A Skytrax, empresa britânica de consultoria sobre o mercado da aviação civil, premia todo ano as melhores cias aéreas do mundo em diversas categorias. Em relação às transportadoras de baixo custo, há 3 importantes categorias: a melhor em geral, a melhor para voos de longa distância e a melhor cabine prêmio dessas empresas.

Na categoria das melhores cias aéreas de baixo custo, as vencedoras foram:

10 – Azul

Ranking anterior: não disponível

A Azul, fundada por David Neeleman, que também é responsável pela JetBlue e pela Westjet, é baseada em Campinas e tem na sua frota aviões da Embraer e também os Airbus 330, que operam em suas rotas para os EUA e Europa. A Azul também conquistou o prêmio de melhor cia aérea de baixo custo e melhor staff da América do Sul.

9 – Jetstar Asia

Ranking anterior: 9

Fundada em 2004 a Jetstar Asia é a subsidiária singaporeana da Jetstar Airways que, por sua vez, é a cia aérea low-cost do grupo australiano Qantas. A Jetstar Asia opera uma pequena frota de A320 que voa no sudeste da Ásia. Os eleitores da Skytrax elogiam o custo-benefício da empresa e a qualidade do seu staff.

8 – IndiGo

Ranking anterior: 7

A cia aérea baseada em Nova Déli, Índia, estreou em 2006 e rapidamente se tornou uma das melhores cias aéreas de baixo custo da Ásia. A cia opera uma frota de mais de 100 A320 e tem um pedido de mais 400 aeronaves da Airbus! Os consumidores gostam do serviço de cabine e do preço dos bilhetes. A IndiGo ganhou, pelo sétimo ano consecutivo, o prêmio de melhor cia aérea de baixo custo do sul da Ásia/Índia.

7 – Westjet

Ranking anterior: 8

Fundada em 2006, a Westjet é hoje a segunda maior cia aérea do Canadá. A cia aérea de David Neeleman é baseada em Calgary e opera uma frota de mais de 100 Boeings nas suas rotas na América do Norte e Caribe.

6 – AirAsia X

Ranking anterior: 6

A AirAsia X é a subsidiária da AirAsia malaia para voos de longa distância para a Ásia, Oceania Oriente Médio e África. A cia opera uma frota de A330 e oferece assentos em econômica e premium flatbed. A empresa abocanhou os prêmios de melhor cabine prêmio e melhor assento premium nas empresas de baixo custo.

5 – Jetstar Airways

Ranking anterior: 5

A Jetstar Airways é a subsidiária de baixo custo da australiana Qantas. A cia aérea, que é baseada em Melbourne, opera uma frota de A320 e os novos B787 Dreamliner. Pelo quinto ano consecutivo, a Jetstar ganhou o prêmio de melhor empresa aérea de baixo custo da Austrália e Pacífico.

4 – EasyJet

Ranking anterior: 4

Nas últimas duas décadas, a EasyJet se consolidou como uma das empresas de baixo custo mais populares do planeta. A empresa conta com mais de 230 Airbus e opera em mais de 800 destinos na Europa.

3 – Norwegian Air

Ranking anterior: 3

A empresa é uma das cias aéreas mais controvertidas e atua com uma política extremamente agressiva no mercado da aviação comercial, oferecendo voos transatlânticos a menos de US$ 80 – uma pechincha! A cia norueguesa atraiu a ira das suas concorrentes americanas por operar por meio de uma subsidiária na Irlanda, o que lhe permite contornar as severas leis laborais da Noruega, o que é refutado pela empresa. Adorada pelos consumidores, a Norwegian foi eleita a melhor cia de baixo custo da Europa e a melhor empresa de baixo custo do mundo para voos de longa distância.

2 – Virgin America

Ranking anterior: 2

Mais uma vez, a Virgin America não é apenas a melhor empresa de baixo custo dos EUA, mas da América do Norte. Baseada em São Francisco, a Virgin America, recentemente comprada pela Alaska Airlines por incríveis US$ 2.6 bilhões, oferece um serviço de alta qualidade por um preço camarada. O mercado aguarda com ansiedade o impacto da venda para a Alaska.

1 – AirAsia

Ranking anterior: 1

Pelo oitavo ano consecutivo a AirAsia foi eleita a melhor cia aérea de baixo custo do mundo. O CEO Tony Fernandes operou um milagre nos últimos 15 anos ao transformar uma empresa pequena e quebrada em um império multinacional da aviação comercial. Os passageiros elogiam o serviço ao consumidor, o staff cortês e a eficiência das operações da empresa.

Um dia desses vou começar a testar essas empresas! Vocês já voaram em alguma delas?