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Brasileiros, Programas de Milhas, Programas de Milhas

ATENÇÃO: cuidado ao emitir bilhetes na Delta usando o Smiles

Recebi um alerta importantíssimo do leitor Alan Luciano reportando um fato que acredito que ninguém esteja sabendo. Ele emitiu passagens com milhas de Orlando para Nova York e quis cancelar uma delas. Entrando em contato com a Smiles, informaram que ele não poderia cancelar o bilhete nem pagando os R$ 250,00 de multa.

Fui pesquisar essa informação e fiquei muito surpresa com o que encontrei. Se alguém emitir alguma passagem com milhas Smiles para voar na Delta dentro dos EUA até dia 14 de janeiro NÃO TERÁ DIREITO AO REEMBOLSO DAS MILHAS NO CASO DE CANCELAMENTO DO BILHETE. Será dinheiro jogado fora!

Só vale para a Delta e em trechos domésticos. Pesquisei em outras companhias aéreas e todas permitem o cancelamento pagando a multa de R$ 250,00, inclusive a própria Delta, desde que sejam bilhetes internacionais. A título de esclarecimento, não achei nenhuma disponibilidade nas rotas saindo do Brasil para os EUA.

É mais um absurdo contra nós, clientes. A regra  mudou e a alteração não foi devidamente informada à base de consumidores da empresa. O cliente só descobre se ele tiver a curiosidade de clicar nas regras da tarifa.  Mesmo assim, é possível que haja dúvida, uma vez que estamos acostumados ao cancelamento com pagamento de multa e não há qualquer informação no site, indicando a alteração.

Além disso, o regulamento do programa não fala, em nenhum momento, que as milhas não podem ser reembolsadas no caso de cancelamento. Ao contrário: a cláusula 13.6 do Regulamento Smiles afirma categoricamente que o bilhete poderá ser cancelado, mediante pagamento de taxas e que as milhas Smiles serão reembolsadas, caso ainda estejam no prazo de validade.

No caso de dúvida, prevalece o que mais beneficia o consumidor …

E, alguém me explica por que até 14 de janeiro não pode mudar e a partir do dia 15, volta tudo ao normal?

Agradeço ao Alan pela informação preciosa e espero que mais ninguém esteja passando por esse problema.

Alô, Smiles! Que tal deixarem o Alan cancelar a passagem pagando multa? É o que o regulamento de vocês determina e vai sair mais barato do que ele entrar na justiça … Just saying …

8 Comments

  1. José Carlos

    Chocado.

  2. Guilherme

    Vai ver o Gilmar também está movendo os pauzinhos para a Smiles deitar e rolar! Que empresa mais ordinária no que tange observância de normas legais.

  3. Andre

    Outra coisa que precisamos ficar espertos, ao pesquisar cabines business principalmente da Ásia para o Brasil, Smiles vende como Business e alguns trechos são na econômica. Principalmente com Air Canadá, Business até Vancouver e para o Brasil econômica.

    • Beatriz

      Isso é verdade. Tem que ver as cabines direitinho. Com a Emirates também acontece muito!

    • Flavio

      Bom dia,
      Não entendo por qual razão nestes casos eles colocam como classe “Executiva” ao invés de colocar “Mista”; e assim evitariam qualquer erro ou tentativa de má intenção deles! A Smiles sendo Smiles, malandramente…..

  4. Rafael Ferreira

    So vi esse post hj mas um amigo cancelou no ultimo sabado um voo Jfk-Mco emitido com Smiles pra voar Delta. O voo dele era no próprio sábado, cancelou horas antes e pagou 250 reais por pessoa.

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