Acabo de receber uma comunicação do Citibank informando que haverá um aumento no acúmulo de milhas entre 2 de janeiro e 31 de maio 2017.

Como o meu cartão é Platinum, para compras nacionais o ganho passa a ser de 1.5 milha para cada dólar gasto, ao passo que em compras no exterior, o ganho é de 2 milhas.

Eu acho que é uma boa oportunidade para acumular milhas na American Airlines, até porque, com as alterações do programa AAdvantage – e de outros programas de milhagem também – está cada vez mais difícil o acúmulo de milhas voadas.

E ainda há mais um fator a ser considerado: o Santander comprou as operações do AAdvantage no Brasil e começará a emitir os cartões vinculados ao programa a partir de abril, então eu creio que esse é o canto do cisne do Citi AAdvantage.

O curioso é que o Itaú comprou as operações de varejo do Citi em setembro por R$ 750 milhões. Assim, o Santander terá acesso aos dados da American Airlines, mas as informações sobre os detentores do cartão ficam com o Itaú!

O AAdvantage tem uma base de 650 mil clientes no Brasil, sendo que somente uma pequena porcentagem desses deve ter um cartão Citi AAdvantage. Esse número é ínfimo se compararmos com os 10 milhões que o Smiles e o Multiplus têm, cada um.

Então, vamos aguardar para ver como o Santander vai desenvolver o relacionamento com os atuais clientes e como vai atrair os novos. A conferir.