Quando eu estava procurando um voo da Oceania para a Europa usando minhas milhas AAdvantage, primeiro dei uma olhada na Qatar Airways saindo da Austrália. Mas me lembrei que queria ver se conseguia passar no The Pier de novo (o lounge da primeira classe da Cathay Pacific em Hong Kong, considerado um dos melhores do mundo). Tentei saídas da Austrália e não tinha nada para as datas possíveis. Daí, não sei por quê, tentei Auckland. Para a minha supresa, tinha disponibilidade. Aí fui ver qual era a aeronave: em branco. Pulei de alegria! No site da British Airways Executive Club, quando a aeronave aparece em branco na busca de passagens com milhas pode contar que é um A350.

Não tive dúvida: saí que nem uma louca procurando um voo de conexão em Hong Kong para uma cidade europeia qualquer. Não consegui Londres, Paris ou Frankfurt – que são as rotas com primeira classe, mas consegui Amsterdam em executiva, que era uma rota nova na época. Imediatamente, liguei para a American e reservei ambos os trechos por 60.000 milhas AAdvantage. Sim, 30.000 milhas cada trecho! Foi minha última emissão com a tabela antiga e não poderia ter sido melhor. Então, vamos logo tratar desse trip report!

Informações Gerais

Data: 28.12.2016

Hora de partida: 9:00 hrs

Número do voo: CX118

Duração do voo: 10hrs30m

Tipo de bilhete: 60.000 milhas AAdvantage (em conjunto com outro voo da Cathay entre Hong Kong e Amsterdam)

Classe voada: executiva

Cathay Pacific A350 AKL-HKG Dez 2016

HARD PRODUCT

Aeronave: A350-900

Entrada em uso: 18 nov 2016

Prefixo: BLRI

Classes de serviço: executiva, premium economy e econômica

Como vocês podem ver, o avião foi entregue à Cathay tipo ontem – novembro de 2016 e eu estava voando nele em dezembro de 2016.

A Cathay optou por não instalar a cabine de primeira classe nessas aeronaves, mantendo-a somente nos B777-300 que fazem as rotas para Londres, Paris, Frankurt, Zurich, NY e Los Angeles.

Eu consegui entrar primeiro no avião e fui direto fotografar a premium economy antes que os outros passageiros chegassem.  A cabine tem o layout 2-4-2, com 4 fileiras na janela e apenas 3 na parte central da aeronave.

CX Premium Economy A350 AKL – HKG Dez 2016

CX Premium Economy A350 AKL – HKG Dez 2016

Fotografei só para vocês terem uma ideia, mesmo. Depois voltei para a executiva e consegui tirar essa foto com a cabine ainda vazia. O layout é 2-1-2 e todos os assentos têm acesso direto ao corredor.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

A Cathay começa a numeração das suas aeronaves que não têm primeira classe na fileira 12! Depois, ela pula para 14. É muita superstição, não é?

Eu escolhi ao assento 14A, pois não gosto de ficar na primeira fileira por dois motivos: geralmente é perto ou da galley ou do banheiro e, por conta disso, o assento tem menos privacidade e está sujeito a mais barulho durante o voo.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

O assento foi fabricado pela Zodiac e é muito semelhante aos assentos do B777-300 da empresa que também são utilizados pela American Airlines na mesma aeronave. Entretanto, a parte externa e o acabamento do assento são de responsabilidade do Studio F. A. Porsche.

Essa parte interna é feita com um tipo de couro com a textura de uma camurça muito suave.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Observem a perfeição do acabamento.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Até a costura é impecável. A propósito, quando se levanta o braço externo do assento, surge um porta garrafas extremamente prático.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Aliás, o que não falta nesse assento é lugar para guardar os pertences. Na parte lateral, há um ótimo espaço que comporta até 3 kg. Aí cabem, perfeitamente, um notebook, um ipad, uma necessaire, óculos e fones de ouvido.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Abaixo do descanso dos pés também há espaço suficiente para uma mochila e sapatos.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Quando eu cheguei, encontrei o cobertor ali.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

O espaço é ótimo para as pernas. É fácil de alcançar para uma pessoa da minha altura (1.70m), mesmo sem que o assento esteja reclinado. E, o mais importante, não afunila impedindo o livre movimento dos pés. Ponto pra Cathay! Na foto abaixo, eu já estava com a cadeira reclinada, relaxada, vendo um filme.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

A parte superior externa do assento se estende de modo a proteger a privacidade do passageiro ao lado. Tive que me curvar para a frente para poder tirar essa foto.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Os fones de ouvido ficam guardados em uma “casinha” na altura do rosto do passageiro.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Lá também estão as tomadas para recarregar os aparelhos eletrônicos.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

A tela de entretenimento fica embutida no assento da frente. Abaixo dela, à direita, há o botão que a destrava.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

A primeira tela informa o número do assento e do voo e a temperatura do lado de fora da aeronave. A tela é touchscreen e há diversas opções de idiomas.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Mas, se o passageiro preferir, também pode controlá-la remotamente. O controle fica na altura do rosto do passageiro e é de fácil alcance. Na mesma área, há uma luz pessoal e o controle do assento.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Uma das coisas mais legais que a Cathay oferece é a câmera exterior. Por incrível que pareça, ela funciona nas maiores altitudes e tem uma ótima definição.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Aproveitei para observar o pouso a partir da câmera externa na parte inferior da aeronave.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Voltando ao assento, a mesinha fica embutida lateralmente e basta puxá-la para ela deslize suavemente em direção ao colo do passageiro.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

A mesa é grande e sua divisória é horizontal, que dá muito mais estabilidade do que a divisória vertical.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

SOFT PRODUCT

Refeições: café da manhã e almoço.

Champagne: Deutz Brut Classic

Qualidade da comida: ótima

Qualidade das bebidas: muito boa

Cortesia dos comissários: ótima

Amenity kit: bom

Logo após o embarque, as comissárias ofereceram água e suco. Nada de champagne. Não sei se foi por conta do horário – devia ser umas 8:20 da manhã – ou se há algum impedimento legal na Nova Zelândia para servir bebida alcóolica com as portas do avião abertas.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Uma das coisas que fiquei na dúvida até ver o menu foi em relação às refeições. O horário do voo era às 9 da manhã, mas a gente sabe além de levar um tempo até que o serviço de bordo inicie, muitas vezes são servidos champagne / drink com um tira-gosto ou algo no gênero antes da refeição. Assim, eu não sabia se eu iria almoçar e fazer um lanche perto da chegada em Hong Kong, ou se tomaria o café da manhã e faria o lanche.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Ainda no solo, os amenity kits foram distribuídos.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

O conteúdo era básico, mas os produtos Jurlique são ótimos! A qualidade do kit também é boa.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

O serviço iniciou pouco após a decolagem, uns 10 mins depois de o comandante apagar o aviso de atar os cintos. Como é de costume, passaram a toalhinha quente.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

O estilo de serviço é via carrinho, iniciando pelas bebidas.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Eu pedi o meu suco de laranja e café de praxe, e acrescentei o tropical smoothie (eu adoro smoothie). O suco de laranja era tipo Tang. Não entendo como alguém tem a coragem de servir Tang pra uma pessoa que está sentada num assento Porsche. Tang e Porsche não combinam e nem nunca combinarão, Cathay!

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Para começar, chegaram as frutas, com o bircher müesli, pão quentinho com manteiga e geleia. Observem que não tem Tang nessa foto.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

As frutas estavam doces, por incrível que pareça.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Logo depois, passou o carrinho com o prato principal do breakfast. Eu escolhi ovos com molho hollandaise acompanhado de linguiça, e batatas com cenoura. Estava muito saboroso.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

As comissárias – todas mulheres – que atenderam a executiva foram extremamente simpáticas. Sabiam meu sobrenome e foram pró-ativas durante o voo, me perguntando se eu estava bem e se precisava de alguma coisa, se queria um chá etc.

Então, para não decepcionar ninguém, logo após o meu cochilo – que durou umas 2 ou 3 horas – eu pedi o meu drink tradicional: scotch (Johnny Walker Gold) on the rocks com ginger ale. Para acompanhar, umas batatinhas chips. O mixer da Cathay vem com um coração! Fofo!

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Vi um filme e algum tempo depois, bateu a fome. O voo é bem longo e diurno. Fica difícil esperar 7 horas para comer de novo depois do café da manhã. Pedi o snack, que era uma noodle soup (sopa com massa asiática) com pato assado. Estava uma delícia!

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Aí, mais ou menos duas horas antes da chegada, começou o serviço do almoço. Pedi um refrigerante para acompanhar os nuts quentes.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Em seguida, serviram a entrada. O camarão com mousse de manga e a salada estavam bons, mas nada de espetacular. Mas o pão de alho estava ótimo. Um dos melhores que já comi na vida.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Como no café da manhã, o almoço foi servido a partir do carrinho. Eu geralmente não escolho carne, porque geralmente ela vem bem passada e ressecada em virtude das condições de voo, massssss decidi arriscar.

CX Business Class AKL-HKG A350 Dez 2016

Foi uma das melhores carnes que me serviram em um avião. Estava suculenta e ao ponto, com o tempero certo. Eu até prefiro mais rosada, mas em avião a gente tem que dar um desconto. O beignet de batatas trufadas – esses bolinhos amarelos – estavam bem saborosos.

O serviço acabou cerca de uma hora antes do pouso. Ao final, a comissária chefe veio até o meu assento e agradeceu não só pela escolha da Cathay, mas como também … ta dáááááá … ser Emerald na Oneworld! É o que eu digo: status conta muito! (Clique aqui para ler o post sobre as vantagens de se ter status em cia aérea).

Eu adorei esse voo com a Cathay – tudo estava muito bom: o avião novo e moderno, uma cabine muito sofisticada, o serviço de bordo foi impecável (a executiva não estava lotada, o que facilitou muito a atenção da equipe), a comida estava excelente e eu não paguei um centavo por essa passagem. Melhor, só se tivessem oferecido um chinelinho de bordo e um pijama. Tá bom, o voo é diurno. Mas o chinelo …

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