para o assento e o outro para a tela de entretenimento individual.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Esse pequeno compartimento onde eu guardo o meu iPhone durante a viagem é super prático, pois tem duas portas USB e duas tomadas elétricas. Dá para carregar tudo durante a viagem.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Acho, entretanto, que a AA perdeu uma ótima oportunidade de oferecer mais compartimentos para a guarda dos pertences de mão dos passageiros. Só há dois compartimentos: o da foto acima e esse da foto abaixo, que é posicionado na parte interna do assento. Além de ter uma difícil localização, ele é pequeno.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

A empresa poderia ter aproveitado esse pequeno espaço atrás das revistas.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Mas, no geral, o produto oferecido pela AA é bom. O assento poderia ser melhor, mas atende bem à classe executiva.

Uma novidade aqui no Milhas e Destinos é essse vídeo que fiz durante a viagem demonstrando as janelas eletrônicas do Dreamliner. Filmei o ciclo completo para vocês terem ideia de como fica a cabine em um voo diurno. Espero que vocês gostem.

 

SOFT PRODUCT

Chegando ao meu assento, o cardápio, o amenity kit e os fones de ouvidos estavam me esperando empilhadinhos … rssss.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Os fones de ouvido Bose são de ótima qualidade. Às vezes, eu durmo com eles, pois eles conseguem abafar bem o som externo. Mas quem viaja na AA sabe a ansiedade que eles provocam nos comissários cerca de 40 mins antes da chegada.  Eles passam recolhendo tudo e, em troca, nos oferecem aqueles fones de ouvido da loja de R$ 1. Eu sei que tem gente pilantra nesse mundo, mas acredito que poderiam recolher os fones um pouco mais perto do pouso. Além do quê, eles são de três pinos, o que dificulta e muito a sua utilização.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Dessa vez o amenity kit tinha as cores cinza claro e amarelo – gostei muito!

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Antes da decolagem foram oferecidos água, suco, champagne e jornal. O voo decolou às 12:43 e teve duração de 12h13mins. E aí eu vou fazer um overposting de vídeos para mostrar para vocês como é a rota total entre Chicago e o Japão. Vejam que quando o avião passa na ponta do Alasca é exatamente a metade do voo.

Cerca de 30 minutos após a decolagem, a comissária ofereceu nuts quentes e bebida. Eu escolhi um vinho branco para acompanhar.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Ela aproveitou para perguntar o que eu queria de almoço. O cardápio era o seguinte:

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Assim que escolhi o menu japonês, ela me falou que já não tinha mais. Apesar de eu estar na o assento 1A, as comissárias começaram a servir a partir da última fileira da executiva. Às vezes, quando o número do voo da AA termina em número ímpar, a equipe serve de trás para frente e foi exatamente esse o caso. Escolhi a massa, então.

Uns 15 minutos depois, ela voltou com o bandeja já com a entrada e a salada. Esse procedimento é diferente daquele feito nos voos com origem e destino no Brasil. Para nós, eles já trazem tudo na mesma bandeja. Não existe esse espaço de tempo entre a entrada e o prato principal.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Bom, eu fiquei esperando o pão chegar por mais uns 15 minutos. Esperei tanto que decidi tirar a foto sem o pão mesmo, porque imaginei que logo, logo a comissária tiraria meu prato. Essa entrada estava muito ruim, mas muito ruim mesmo. Essa massa estava levemente congelada por dentro e era impossível de cortar com a faca.

Aqui está o meu pão favorito na AA: pretzel bread.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Meia hora depois de ter servido a entrada, chegou o prato principal: a massa. Vocês não vão acreditar:  ela estava morna por fora e levemente fria por dentro. Não deu para comer. AA 2 x 0 Bia.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Aí eu tomei uma decisão radical: pedi o sundae de sobremesa. Esse, sim, estava uma delícia.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Tentei dormir durante muito tempo e não consegui. Vi uns 2 filmes e decidi dar uma volta pelo avião. Aí eu tive uma grata surpresa: a galley da executiva estava toda arrumada, com muita oferta de comida.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

As comissárias tinham disponibilizado, inclusive, os lanches oferecidos no cardápio: o wrap de frango e o udon, respectivamente.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Mas além disso, havia mini-sanduíches, wraps vegetarianos e pão árabe …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

… hummus e copos com azeitonas, mini muzzarella de búfala e tomates secos …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

… palitos de legumes no molho de iogurte, prato de queijos e frutas …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

… e não poderiam faltar os chips.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Quem gosta de doce também não ficou desassistido: morangos com creme …

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

e tartes variadas.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

Olhem a diferença para a galley no voo que fiz de Haneda para Los Angeles em outubro, que também era um voo diurno:

AA Classe Executiva B788 HND – LAX Oct 2016

Eu considero esse contraste uma amostra da inconsistência do serviço da American e não entendo como a empresa não padroniza o que é oferecido na galley tanto em voos diurnos como em voos noturnos.

Voltei para o meu assento e consegui dormir depois de 8 horas de voo. Em consequência disso, quando foi servido o lanche da chegada eu estava dormindo profundamente. Acordei cerca de 1 hora antes do pouso e a comissária foi extremamente gentil comigo. Apesar de já ter servido todos os passageiros – que também já tinham comido – ela esquentou uma quiche para mim. Ela não tinha a menor obrigação de fazer isso, mas foi muito bacana comigo. Aliás, foi o que me salvou: entre o pouso, malas e trem, cheguei em Tóquio algumas horas depois.

AA Business Class B788 ORD – NRT Fev 2017

O voo não foi especialmente bom. O hard product da American é muito bom, mas o soft product deixou muito a desejar. Os pontos positivos foram o lanche da galley e a atitude da comissária ao me oferecer o quiche. Mas a entrada gelada e a comida morna são inaceitáveis em econômica, quiçá em executiva, em que os passageiros pagam caro pelo privilégio de voar com mais conforto.