viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Programas de Milhas, Programas de Milhas

Como fazer upgrades nos voos da Star Alliance

Um leitor entrou em contato comigo via msg no Facebook reclamando sobre os upgrades na Star Alliance com milhas Amigo. Ele relatou que ligou para o call center do Amigo e que, devido a um problema do sistema, não conseguiu efetuar o upgrade em um voo da Lufthansa. Depois de uma troca de mensagens, entendi o que aconteceu e descobri um outro problema.

Aproveitei o embalo, então, para fazer esse post esclarecendo como os upgrades da Star Alliance são feitos.

Quais tarifas permitem upgrade?

A regra geral é que somente bilhetes em econômica emitidos nas tarifas Y e B são elegíveis para upgrades. Há algumas companhias que permitem outras classes de tarifas. São elas:

EVA Air: K
Air China: W
Ethiopian: G e S
Scandinavian e Singapore: S
ANA: E
Air New Zealand: O e U
Shenzen Airlines: M e H

Da executiva para a primeira classe, somente é possível o upgrade nas tarifas C e D.  Na Singapore, a tarifa J e Z também são passíveis de upgrade, e na ANA e United, igualmente, a tarifa J.

Exemplificando:

Você é cliente do programa Amigo ou do TAP Victoria e decidiu comprar uma passagem na Lufthansa do Brasil para a Alemanha em classe econômica na  tarifa G. Por mais milhas que você tenha no programa Amigo/TAP Victoria, não será possível fazer um upgrade na Lufthansa com esse bilhete, pois só são permitidos upgrades em  bilhetes com as tarifas Y e B.

Observação: Não consegui achar em nenhum lugar do Amigo a descrição das tarifas que permitem upgrade, apesar de ter diversos avisos indicando que há restrições. Isso é uma falha do programa que deve ser corrigida. Então, suponho que a empresa utilize o default da maioria dos programas de milhas da Star Alliance: Y e B de econômica para executiva, e C e D de executiva para primeira classe.

Quantas milhas/pontos são necessárias para fazer o upgrade?

Isso varia de programa para programa. Há programas que têm uma tabela fixa, como o Amigo.

O TAP Victoria, por exemplo, oferece upgrade para a executiva em suas próprias aeronaves por:

Mas tem uma tabela diferente para as parceiras da Star Alliance, que exige que os bilhetes nas parceiras sejam emitidos em Y ou B.

Lembrando que a TAP só faz upgrade da business para a first com passagens emitidas nas tarifas C e D.

Como posso fazer o upgrade?

Não adianta ligar para o call center do Amigo ou do TAP Victoria ou de qualquer programa de milhas. Os upgrades são todos feitos via site da Star Alliance cujo link é disponibilizado no site do programa em que as milhas serão debitadas (clique aqui para acessar o site da Star Alliance via Amigo).

OBS: O leitor que entrou em contato comigo afirmou que o site da Star Alliance não reconheceu o número Amigo dele. Não sei se esse é um problema do Amigo em si ou  algum glitch com a conta dele. Alguém saberia esclarecer?

Espero que esse post tenha sido útil para vocês.

 

13 Comentários

  1. Paulo

    No meu caso fiz um upgrade da econômica para a executiva com milhas Tap sendo o voo na própria Tap, neste caso pode ser em qualquer tarifa.

  2. Rafael

    A minha dúvida é: em quais situações vale a pena esse tipo de upgrade?

    Se fosse em qualquer tarifa valeria comprar uma super promocional em econômica e usar o upgrade, mas tendo que comprar a tarifa cheia acho que é melhor emitir direto em executiva com pontos.

  3. flavio

    Parabéns pelo site.
    Realmente a página oficial da S. A. dá erro generalizado com o Amigo. Não se reconhece.

  4. vinicius

    Estou impressionado. NO TAP VICOTIRA até mesmo voando em metal da TAP (TP) só é possível fazer o upgrade se for booking code Y ou B?

    • Beatriz

      Não, com o TAP Victoria para a TAP pode ser em outras tarifas. Y e B é com as parceiras. Vou até dar uma explicada no texto pra não restar dúvidas.

      • vinicius

        Ufa! Obrigado! Vou viajar com eles em fevereiro e espero fazer esse upgrade de econômica básica para executiva. Tomara que dê certo! Amando o blog! Conheci hoje procurando sobre premium economy.

  5. paulo

    beatriz qual o link para site de upgrade da tap? não consegui achar.

  6. Paulo

    Beatriz mais uma dúvida. Não consigo nunca achar a tarifa y e b para fazer o upgrade depois com a tap. Fiz consulta no itamatrix e consultei varias datas próximas e longas e não aparece esses tarifas de jeito nenhum. Será que é pra não deixar fazer o upgrade? Tem alguma forma de comprar especificamente está tarifa y e b? Obrigado.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén