viaje bem, viaje longe, viaje barato!

American Airlines

American Airlines Vai Reduzir a Distância entre Assentos

Quando as coisas vão mal, a gente sempre pensa que elas não podem piorar. Mas sempre podem. Este é o caso da American Airlines. Há algum tempo atrás, a empresa fez uma encomenda de 100 Boeings 737-MAX e, de acordo com a CNN Money, a empresa decidiu diminuir ainda mais a distância entre assentos nessas aeronaves. Os Boeings 737-MAX serão utilizados no mercado doméstico da companhia, assim como em destinos da América do Norte e Caribe.

A distância atual é de 31 polegadas (79 cm) entre os assentos e a empresa planeja fazer uma jabuticaba na configuração: 4 fileiras da econômica terão distância de 29 polegadas (76 cm), enquanto que os demais terão 30 polegadas (77 cm). Como se isso não bastasse, a empresa também vai diminuir o tamanho dos banheiros.

Há duas observações a serem feitas aqui:

(a) uma das diferenças entre as empresas low cost e as chamadas “legacy carriers” é justamente a distância entre os assentos.

(b) a distância mínima entre assentos – determinada pela Boeing – é de 28 polegadas.

Ou seja, a linha que separa as legacy carriers e as low cost estão cada vez mais tênues. Além da distância entre os assentos, a American agora terá 10 assentos por fileira nos seus B777, um a mais do que nas configurações antigas. Não se pode esquecer que a empresa também está comercializando tarifas econômicas que não dão direito nem à bagagem de mão.

A última barreira contra a densificação da cabine econômica é a regra da fabricante. Eu estive na fábrica da Boeing em Seattle há alguns anos atrás e o guia informou, com todas as letras, que diversas companhias querem que a distância entre os assentos seja ainda menor …

Resumo da ópera: podendo piorar, a American piora. Acredito que, em pouco tempo, a AA vai estender a medida a todas as aeronaves da sua frota.

2 Comentários

  1. Rafael

    AAdvantage decaiu, agora ela vem com essa, nos voos porrada para todo lado. Literalmente virou transporte de gado. E um transporte caro por sinal. Não pode mais bagagem, mas os preços das passagens não cairam…

    • Beatriz

      A pancadaria foi na United … Mas vc tem razão quando fala em transporte de gado …

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén