viaje bem, viaje longe, viaje barato!

South African Airways

BBC: A South African Airways está à beira da falência

Tanto o OMAAT como o TPG postaram hoje sobre a situação financeira da SAA em virtude de um artigo publicado na BBC inglesa. Segundo a imprensa, a SAA vem dando prejuízo há 7 anos e depende de fundos do governo sul-africano para se manter operante. Para se ter uma ideia do caos administrativo/financeiro da empresa, ela teve 7 CEOs nos últimos 5 anos …

A empresa não tem nenhum dinheiro nas contas e está desesperada por um empréstimo no valor de USD 59 milhões junto ao governo para continuar operando até outubro.

O grau de investimento da empresa é “junk” (=lixo), após a SAA ter sido forçada a pagar um empréstimo de USD 170 milhões para o Standard Chartered Bank de Hong Kong.

Além disso, autoridades de Hong Kong requisitaram os demonstrativos contábeis da SAA, que não os enviou. Se enviasse, a empresa seria forçada a suspender suas operações para lá. Ainda assim, há uma fila de credores batendo à porta da companhia sul-africana.

Para piorar um pouco mais a situação, os tripulantes e mecânicos estão ameaçando entrar em greve por conta dos salários.

Até agora, o governo sul-africano tem emprestado dinheiro para a SAA e reafirmou seu compromisso com a empresa – afinal, ele é o principal acionista da companhia.

Segundo os blogs americanos, não há qualquer risco iminente de suspensão das operações da empresa, em virtude do apoio governamental.

A South African é membro da Star Alliance.

Para ler o artigo da BBC, clique aqui.

1 Comentário

  1. Marcelo

    Você acredita na possibilidade de falência da empresa?

    Estamos falando de uma empresa que atende a África de forma bem abrangente, a segunda maior cia do continente…

    Temo pois ora planejo emitir bilhetes em Business para a África destinados a voar no segundo semestre de 2018…

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén