viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Avianca Brasil, Avianca Internacional, Azul, United

Avianca, United e Azul: Cenário Incerto das Parcerias

A Avianca Internacional e a United estão trabalhando juntas para, estrategicamente, aumentar a sua competitividade nos mercados da América Latina e EUA. Entretanto, o escopo dessa parceria ainda é incerto. O que é certo é que a United necessita de uma parceria estratégica para competir com a American e a Delta na América Latina e do Sul.

Desde 2016, a Avianca Internacional tem procurado por um investidor estratégico com um aporte de USD 500 milhões. Segundo o New York Times, a United submeteu a proposta dos USD 500 milhões para a Avianca, mas os detalhes da parceria ainda estão sendo finalizados (clique aqui para ler a matéria do NY Times).

Mas, simultaneamente à aproximação com a United, o principal investidor da Avianca Internacional, a holding Synergy, empenhou USD 200 milhões na companhia. O interessante é que a Synergy tem planos para obter a aprovação da aquisição da Avianca Brasil pela Avianca Internacional, uma vez que  a holding  é a maior acionista de ambas as empresas.

O timing é interessante, já que a United é acionista minoritária da Azul. Em 2015, a United investiu USD 100 milhões comprando 5% da Azul. A jogada da Synergy levanta questões acerca do futuro da parceria da United com a Azul, assim como o tamanho do investimento da United na Avianca Internacional.

Ainda não está claro se a United terá que abrir mão da Azul para aprofundar sua parceria com a Avianca.   O market share da Azul no mercado doméstico é muito maior do que o da Avianca Brasil. A Azul também tem voos para Orlando e Fort Lauderdale, ao passo que a Avianca Brasil tem um voo de Fortaleza para Miami , mas vai incrementar sua presença na Flórida com a rota São Paulo – Miami a partir de junho (clique aqui para saber mais).

As últimas decisões da Synergy trazem mais perguntas do que respostas sobre sua participação na Avianca Internacional e na Avianca Brasil. Também faltam respostas sobre o futuro da parceria da United com a Azul.

O que vocês acham dessa trama toda?

 

3 Comentários

  1. Daniel

    Prezada Beatriz,

    Ainda não visualizei em site algum fotos internas das novas aeronaves Avianca Brasileira que farão voos internacionais (salvo engano, já anunciado SCL)…

    Tem ideia de como será a executiva de tais aeronaves: igual ao A330 da Avianca internacional ou aquele cadeirão ridículo do A320/A319 da Avianca internacional?

    Em resposta à sua indagação: acho fraquíssimo e nada atrativo o programa da Azul, visto que meu perfil é para emissão em business; logo, prefiro que a United se una à Avianca….. United, a propósito, que possui péssima disponibilidade para parceiros Star Alliance.

    • Beatriz

      Eu vi uma foto em um site de aviação e, se a foto for verdadeira, a executiva é 1-2-1 (tal como o B787 da Avianca Internacional).

      • Daniel

        Muito melhor que os A330 da Avianca Internacional…

        E, pra variar, humilhante para a LATAM, com seus 767 e 777

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén