viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Europa, Sem categoria, Variados

Boa notícia: fim do roaming na União Europeia

Uma boa notícia para os turistas que vão passear no Velho Continente: desde o dia 28 de maio, telefonar na Europa ficou mais fácil. Por meio de um acordo celebrado entre os países membros da União Europeia, o roaming internacional entre esses países desapareceu. Isso significa que o preço das comunicações em ‘roaming’ entre países do Espaço Econômico Europeu (União Europeia, Islândia, Noruega e Liechtenstein) não pode ser superior ao preço que o cliente paga para outras redes no do país euorpeu em que foi contratado o serviço.

O que é roaming internacional?

O ‘roaming’ é o serviço pago, prestado pelos operadores de telecomunicações, que permite utilizar os equipamentos móveis no estrangeiro para realizar e receber chamadas de voz, enviar e receber mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS), utilizar a Internet, etc.

Os preços das comunicações realizadas ou recebidas em ‘roaming’ internacional são geralmente mais elevados do que em território nacional, porque o operador estrangeiro cobra uma determinada quantia ao operador nacional pela utilização da rede.

O que significa o fim do roaming?

Significa que quando os cidadãos viajarem entre países da UE deixarão de estar sujeitos a tarifários mais caros.

É necessária alguma configuração especial no celular?

Não.

Em que países se aplica o fim do roaming?

Nos 28 países membros da UE: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Atenção: a Suíça não está incluída nessa lista, pois não faz parte da UE.

Como os brasileiros podem se beneficiar com a medida?

Para que nós possamos aproveitar essa medida, é necessário contratar um serviço de telefonia celular na Europa. Caso contrário, pagaremos as tarifas de roaming das operadoras brasileiras (Vivo, Tim, Oi e Claro). Na Vivo, minha operadora, o custo do roaming na Europa é cerca de USD 10 ao dia.

Eu geralmente compro um chip pré-pago na Vodafone. O problema sempre foi que esse chip só serve para serviço de telefone e internet no país em que ele foi adquirido. Agora, é só pedir chip (sim card) um pré-pago com roaming internacional e voilá!

2 Comentários

  1. Rodolfo

    Tava pensando que ia precisar comprar um chip em cada país..agora me livrou de uma preocupação.
    Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén