viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Emirates

Breaking News: Revelada a Nova First da Emirates!

A Emirates finalmente revelou a sua nova cabine de primeira classe que estará disponível a partir do dia 1o de dezembro nos B777-300ER que fazem as rotas para Bruxelas e Genebra. A empresa tem mais 6 encomendas dessa aeronave que virão com a nova cabine.

Além disso, em uma estratégia surpreendente, a empresa encomendou 40 B787-10,  deixando de lado planos para a aquisição de novos A380. É uma enorme vitória para a Boeing.

Mas vamos ao que interessa: as fotos da nova cabine. As suites, dispostas em uma configuração 1-1-1, têm 3.7 m2 são completamente privativas. A história do design da cabine é a seguinte: em 2014, uma equipe da Emirates foi convidada a conhecer os principais designers da Mercedes-Benz em um workshop de design em Woburn Abbey, no Reino Unido. A equipe da Emirates teve a oportunidade de ver alguns dos protótipos de tecnologia de ponta da Mercedes-Benz, incluindo o novo S-Class, que ainda estava em desenvolvimento.

Diversos detalhes do design da Emirates na mais recente e surpreendente Primeira Classe foram inspirados pela Mercedes-Benz, incluindo os assentos de couro macio e as costuras, os painéis de toque de alta tecnologia e a iluminação ambiente dentro da suíte. A atenção minuciosa aos detalhes é evidente por todos os lados.

A primeira coisa que se nota é a a ausência de todo aquele dourado extravagante. A empresa optou por um design mais sóbrio com cores neutras. Amém, Senhor!

O Tim Clarke disse que a Emirates tentou simular uma cabine de trem de luxo. Então, para escurecê-la, nada mais tradicional do que fechar as cortinas! E os passageiros nas suítes centrais terão janelas virtuais, em que câmeras externas ofererão a vista do lado direito ou esquerdo do avião, à escolha do passageiro. É o fim da claustrofobia para quem fica em uma suíte fechada sem acesso à janela. Sensancional!

E quem está na suíte com janelas de verdade, tem à disposição binóculos Safari …

A tecnologia mood-ligthning não poderia ficar de fora. O passageiro pode escolher os tons que mais lhe agradam. E cada suíte tem regulação própria de temperatura – esta é uma ótima novidade!

A tela de entretenimento tem 32 polegadas e a imagem é full HD.

Não há botões para chamar a tripulação. Se você quiser mais uma taça de champagne ou um lanchinho de caviar, a comunicação é toda feita por video-chat. E há uma portinhola através da qual a tripulação pode oferecer a comida/bebida sem necessidade de abrir a porta da suíte.

 

Cada assento se transforma em uma cama, que será devidamente preparada pela tripulação. Como ela fica bem perto da janela, não há necessidade de ir ao banheiro para colocar o pijama. Tem bastante espaço para o passageiro trocar de roupa em sua cabine.

Há um caderno com capa de couro para que o passageiro possa fazer anotações durante o voo. Ao lado, toner facial, creme para os olhos, óleo para dormir e perfume para o travesseiro, todos da marca de luxo Byredo.

E não poderiam faltar os amenity kits da Bulgari. São 4 tipos diferentes para homens (os mais escuros) e mulheres (os mais claros).

Para os menos abastados, a classe executiva continua com a configuração 2-3-2, o que é inferior a muitos produtos de business no mundo, Houve apenas uma “maquiagem” da cabine, que não impressiona.  Tim Clark avisa que este será o último makeover dessa cabine. Quando chegarem os 777X em 2020, aí sim, será uma cabine completamente diferente.

Mas há um problema sério com o descanso dos pés na executiva da Emirates: dependendo de onde o passageiro senta, ele é mais estreito. Na minha opinião, esse tipo de inconsistência não pode ocorrer em uma companhia da estatura da Emirates.

Quanto aos assentos da econômica, houve uma atualização do padrão de cores, o que pode indicar uma integração com a low cost FlyDubai – que tem essas mesmas cores.

As cores deixaram a cabine mais leve:

Veja o vídeo que a Emirates preparou:

E aí, gostaram da novidade? Eu achei a suíte lindíssima. Não tão ampla como a da Singapore, mas, mais elegante e com mais tecnologia inovadora.

7 Comentários

  1. Ricardo

    First de cair o queixo! Sensacional!

    O retrofit dos 777s só peca pelo layout da Business. Poderia adotar o estilo 1-2-1 ou manter o 2-3-2 com um layout semelhante ao da JAL e da Korean, em que todos têm acesso ao corredor.

    • Beatriz

      Ricardo, a Apex Suite da JAL e da Korean é meu assento favorito na classe executiva, superando o espinha de peixe. Uma grande vantagem do Apex é que ele não afunila o descanso dos pés.

  2. Guilherme

    Gosto é gosto, mas ainda continuo achando as escolhas de cores e texturas da Emirates cafona. A cabine foi redesenhada, modernizada, mas ainda restou aquela sensação de emprego de materiais ultrapassados e fora de moda.

  3. Moreno

    Considerando o aperto q passei hoje entre Roma e Barcelona, esse estreitamento para os pés é pura bobagem.

  4. Daniel

    Prezada Beatriz,

    Excelente evolução…

    Mas com alguns poréns: nenhuma previsão de atualizar a First dos A380, e sim apenas 9 777s, ou seja, pouquíssimas aeronaves.

    Claro que é complicado reclamar de uma evolução tão bem vinda… mas para quem viaja acompanhado, a nova First não ficou atrativa.

    First Etihad e a nova First Singapore, ambas no A380, continuam HUMILHANDO a Emirates (que insistiu na lamentável 2x3x2 na Business…).

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén