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Cartões de Crédito, Variados

Cartão Santander AAdvantage ou Como Não Lançar um Produto

No dia 7 de março de 2017, o Santander fez o anúncio oficial de lançamento dos cartões de crédito AAdvantage (clique aqui para ler o post de lançamento). Eu imediatamente me cadastrei no pré-lançamento, pois me garantia anuidade gratuita.

Na semana seguinte, muitos internautas estavam debatendo se valeria a pena ou não pedir o cartão. Como havia anuidade gratuita e garantia de Priority Pass gratuito e ilimitado para os portadores de cartão Black, não havia dúvida: só havia benefícios em pedir o cartão e zero despesa (clique aqui para ler o post).

No dia 15 de março começaram os problemas. Diversos clientes que pediram o cartão AAdvantage receberam emails recusando uma suposta proposta do cartão Santander Free. Algumas pessoas receberam um email de desculpas pelo erro (eu não recebi até hoje).

No cadastro inicial, havia uma promessa de comunicação do banco a partir do dia 17/04, com prioridade para quem preencheu a proposta nos primeiros dias. Entretanto, a única coisa que aconteceu no dia 17 de abril foi que o Santander mudou os termos da adesão, retirando a gratuidade ilimitada do Priority Pass (leia aqui), limitando-a a 4 visitas por ano e lançou um bônus de 60.000 milhas atrelado a gasto mínimo (clique aqui para saber mais).

Conversando com um amigo ontem, obtive informações que os clientes que assinaram a proposta depois do dia 17 de abril já estão recebendo os seus cartões (ou seja, aqueles com Priority Pass limitado). Entretanto, esses clientes estão com um limite baixíssimo – algo em torno de R$ 2.800,00. Só um conhecido recebeu limite de R$ 7.000,00. Isso impede o bônus de 60.000 milhas extras oferecidas pelo gasto mínimo de R$ 8.000,00 por fatura durante 5 meses. Enquanto isso, quem fez o cadastro nos primeiros dias – com o Priority Pass ilimitado –  até agora não recebeu qualquer satisfação. Conseguiram desagradar todo mundo que aderiu.

O que pensar disso tudo? Provavelmente, durante o desenvolvimento do produto ninguém do Santander imaginou uma alta adesão ao cartão, o que levaria a um gasto enorme com o Priority Pass durante um ano sem a contrapartida da anuidade. Isso só demonstra o amadorismo dos responsáveis e desconhecimento total do mercado em que estão atuando.

Ninguém se deu ao trabalho de fazer uma pesquisa antes? O departamento de marketing e o financeiro não se falaram?

Qualquer pessoa que acompanha minimamente os blogs de milhas sabe muito bem que houve uma franca expansão desse mercado e a instensificação do uso de cartões de crédito para resgate em passagens aéreas.

Só uma palavra para todo esse imbroglio: lamentável.

Alguém recebeu o cartão? Qual é o limite?

OBS: Para me prevenir do dissabor do Santander dizer que não fiz proposta nenhuma, eu dei um print screen da tela  do cadastro … 😉

54 Comentários

  1. Leonardo

    Prezada, concordo em gênero, número e grau. Preenchi minha proposta logo que houve o lançamento e até agora não recebi nada. Nenhuma informação ou satisfação. E pior, sou cliente Santander.

  2. Rodolfo

    Concordo….Recebi o Platinum e só peguei por usar muito a AA…acabando o primeiro ano gratuito senão houver mais vantagens além de pontos extras não acho que vale a anuidade…afinal não tem embarque preferencial…sem upgrade de classe ou mudança nem que seja pra ouro no status elite…

    • Beatriz

      Mas vc pediu o Black, Rodolfo?

      • Rodolfo

        Não..pedi o Platinum mesmo..o Black ainda não tenho renda para tal…mesmo tendo conseguido pegar o Black do Multiplus não sei como ainda…rs

        • Beatriz

          Rodolfo, você pediu esse cartão Platinum quando? Qual é o limite que eles te deram?

          • Rodolfo

            Pedi no meio de abril….depois de preencher a proposta até a entrega foram cerca de 30dias…7100 de limite

  3. Gustavo

    Lixo de cartão. Preenchi a proposta e também não recebi nenhuma informação. Liguei lá e, pra minha surpresa, disseram que não existe nenhum pedido de cartão lá. Estou indignado com esse banco.

    • Beatriz

      Gustavo, eu dei um print screen que mostrava a minha proposta – caso contrário, não teria prova alguma!

  4. Beatriz

    @Rodolfo: eles te deram limite maior do que estão dando para o pessoal que pediu Black!

    • Rodolfo

      Cheguei a perguntar em alguns fóruns e percebi isso também…minha dúvida é se as pessoas já são clientes ou não…e talvez tenham limites altíssimos em outro cartão do Santander sendo assim o Santander limitou o limite…seria a única lógica nisso…eu acho..rs

  5. José

    Recebi meu Black com limite de R$3.200,00 😢😢😢

  6. Alexandro

    Recebi hoje o Black, com $7.800 de limite. Mas não chegou o PP. Não sou cliente Santander. Semana passada, tinha recebido SMS com a senha. Minha dúvida, agora, é se virá o PP; isso era o meu maior interesse…

    • Beatriz

      Alexandro, te deram R$ 7.800,00 – isso te impossibilita conseguir as 60.000 milhas bônus, já que o gasto mensal mínimo é de R$ 8.000,00.
      Quanto ao PP, vc aderiu antes ou depois da alteração?

      • Alexandro

        Beatriz, fiz o pedido no último dia do prazo (o primeiro prazo, início de abril). Não tive retorno algum sobre o andamento. Aí eu li em um outro Blog, que o prazo havia sido adiado – e que era oportunidade para aqueles que ainda não tinham recebido o cartão, para tentarem novamente. Resolvi preencher tudo outra vez…rsrs…
        Mas, com isso, não sei qual proposta que foi atendida…

  7. Jair

    Também pedi bem no início, até hoje não recebi notícia. É por esse tipo de coisa que fechei minha conta no Santander.

  8. Alice

    Oi Beatriz! Fui olhar no prtscr agora e vi que solicitei o cartão em 13/03. Não sou cliente Santander e pedi o Black. Recebi o cartão + um adicional (tinha pedido 2 adicionais) com limite de R$3870 (!!!) hoje. Não chegou nenhum PP…

    • Beatriz

      Eu solicitei nessa data também, Alice. Mas até agora nada – nem notificação!
      Será que eles não vão honrar o PP, gente????

  9. Roberto Dias

    Recebi o Black… O priority pass e limite de 10.000… Mas acho que recebi limite alto pq sou correntista

  10. Diogo Oliveira

    Sou correntista… recebi o cartão black, porém sem o PP, limite 10k

  11. Rafael

    Agora ficou uma incógnita. Eu fiz o pedido dia 20/04, recebi sexta o SMS com a senha e o cartão já aparece no Santander Way com o mega limite de 2800 reais.. Não sou correntista do Santander. Vem ou não vem o PP? Pq até tinha intenção de concentrar tudo em um só cartão, mas com esse limite não compro nem a passagem aérea ¬¬

  12. Daniel

    Prezados: registrem reclamação junto ao site http://www.bcb.gov.br

    Já o fiz uma vez e minha gerente me ligou desesperada!

    Aparentemente, trata-se do maior temor do banco em questão: reclamação junto ao Banco Central do Brasil.

  13. Carlos Henrique

    Acho que as coisas estão ficando claras… Eles não estão aprovando as propostas feitas antes da alteração fatídica com a retirada do Priority Pass ilimitado. Me parece que o Santander não fez as contas do custo do PP e agora jogou a toalha. Lamentável.

  14. Lira

    Olá,

    Também solicitei o cartão no lançamento. Semana passada recebi um SMS solicitando que eu entrasse em contato com a Central de Atendimento para atualizar alguns dados. Atualizei o endereço, que por sinal estava correto, e a atendente me informou que meu cartão AAdvantage Black estava aprovado (limite de R$21.500,00). Sou cliente Select do Santander e tenho cartão Mastercard Unique. Até o momento recebi apenas as senhas.

    • Beatriz

      Oi Lira, até agora você é quem está na melhor situação dentre os leitores do site!

      • Aaaddict

        Ola, fiz o pedido no primeiro ou segundo dia depois do lancamento. Entrei varias vezes durante esses meses no site de consulta e constava como em analise. No inicio do mês meu pedido sumiu, liguei pra la varias vezes e nada do meu cpf. Sorte que tirei varios prints.
        Se já esta assim no inicio do namoro imagina depois que casar…

        • Beatriz

          Só vai querer saber do seu dinheiro, Aaaddict! 😉

          • Alexandro

            Atualizando, olhei o App Way e o limite do cartão foi alterado para R$ 13.000. Estranho, porque não pedi e nem fiz qualquer contato com o Santander. Mas tenho acompanhado, por outros relatos, que o limite foi aumentado para várias outras pessoas (alguns reclamaram, outros não). Sobre o PP, nada, ainda; vou aguardar mais uns dias, para ligar para o atendimento…

          • Beatriz

            Vc não pediu o cartão ou não pediu aumento do limite?

  15. ADRIANO ALMEIDA CALADO

    Recebi ontem o cartão black AA como havia solicitado e hoje em outra correspondencia recebi o priority pass. Acho que foi cumprido o prometido.

  16. Frede

    Chegou, com limite de 30mil, mas sem PP…

  17. Joel

    Pessoal, demorou a chegar, mas logo após a mensagem dizendo q o cartao estava atrasado, veio outra mensagem com a senha. Logo veio duas correspondências, uma com o cartão e outra com o priority. Veio com limite baixo na correspondência. Baixei o aplicativo do cartão e dois dias depois do desbloqueio veio uma mensagem aumentando consideravelmente o limite de crédito, e no aplicativo pergunta se está bom ou se necessitar mais, que basta apertar no aplicativo e sugerir o valor.

  18. Alexandre

    Recebi o cartão + PP e solicitei um adicional, porem para o adicional não recebi o PP. Alguém mais solicitou cartão adicional? Recebeu o PP do adicional? Outra duvida, como consigo verificar se o PP é o ilimitado ou não? Na correspondência não ha qualquer informação…

  19. Guilherme

    Recebi hoje com limite de 1600, vamos esperar pra ver se aumenta. Falei com o atendente e ele disse que demora 4 meses pra reavaliar o limite, mas duvido que ele sabia o que tava falando

  20. Luis

    Recebi semana passada o Black com PP. Limite de R$ 900,00 (sim, isso mesmo!!!) e PP limitado a 4 visitas. Lembrando que solicitei no início da promoção com a condição de PP ilimitado.
    Agora quem aprova um cartão Black e libera 900 reais de limite é um ser peculiar a ser estudado…

  21. Edna Soares

    Eu sou edna sou cliente select,tenho o cartão unique e o elite foi aprovado um advantage essa semana,já chegou a senha e liguei lá me passearam o limite de 16.710,00,tenho aplicação financeira não sei se foi por esse motivo que consegui esse limite!!!

  22. Nanci

    Eu sou correntista Santander (Select) e solicitei o cartão 4 vezes, sem sucesso (desde março/2017). Solicitei pela Agência pessoalmente (3 vezes) e uma vez pelo site. Não tive nenhum contato do Santander e nem recebi o cartão. Liguei para o SAC e não encontraram a minha proposta. Abri uma reclamação, mas não tive resposta. Ao final, registrei uma queixa no Banco Central ( http://www.bcb.gov.br ) . Surpreendentemente, após esta queixa no Banco Central, no dia seguinte a gerente do Santander me ligou e solicitou o cartão na hora. Também me garantiu que as vantagens da solicitação prévia seriam mantidas (anuidade gratuita, Priority Pass, milhagem extra). O cartão ainda não chegou. Vamos ver se agora dá certo.

  23. Nanci

    Olá Beatriz e amigos
    Postei sexta feira (16/06/17) que consegui a emissão o cartão AAdvantage do Santander após registrar a queixa no Bacen https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o

    Haviam me garantido (por telefone) que as vantagens de anuidade gratuita, Priority Pass e milhagem extra seriam mantidas.

    Pois bem, solicitei as confirmações das promessas por escrito e a gerente desconversou. Enviou um email genérico, falando que iria conversar com as áreas.

    Se bobear, daqui a pouco vai aparecer uma fatura com a cobrança de anuidade. O Santander é um lixo. Sou cliente Select, com aplicações financeiras no banco, mas não tenho nenhum benefício, nem atenção para as demandas.

    Já me posicionei que exijo que a promessa verbal seja colocada por escrito pois não confio que vão cumprir o combinado.

    O único jeito de ter o compromisso do banco é solicitar por escrito e ficar em cima.

    • Beatriz

      Muito desagradável isso, Nanci. Se uma cliente do segmento Select é tratada assim, imagina os demais …

  24. Antonio

    Pessoal. Este relato é para que vocês esperem preparados por muita, muita frustração. Adianto a vocês a minha história.

    Sou executive platinum da American, centralizava todos os meus gastos no cartão do Citi, quando fui surpreendido pelo fim da parceria e sua continuidade com o Santander.

    Solicitar o cartão black foi uma odisseia complicadíssima, repleta de frustrações, como já relatado aqui por muitos. Após muito esforço de minha parte, finalmente, consegui um cartão Black. Como também reportado por aqui, o cartão tinha um limite muito baixo. Consegui corrigir o limite para um valor mais adequado ao meu perfil, também após várias tentativas e ida na agencia.

    Agora vêm a fase das despesas para recebimento das milhas adicionais de acordo com a tabela da promoção do cartão Black. Claro, minha meta é gastar os R$8.000 e ganhar as 12.000 milhas adicionais.

    Segui, rigorosamente, um plano, deixei compras vultuosas para fazer na primeira semana de junho (pois tive o problema do limite que me impedia, além de ter fatura vencendo no dia 15).

    Aí acontece o show de horrores. Ligo para o call center para saber a data de fechamento da fatura, para poder garantir que não seria pego de surpresa, sem fazer os gastos que gerariam os 8.000 na fatura.

    A resposta do atendente: 5 dias úteis antes do vencimento da fatura. Recomenda-se que o senhor entre em contato com o call center para fazer o acompanhamento. Como se o atendente do call center fosse avisado do cronograma dos processos de fechamento de fatura. Até pode ser, mas muito me surpreenderia.

    Resultado: No dia 05 de junho pela manhã recebo e-mail avisando que…Claro!! Minha fatura havia sido gerada! Portanto 7 dias úteis antes do dia 14 (já que 15 foi feriado). Ou 10 dias corridos antes do vencimento. Legal né? Poderia ser sempre assim.

    Claro, o gasto de R$8.000 não foi atingido e também não o gasto mínimo de R6.000. Ao final do texto o extrato da AA que demonstra o crédito zero de milhas adicionais. Ganhei mais milhas no defunto cartão Citibank Platinum que no Black Santander…. Outro ponto importante observando o extrato AA que saiu hoje: A fatura foi fechada no dia 02 de junho e não 05 de junho.

    Abri então uma solicitação no call center, ao final negada e sem que comunicassem nada via contato telefônico ou e-mail, ao contrário do prometido pelo atendimento.

    Bem, requisição negada. Sabem porquê? O atendente falou de 5 dias úteis mas recomendou que eu acompanhasse quando a fatura seria efetivamente fechada. Ou seja, como se eu pudesse ligar e conhecer o calendário de execução do sistema batch que gera as faturas do Mastercard… Oxalá eu pudesse ter este serviço no call center… Mas, dúvido muito.

    Abri hoje outra reclamação, visto que o prazo de 5 dias uteis não foi respeitado. Já adiantei que solicito as 12.000 milhas, nada mais e nada menos. O próximo passo será a abertura de processo em pequenas causas. Estou de saco completamente cheio. As experiências vêm sendo horríveis.

    Descrição Qualificação elite Milhas prêmio
    Milhas (EQMs) Trechos (EQSs) Dólares (EQDs) Milhas básicas Milhas de bonificação Total
    2 Jun 2017 SDB MC BL PURCHASES — — — 2.360 — 2.360
    2 Jun 2017 2X MI ON AA PURCHASES — — — — 1.410 1.410
    26 Mai 2017 CITIBANK PLAT CARD PURCHASES — — — 4.713 — 4.713

  25. Nanci

    Amigos, a saga continua….
    Após muito custo, consegui a emissão do Cartão Black AAdvantage em 16/06. Mesmo sendo correntista Santander Select, tive que abrir o chamado no Banco Central – Bacen, para conseguir que a minha gerente fizesse a solicitação pela agência. Os cartões já chegaram e obtive por escrito a garantia da isenção da primeira anuidade e a emissão do Priority Pass (com 4 acessos por ano). Também foi garantida que os bônus de milhagem em gastos acima da meta seriam mantidos, até o mês de outubro.
    Entretanto, hoje recebi um telefonema da ouvidoria falando que terei o desconto de 50% da anuidade, pois minha solicitação do cartão foi em junho.
    A ouvidoria falou que a isenção (se houvesse) seria uma exceção, pois está fora das regras.
    Estou REVOLTADA. Só estou insistindo porque tenho muitas milhas no AAdvantage e sou muito bem tratada nos voos da American.
    Nota ZERO para o Santander.

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