viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Variados

Atenção: Reino Unido Também Proíbe Eletrônicos em Voos

Seguindo a proibição determinada pelo governo americano (leia aqui), o Reino Unido também baniu laptops e tablets em voos oriundos de seis países do Oriente Médio. Os países afetados são Turquia, Líbano, Jordânia, Egito, Tunísia e Arábia Saudita.

As empresas aéreas britânicas que também têm voos para esses países serão afetadas pela medida. São elas: British Airways, EasyJet, Jet2, Monarch, Thomas Cook e Thomson. Já as empresas estrangeiras afetadas são a Turkish Airlines, Pegasus Airways, Atlas-Global Airlines, Middle East Airlines, Egyptair. Royal Jordanian, Tunis Air e Saudia.

A partir de agora, somente celulares e equipamentos eletrônicos médicos poderão ser levados na cabine das aeronaves. Todos os outros, incluindo laptops, tablets, câmeras fotográficas etc deverão ser despachados na bagagem.

Diferentemente dos EUA, contudo, o Reino Unido não fez restrições aos voos provenientes de Doha, Dubai e Abu Dhabi. O Qatar e os Emirados Árabes Unidos não são nações conhecidas por vínculos com grupos terroristas.

Isso leva a crer que a proibição imposta à Etihad, Emirates e Qatar pode ter um viés comercial, uma vez que as três “legacy carriers” – American, Delta e United – têm reclamado publicamente da concorrência desleal feita pelas cias aéreas do Oriente Médio, que recebem aporte de verbas governamentais.

Alguns analistas acreditam que outros países europeus vão aderir às restrições.

Clique aqui para ler a reportagem do The Guardian.

 

4 Comentários

  1. Philippe Hans

    Boa tarde,
    Estas medidas devem ser devido a alguma ameaça que foi detectada, assim como tivemos o caso dos liquidos em embalagens maiores a 100ml alguns anos atras
    Gostaria de saber como ficariam os Duty Free e inflight, que vendem estes produtos?
    Estao permitidos se forem adquiridos depois do controle de segurança, ou nao?

  2. Beatriz

    Em relação aos líquidos Duty Free, permanece tudo como está, Philippe.
    A compra de líquidos de mais de 100ml depois do controle de segurança é permitida.
    O problema ocorre quando você está fazendo um voo com conexão. Aí você deve colocar a garrafa da bagagem despachada.

    • Philippe hans

      Ola Beatriz,
      Sobre os liquidos acredito que esteja bem claro a todos
      Como voce disse, as bebidas sao lacradas e entregues no embarque as vezes
      Mas minha pergunta estava em relacao aos eletronicos comprados em Duty Free. Vamos poder comprar e levar como bagagem de mao? Pois quando os EEUU implementam uma acao deste tipo, varios outros paises seguem, como o caso do Reino Unido

      Acredito que alem das perdas e limitacoes em vendas pelas cias nos aeroportos, os consumidores saem prejudicados por terem reduzidas suas opcoes de compras (muitas vezes a preços mais baixos)

      Agradeço desde ja os comentarios

  3. Beatriz

    Hans, é uma ótima pergunta. Não vi esse problema sendo mencionado em lugar algum. Na minha opinião, imagino que vá seguir a mesma lógica das bebidas.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén