Boa notícia para quem vai para Buenos Aires. Desde janeiro, a secretaria de turismo determinou o reembolso direto e automático dos 21% VAT cobrado na hospedagem da capital portenha. A nova regra do VAT inclui hotéis e também outras formas de hospedagem. O VAT é um tributo semelhante aos nossos ISS e ao ICMS, apesar de não termos uma equivalência propriamente dita.

Para o reembolso automático, os turistas estrangeiros devem pagar sua hospedagem via cartão de crédito emitido fora da Argentina ou por transferência bancária de um banco estrangeiro.

A nova regra inclui o VAT sobre o café da manhã, se ele for parte do custo da hospedagem, mas outros serviços extra estão excluídos e devem ser cobrados separadamente.

O sistema é válido para turistas com passaporte ou identidade estrangeira e o processo é completo no momento do pagamento, sem necessidade de qualquer burocracia após a visita.

A eliminação do VAT na hospedagem deixa o custo 21% mais barato e considero  uma boa economia.

Logo no início do blog, eu fiz um post sobre como solicitar o reembolso dos impostos  nas compras no exterior (clique aqui para acessar).

Para acessar o link da Secretaria de Turismo de Buenos Aires, clique aqui.