viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Programas de Milhas, Tutoriais

Benefícios das Alianças

Como eu já tinha falado antes aqui, as cias aéreas perceberam que juntas poderiam aumentar a sua base de clientes diminuindo os custos se compartilhassem rotas, lounges etc. Então, elas formaram o que chamamos de alianças. Há empresas, como a GOL, por exemplo, que estão fora das alianças, mas firmaram contratos com cias aéreas e é possível ganhar e gastar milhas nelas.

Há 3 grandes alianças no mundo hoje em dia: Star Alliance, OneWorld, SkyTeam.

1 – STAR ALLIANCE (www.staralliance.com)

É a maior das alianças. São membros da Star Alliance:

Adria Aegean Air Canada Air China
Air India Air New Zealand ANA (All Nippon Airways) Asiana
Austrian Avianca Avianca Brasil Brussels Airlines
Copa Airlines Croatia Airlines Egyptair Ethiopian
EVA Air LOT (Polish Airways) Lufthansa Scandinavian Airlines
Shenzen Airlines Singapore Airlines South African Airlines SWISS
TAP Portugal Thai Airways Turkish Airlines United Airlines

 

2 – ONEWORLD (www.oneworld.com)

É a segunda maior aliança. São membros da OneWorld:

airberlin American Airlines British Airways Cathay Pacific
Finnair Iberia JAL (Japan Airlines) LATAM
Malaysia Airlines Qantas Qatar Airways Royal Jordanian
S7 Sri Lankan Airlines

 

3 – SKYTEAM (www.skyteam.com)

É a terceira maior aliança. São membros da SkyTeam:

Aeroflot (Russia) Aerolíneas Argentinas Aeromexico AirEuropa
Air France Alitalia China Airlines China Eastern
China Southern Czech Airlines Delta Garuda Indonesia
Kenya Airways KLM Korean Air MEA (Middle East Air)
Saudia TAROM Vietnam Airlines Xiamen Air

 

 

Benefícios das Alianças

A afiliação das cias aéreas às alianças traz enormes vantagens para os passageiros.

Benefício 1: Acúmulo de Milhas

Vamos dar um exemplo usando a SkyTeam. Você está inscrito no programa Flying Blue da Air France/KLM. Ao comprar uma passagem e voar na Delta, ou na Aeromexico, na Aliátia – ou em qualquer companhia membro da SkyTeam – você pode ganhar milhas no Flying Blue. A quantidade de milhas que você vai ganhar depende das tabelas de pontuação de cada empresa e geralmente leva em conta a classe tarifária do bilhete, que é ligada ao preço que você pagou pela passagem. Se você é membro do Flying Blue da Air France/KLM, você deve recorrer à tabela de acúmulo de milhas da AirFrance/KLM para saber o quanto você vai ganhar no seu voo.

Benefício 2: Resgate de Milhas

Vamos dar um exemplo com a Star Alliance, agora. Supondo que você tenha se inscrito no programa Lifemiles da Avianca Internacional e lá tenha acumulado cerca de 80.000 milhas. Você pode ter acumulado essas milhas voando na própria Avianca ou em outras cias aéreas da Star Alliance como Lufthansa, Swiss, Avianca Brasil, United, etc. Você pode usar essas 72.500 milhas para resgatar um bilhete em classe executiva pela Turkish Airways, considerada referência em classe executiva, para voar entre São Paulo e Istanbul, por exemplo.

Benefício 3: Compartilhamento de Status entre as Cias da Aliança

Vamos dar um exemplo da OneWorld, agora. Vamos imaginar que você tenha aderido ao programa AAdvantage da American Airlines. A American tem 4 níveis de status: Gold, Platinum, Platinum Pro e Executive Platinum. Cada um desses níveis oferece benefícios diferentes.

Como a American é membro da OneWorld, é necessário ver a tabela de equivalências, pois a OneWorld possui 3 níveis de status: Rubi, Safira e Esmeralda. Quando a cia aérea monta o seu programa, ela determina a equivalência entre os níveis que ela criou e os níveis da aliança.

No caso específico da American, ficou determinado o seguinte: Gold na American equivale a Rubi na OneWorld. Isso garante que você possa fazer o seu check-in com os passageiros da executiva de qualquer cia da OneWorld mesmo que você esteja voando em econômica. Atenção, amiguinhos! Não é VOAR na executiva, é evitar aquela fila de 3 km pra fazer check-in com o pessoal da econômica. Você também embarca antes de quem não tem status com a cia aérea. Vale à pena pra evitar sair no tapa pra conseguir espaço pra bagagem de mão.

Geralmente, nos níveis mais baixos, os benefícios são menores.

Agora, se você é Platinum ou Platinum Pro na American, isso significa que você é Safira na OneWorld. Aí as coisas começam a ficar mais interessantes. Por exemplo, com Platinum ou Platinum Pro, ainda que viajando em classe econômica, você tem acesso aos lounges da classe executiva de qualquer das cias aéreas da OneWorld, desde que você esteja viajando em uma cia membro, é claro.

Quer dizer, vamos supor que você esteja no Japão, voando pela JAL. Sabe que vai enfrentar 12 horas até chegar em Los Angeles no puleirinho da classe econômica. Você passa a noite anterior ao voo rezando pra sua hérnia de disco fazer a egípcia e te esquecer. Aí você chega no aeroporto, já se esquiva dos reles mortais e vai fazer seu check-in junto com o povo da executiva. De lá, já parte pra salinha da JAL, toma um whiskinho, depois faz uma refeiçãozinha bacana. Bem alimentado, se dirige pra aeronave e entra antes da maioria dos passageiros da econômica. Não te parece um sonho? Então!

Por fim, o Olimpo: Executive Platinum. Você atingiu o ápice da OneWorld, que é Esmeralda. Você é o cara. Mesmo viajando na “classe animal”, você faz check-in com a primeira classe, você frequenta os lounges da primeira classe. Meus amigos, meus irmãos na pobreza: vocês não fazem ideia do que é o lounge The Pier da Cathay Pacific em Hong Kong. Champagne francesa de qualidade à vontade, massagem nos pés de graça. Se você for ao outro lounge no mesmo aeroporto, The Wing, você pode tomar banho de espuma na banheira bebericando o que você quiser enquanto espera seu voo na Cabana. Tem restaurante à la carte com vinhos ótimos. E você NÃO PAGA NADA POR ISSO (isso devia ficar piscando aqui). É tanto luxo que só de escrever e lembrar, eu choro. Por isso que, toda vez que vou à Ásia, se o roteiro de alguma forma permite, eu emito uma passagem com milhas pela Cathay só pra passar pelo lounge deles em Hong Kong. Quem nunca? 🙂

Bom, para dar aquela ideia básica já foi bom, né? Agora, há empresas como a GOL, por exemplo, que não participam de nenhuma aliança e são independentes. Sobre essas empresas, você vai achar informações aqui.

5 Comentários

  1. priscylla lima

    ola meu tem as milhas da emirates e queremos usar na gol viajem nacional.. eu não sei o passo a passo de como utilizar eu tenho a tabela da gol.. e tenho as milhas skywards.. quero ir de são paulo a florianopolis com meu namorado, ai colocmos na emirates o destino nao aceita por ser dpo mesmo pais. colocamos na gol milhas mais cash.. mas não conseguimos porque pede cartao de credito. não aparece a opção pagar com milhas.

  2. priscylla lima

    ola meu namorado tem as milhas da emirates e queremos usar na gol viajem nacional.. eu não sei o passo a passo de como utilizar eu tenho a tabela da gol.. e tenho as milhas skywards.. quero ir de são paulo a florianopolis com meu namorado, ai colocmos na emirates o destino nao aceita por ser dpo mesmo pais. colocamos na gol milhas mais cash.. mas não conseguimos porque pede cartao de credito. não aparece a opção pagar com milhas.

    • Beatriz

      Para emitir com as milhas Skywards, você tem que ligar para a Emirates. São eles que emitem.

  3. Willian

    Boa noite.

    Eu estou indo para a Thailandia em dezembro com a Ethiopian. Usando o site wheretocredit.com vi que a melhor opção para pontuar seria através de Miles & Smiles (turkish), pois pontua 100% (vi na tabela do site da Turkish). Com essas milhas da Miles & Smiles posso emitir passagens com qualquer cia da Star Aliance?

    • Beatriz

      Sim, pode! Mas o Miles & Smiles cobra taxa de combustível. A tarifa que vc está viajando é P?

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén