Esse post vai interessar àqueles que têm pontos em programas de fidelidade de hotéis. Até o dia 8 de março de 2017, o British Airways Executive Club, também conhecido como BAEC, está oferecendo um bônus de 35% de Avios na transferência de pontos de programas de fidelidade de hotéis. Para quem não sabe, a “moeda” do BAEC não é a milha nem o ponto, mas Avios.

Há duas exigências para receber o bônus: ter uma conta no BAEC e fazer uma transferência mínima de pontos de acordo com o programa.

Os programas participantes e suas respectivas transferências mínimas são:

  • Club Carlson – 2,000 pontos
  • Hilton Honors – 10,000 pontos
  • Hyatt Gold Passport – 5,000 pontos
  • IHG Rewards Club – 10,000 pontos
  • Marriott Rewards – 10,000 pontos
  • Shangri-La Golden Circle– 2,500 pontos
  • Starwood Preferred Guest – 2,500 pontos

O problema das transferências são as conversões dos pontos em Avios – clique aqui para obter a tabela de cada programa. O pontos Hilton Honors, por exemplo, são convertidos numa proporção 10:1. Sim, isso mesmo. Cada 10.000 pontos Honors equivalem a 1.000 Avios.

Há apenas um programa que vale a pena para nós, brasileiros.

Starwood Preferred Guest (SPG): cada StarPoint transferido equivale a 1 Avio, ou seja, proporção 1:1.  E o BAEC dá um bônus de 5.000 StarPoints a cada 20.000 pontos transferidos. Então, com a promoção 20.000 StarPoints serão 33.750 Avios.

O portfolio da rede Starwood é o seguinte:

Mas como é que funciona o resgate de bilhetes prêmio? O BAEC determina quantos Avios são necessários de acordo com a distância percorrida, a classe de voo e a temporada alta/baixa. O The Points Guy elaborou uma tabela básica que vale para as parceiras Oneworld em um único trecho ou para voos exclusivamente da British Airways com uma parada:

Para facilitar a vida dos clientes, o programa fornece um calculador de Avios (clique aqui para acessar). Pesquisei um Rio – Londres em executiva, somente a ida.

E o sistema retornou os seguintes resultados: são 75.000 Avios na baixa temporada ou 90.000 na alta, com US$ 34.80 de taxas. O BAEC também permite a combinação Avios + dinheiro.

Há ótimas opções de resgate com Avios pela British dentro da Europa. Um trecho entre Roma e Londres na econômica pode custar 6.500 Avios ou 12.750 em executiva.

Mas deve se ter muito cuidado, pois a British cobra taxa de combustível caríssima em algumas circunstâncias. Nesse voo entre Londres e Dubai, em econômica, há cobrança de USD 213.55 a título de taxas.

Então, alguém do SPG vai transferir pontos pro BAEC?