viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Cias Aéreas Brasileiras, Programas de Milhas, Variados

Comparativo Clubes: Smiles, Multiplus, TudoAzul e Livelo

Os programas de milhagem descobriram que não é somente o passageiro que voa e gasta dinheiro com passagens que dá lucro. Por outro lado, os consumidores descobriram que é possível emitir uma passagem aérea com pontos e milhas ao invés de dinheiro. Uma das consequências dessa mudança no comportamento dos programas e dos clientes foi o surgimento dos clube de milhas.

Esses clubes são um modo alternativo de compra de milhas/pontos. Com a fidelização do cliente, os clubes vendem as milhas/pontos a preços mais atrativos do que aqueles oferecidos para compradores eventuais.

É claro que você pode transferir os pontos do cartão de crédito gratuitamente, mas não é disso que este post está tratando.

À exceção do Avianca Amigo que não comercializa pontos/milhas, os demais programas de milhagem brasileiros vendem o ponto/milha a R$ 0,07 em condições normais, apesar de as regras de acúmulo e a quantidade de pontos/milhas por trecho serem completamente diferentes em cada uma delas (eu ainda não entendi como cada programa não vez uma valoração individual da sua milha/ponto).

Então, segue a tabela com as informações sobre os planos de cada um dos clubes.

1 – Clube TudoAzul

O TudoAzul bonifica somente no primeiro ano. Além disso, a progressão do custo por ponto é completamente errática. Quem tem a mensalidade maior e, portanto, dá mais dinheiro pro clube não tem o melhor custo. Ao contrário, a mensalidade mais baixa tem o melhor custo-benefício. Tampouco tenho lembrança de promoção bonificada na compra de pontos. Assim, acredito que o TudoAzul ainda não desenvolveu o Clube adequadamente.

No segundo ano de associação a tabela fica assim:

2 – Clube Smiles

A tabela abaixo engloba o bônus que só é dado na hora da adesão ao plano. Ou seja, no 2o ano de plano os bônus não são mais recebidos, o que altera bastante o resultado do custo por milha.

Na sua promoção mais agressiva – 150% bonus na compra de milhas – o custo por milha Smiles é de R$ 0,028.

Uma outra consideração a se fazer é que muitas promoções do Smiles têm condições diferenciadas para clientes Diamante e clientes do Clube Smiles, seja por uma aquisição de passagens com milhas a um custo menor, seja na disponibilização antecipada das promoções.

OBS: Em junho/2017, o Clube Smiles sofreu uma reformulação completa (clique aqui para saber mais). A tabela acima ainda vale para os assinantes antigos.  A  tabela para novos membros é a seguinte:

O bônus somente é concedido no primeiro ano de associação. Para os anos seguintes, a tabela fica assim:

3 – Clube Multiplus

O Clube Multiplus é um mistério para mim. É associado ao Multilplus que, por sua vez, é associado ao LATAM Fidelidade – o maior programa de fidelidade do Brasil. Ainda assim, os clientes do Clube raramente são contemplados com alguma vantagem. Quando muito, ganham 5% a mais nas transferências bonificadas dos cartões de crédito – que não são tão vantajosas assim.

De qualquer modo, o Clube 5.000 possibilita a compra das pontos por R$ 0,026, custo inferior aos R$ 0,028 com o bônus de 150% do Smiles. Na compra indireta dos dos pontos, o Clube 5.000 é o meio mais vantajoso de acúmulo de milhas no LATAM Fidelidade.

4 – Clube Livelo

O Livelo, diferentemente dos demais, tem vinculação com os bancos Bradesco e Banco do Brasil. Assim, só podem participar do Clube Livelo os clientes com cartões de crédito emitidos por um dos bancos acima citados. O Clube Livelo permite a transferência dos pontos para os programas Amigo, Fidelidade, Smiles, TudoAzul e TAP Victoria.

Em termos concretos, o Clube Livelo é aquele que oferece a milha pelo menor custo, dentre todos os clubes. O custo unitário de R$ 0,023 pode ser alcançado no Clube 1.200 ou 7.000.

Um outro fator a ser considerado é que, assim como o Smiles, o Clube Livelo faz muitas promoções. Recentemente, o Clube deu 100% de bônus na transferência dos pontos para o Amigo.

Por outro lado, o Clube Livelo conseguiu a proeza de criar o Clube 20.000 em que o cliente gasta mais e ainda adquire a milha mais cara de todo o mercado de clubes do Brasil.

OBS. No dia 1o de junho de 2017 a Livelo alterou os valores do plano 7.000. A tabela agora fica assim:

É bom lembrar que a adesão a um clube é apenas um dos meios de acúmulo de milhas e pontos. Além do modo tradicional – voando – os passageiros contam com a oportunidade de transferir pontos do cartão de crédito, ou complementar com dinheiro a compra do bilhete caso não tenha milhas suficientes (o Smiles permite isso).

É vantajoso aderir aos clubes? Na minha opinião, depende de três fatores essencialmente pessoais: (a) o impacto no orçamento doméstico mensal, (b) o padrão de viagens do cliente e (c) o gasto mensal no cartão de crédito.

Acredito que, para aqueles que têm gastos altos no cartão e a oportunidade de viajar somente uma vez por ano, creio que o melhor é aproveitar uma promoção de transferência bonificada de pontos. Já aqueles cujas despesas no cartão são mais baixas e têm mais disponibilidade de viagens, a adesão a um clube pode ajudar muito a baratear o custo final de uma passagem.

Espero que esse post tenha sido útil para vocês!

Vocês aderiram a algum clube? É vantajoso ou desvantajoso na opinião de vocês?

 

 

10 Comentários

  1. Beatriz

    Nossa, Allan! Fui olhar de novo direto no meu computador e não aparece isso pra mim, não. Acho que acessei a página em cache. Mas vou retificar.

  2. Nei Menezes

    Olá Beatriz, tenho clube smiles e acho vantagem tê-lo exatamente em função das promoções de compra de milhas com bonificação e o acesso prévio a resgates promocionais por exemplo.

    • Nei Menezes

      Infelizmente faz um bom tempo que o Smiles não lança mais a promoção de compra de milhas com bônus de 200%.

      • Beatriz

        É verdade. Acho que tem mais de um ano que eles não lançam essa promoção. Bons tempos … rssss

  3. Rodolfo

    Uma forma indireta seria o Km de vantagens onde a milha em média é 0,029..na maioria dos pacotes exceto o de transferência de 10 mil que só pode ser feito 1 x ao ano por 0,0129..acho vantajoso para quando se necessita completar a emissão de passagens.

    • Beatriz

      É verdade! Ainda um pouco acima dos R$ 0,026 do Clube 5.000, mas, pelo menos, não precisa dispor de R$ 162,90 mensais.

      • Rodolfo

        Estou utilizando ele como o meu “clube”..RS..
        Faço a transferência de 10 mil e quando tenho pontos para vencer ou estou perto de emitir alguma passagem e não tenho pontos suficientes eu faço as transferências por exemplo de 20 mil pontos acho que por 597 reais (da pra parcelar em até 12x) e recebo 10 mil km…meio que tb serve como renovar os pontos do km..acho vantajoso para quem não viaja muito e tem pouco gasto com cartão

        • Beatriz

          Você tem razão, Rodolfo. Eu uso o meu carro só para ir para o trabalho, que é perto de casa (mas tem estacionamento 😉 ), então eu não abasteço com tanta frequência. Mas para quem roda bastante, é uma oportunidade para complementar os pontos que faltam.

  4. Diego Araújo

    Ola Beatriz, gostei muito da matéria, adoro esse assunto de milhas, atualmente participo do smiles e do tudo azul. Na Azul faço parte do clube 10.000 safira, ainda não vi uma vantagem que realmente valha a pena, tendo em vista que a companhia oferece apenas franquia de bagagem de 10kg, contra os 23kg gratuitos que o Smile oferece já na categoria Prata. A Azul também não informa muito bem os trechos que estão com promoção, portanto você conseguir achar trechos desses de 4.000 milhas tem que procurar bastante,.Porém o conforto e o serviço de bordo da Azul deixam a Gol realmente no chinelo, e infelizmente já me deparei com muita gente mau educada e farofeira nos vôos da Gol. A malha aérea da Gol é bem melhor que a malha da Azul, por isso, infelizmente ainda não abandonei totalmente a laranjona, porque em relação a preço a Gol sai muuuito mais cara que a Azul, principalmente em alta temporada.

    • Beatriz

      Oi Diego, confesso que pouco voo com a Azul, apesar dela ter a melhor malha aérea doméstica. Entretanto, o TudoAzul é um programa que é péssimo para mim. Só me interesso por resgates em cabines premium em voos internacionais. E as únicas parceiras são a United e a TAP. Aí não dá …

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén