A OAG, empresa britânica de consultoria em turismo que conta com o maior banco de dados do mundo sobre aviação comercial, publicou nessa semana a sua análise sobre os 54 milhões de voos que ocorreram no mundo em 2016. A partir dessa quantidade assombrosa de dados, a OAG montou um relatório contendo as cias aéreas mais pontuais do mundo, com algumas surpresas, como primeiro lugar da Sky Airline, uma companhia chilena,  a Copa Airlines em terceiro lugar e a GOL entre as 20!

1 - Sky Airline

2 - Hawaiian Airlines

3 - Copa Airlines

4 - KLM

5 - Qantas

6 - Japan Airlines

7 - Flybe

8 - Alaska Airlines

9 - Iberia

10 - Monarch Airlines

11 - Singapore Airlines

12 - Austrian Airlines

13 - All Nippon Airways (ANA)

14 - GOL

15 - Virgin Australia

16 - Delta

17 - Finnair

18 - Transavia

19 - Aer Lingus

20 - Gulf Air

O que mais me impressionou no gráfico foi a Delta entre as 20 cias aéreas mais pontuais. A Delta opera pontualmente em 84% dos seus voos, mas ela voa com muito mais frequência do que as demais concorrentes, o que torna o feito da Delta realmente louvável.

O relatório também informa as cias aéreas mais pontuais de acordo com a região. Na América Latina, a Sky – que também é a primeira colocada mundialmente – lidera, seguida pela Copa, que ficou em 3o lugar no mundo, seguida da GOL, Avianca Brasil, Aerolineas Argentinas, Avianca Internacional, Caribbean Airlines e Aeromexico. A LATAM não aparece nem regionalmente!