viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Hotéis

Como Escolher o Hotel Ideal para sua a Viagem

A internet está lotada de sites que dão dezenas, centenas e, às vezes, milhares de opções de hotéis para qualquer destino do mundo. De cara, me vem à cabeça booking.com, hoteis.com, expedia.com, decolar.com, submarino.com e por aí vai.

Mas acho que esses sites não têm o diferencial que o TripAdvisor oferece: as fotos sem photoshop dos leitores. Para mim, elas são essenciais para que eu faça uma escolha informada.

As avaliações dos leitores são importantes, mas não as tomo como verdades absolutas. Já me hospedei em hotéis que considerei fracos, mas cujas avaliações eram ótimas. A questão é que cada um de nós tem uma expectativa individual do que um hotel deve oferecer e não há certo ou errado nisso. Então, em relação às avaliações, só as levo em consideração quando os elogios ou reclamações são recorrentes.

Mas voltando ao TripAdvisor. Eu sempre, sempre, sempre olhos as fotos dos leitores. Olho, principalmente, as fotos dos quartos e dos banheiros. Essas, sim, me dão uma ideia mais próxima da realidade. Por exemplo, eu sou chatíssima com banheiros – o que geralmente me traz problemas para escolher um hotel razoável com um preço razoável nos Estados Unidos. Aquela banheira com cortina de plástico da maioria dos hotéis de 3 ou 4 estrelas nos EUA me desanima. TV também tem que ser tela plana. E, acima de tudo, limpeza. Se tem foto com mancha nos lençóis ou cabelo no banheiro, tô fora. Mas como eu disse antes, cada qual no seu quadrado!

Mas qual seria a estratégia de escolha dentro do TripAdvisor? 

Em primeiro lugar, se eu vou para um país de primeiro mundo daqueles que a gente só ouve falar coisa boa, tipo Suécia, Japão, Nova Zelândia, eu tendo a visualizar todos os hotéis sem necessariamente escolher hotéis de cadeias internacionais tipo Intercontinental, Mercure, Sheraton, Hilton, etc. A probabilidade de algo sair errado e eu entrar no prejuízo é menor.

Agora, se eu vou para um país cuja cultura eu não conheço bem, como Tailândia, Cambodia,  Malásia, eu já procuro ficar em hotéis de grandes cadeias internacionais que propriedades aqui no Brasil. Por que isso? Se algo der errado, eu aciono a justiça aqui, e terei chance de ter meu prejuízo amenizado.  O TripAdvisor tem esse filtro na coluna do lado esquerdo da tela.

screenshot-2016-09-09-17-24-11

É claro que para toda regra, há exceções. Ano passado, reservei e paguei antecipadamente um quarto no Hotel Mercure em Frankfurt e ao chegar, o hotel estava fechado. Fe-cha-do. Closed. Quando cheguei de volta, escrevi para o hotel, que  ignorou o meu pedido de dinheiro de volta (!). Aí eu mandei email para a Rede Accor daqui e consegui o estorno da quantia paga.

Em segundo lugar, depois de fazer essa avaliação em relação ao meu destino, eu vou para o filtro de bairros. Eu procuro saber antecipadamente quais os melhores bairros para se hospedar de acordo com o meu propósito: os mais centrais, ou os bairros mais tranquilos, ou aqueles mais perto das atrações turísticas que desejo visitar, ou aqueles mais acessíveis ao transporte público. Enfim, mais uma vez, depende do meu destino e de minha finalidade.

screenshot-2016-09-09-17-25-09

Se eu vou para um local de praia, eu também aplico o filtro da praia para ficar à beira-mar. Vejam que há diversas escolhas – wi-fi, piscina, etc. Você pode customizar a sua escolha à vontade.

 

screenshot-2016-09-09-17-29-57

Em terceiro lugar, depois de aplicar os filtros que são importantes para mim, eu visualizo os hotéis disponíveis no modo pontuação/ranking em ordem crescente, dos mais bem avaliados para os piores na opinião dos leitores. Atenção que os primeiros, em cor creme, são patrocinados e não são os mais bem avaliados. Daí eu vou descartando aqueles cujo preço está alto demais para o meu orçamento.

screenshot-2016-09-09-17-26-13

 

Em quarto lugar, eu olho as fotos e leio algumas avaliações. Escolho uns três ou quatro hotéis que melhor atendem às minhas necessidades e comparo os preços no booking.com, hoteis.comexpedia.com.br e no site do próprio hotel. Quando ele pertence a uma cadeia de hotelaria com programa de fidelidade e o preço está bom, é lá mesmo que reservo para poder juntar pontos e trocar por noites gratuitas.

Também dou uma olhada nos sites da Kaligo e da Rocketmiles, pois a hospedagem pode me render pontos no meu programa de milhagem. Fiz um post sobre esses sites que dão pontos em cias aéreas aqui.

Daí eu escolho o site que oferece as melhores condições de preço e pagamento e voilá!

Espero ter ajudado vocês! Mas antes de irem embora, me digam: como vocês escolhem o hotel para se hospedar?

2 Comentários

  1. Mayara Corrêa

    Professora, já esteve em Cancun?
    Vou casar ano que vem e quero passar a lua de mel lá. Dicas são sempre bem vindas 😉

    • Beatriz

      Oi Mayara! Ôpa, casamento à vista! Quero convite!!!
      Olha, não estive em Cancun ainda, mas uns amigos ficaram no Hyatt Zilara Cancun e gostaram muito.
      Mas pelo que eu soube, o quente agora no México é a Playa Del Carmen, que fica perto de Cancun. De repente, vocês podem combinar os 2 na mesma viagem né? 🙂

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén