Como algumas muitas milhas no Smiles iriam expirar, aproveitei uma das promoções que o programa faz com a Delta e emiti uma passagem para Atlanta numa rápida viagem aos EUA. Como a aeronave foi a mesma da ida e da volta, decidi fazer um único post contemplando os dois voos que foram muito diferentes …

OS VOOS

(a) Ida

O voo 60 da Delta com destino a Atlanta saiu pontualmente do gate às 22:00 hrs e decolou às 22:11 horas. A viagem tem cerca de 9h30mins de duração e a aterrissagem ocorreu às 6:35 hrs do dia seguinte do aeroporto de Hartsfield Jackson.

(b) Volta

O voo DL61 de Atlanta com destino ao Rio sai bem tarde, às 23:30 hrs. A porta foi fechada pontualmente e o voo decolou às 23:55 mins com uma duração total de 8h55mins. A aterrissagem ocorreu às 9:43hrs do dia seguinte no aeroporto do Galeão.

A CABINE

A classe executiva do A330 da Delta tem a configuração 1-2-1, com assentos espinha de peixe. São 9 fileiras, sendo a primeira com apenas dois assentos no meio e as demais com 4 assentos, totalizando 34 assentos. Na parte dianteira da cabine ficam localizados os dois banheiros, e na parte posterior, a galley.

Delta Business Class A330 GIG-ATL-GIG Mai 2017

O ASSENTO

O assento da Delta é confortável, com a poltrona feita de couro (ou um material semelhante).  Mas tem duas características que considero problemáticas. A primeira é a total falta de compartimentos para que o passageiro possa guardar pertences mais a mão.

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O segundo problema é o espaço para os pés.

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Eu tenho a nítida impressão que esse espaço foi concebido por quem não tem o costume de viajar longas distâncias de avião, pois ele só deve ser confortável para passageiros que tenham só uma perna.

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O mecanismo da mesa de refeições é bem simples. Basta apertar a tecla push na lateral do assento que a mesa “solta”.

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A mesa é bem estreita.

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A tela de entretentimento é do tipo destacável.  Basta apertar o botão “push” do painel a frente para que ela fique na posição correta para o passageiro.

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Há um painel com 3 funções: o botão para posicionar a tela, o ajuste do assento e o controle remoto do entretenimento e luzes.

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Na lateral do assento, há uma lâmpada de leitura e as tomadas para o fone de ouvido, USB e elétrica.

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A tomada para o fone de ouvido é dupla. Logo, se o passageiro quiser aproveitar seu equipamento próprio, ele deve ter um adaptador. Caso contrário, o som só sai de um lado.

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Os fones de ouvido oferecidos pela Delta são genéricos, mas dão conta do recado.

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O AMENITY KIT

Na minha opinião, a Delta oferece um dos melhores amenity kits do mercado. O amenity da Tumi é de ótima qualidade e tem mil e uma utilidades pós-voo.

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O conteúdo também é bom, com destaque para os produtos Kiehl’s.

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O SERVIÇO DE BORDO

(a) Voo de ida (GIG-ATL)

Os comissários foram muito educados e prestativos, que é o que se espera na prestação de serviços. Logo que cheguei, me foi oferecida a opção de água, suco de laranja ou champagne – que na verdade é um espumante. Escolhi o espumante, que veio em um copo da nova coleção da Alessi.

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A nova louça tem um design lindo!

Ainda em terra, houve a distribuição do menu e a comissária recolheu os pedidos.

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Pouco mais de meia hora após a decolagem, a comissária passou com a toalha quente e perfumada para limpara as mãos.

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Em seguida, os tradicionais drinks com nuts foram servidos. Eu sou do tempo que havia escolha nesses aperitivos e eu nunca escolhia os nuts. Sempre preferi os queijos …

Eu escolhi o vinho branco português do Tejo e a comissária aproveitou para perguntar se eu não queria uma jarra. Por quê não, né? Uma pena que o vinho estava na temperatura ambiente …

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A entrada chegou pouco tempo depois. Apesar de a aparência não ser das melhores, tanto a salada como o prato com humus estavam muito bons. Um detalhe sobre a bandeja: ela é feita de borracha aderente e os pratos não escorregam de jeito nenhum. Ótima sacada da Alessi!

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A sopa estava boa, mas poderia estar mais quente.

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Apresentação fraca, mas a salada estava ótima.

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Depois de dar conta da entrada, chegou o frango. Como vocês podem ver, mais uma vez a aparência deixou a desejar e o prato estava cheio de óleo. Mas, o sabor estava excelente!

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As aparências enganam …

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Para o café da manhã, eu escolhi as torradas recheadas de maçã com cream cheese, frutas frescas e pão de queijo, acompanhados de café e suco de laranja. O café estava morno … so sad …

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As torradas estavam boas – bem melhores do que os pratos servidos na American.

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(b) O voo da volta (ATL – GIG)

Eu estava super entusiasmada com o voo da volta, tanto que quase não comi no Delta Sky Club para aproveitar o menu da chef Michelle Bernstein.

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A entrada estava razoável – especificamente a salada e a sopa. Já a pasta de salmão não caiu bem para mim. Ela foi servida gelada e o sabor estava muito acentuado – só dei uma experimentada e deixei no prato.

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Como eu tinha comido bacalhau no almoço em Atlanta, optei mais uma vez pelo frango.

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Mais uma vez, a apresentação deixou muito a desejar. E, dessa vez, o sabor também. Zero tempero – parecia comida de hospital. Eu não tenho ideia do que era essa espécie de purê que foi servido junto. Só consegui dar duas garfadas e desisti.

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Como eu já tinha me dado por satisfeita com a entrada, decidi dormir e tomar o café da manhã. Escolhi as panquecas, acompanhadas de salada de frutas, bagel com cream cheese, café e suco de laranja. O café, para variar, estava morno. 🙁

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Gente, essa panqueca estava completamente desidratada – impossível de comer.

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Nem esse molho e o maple syrup deram conta. Um desastre, ou como os americanos gostam de dizer, a trainwreck.  As frutas estavam tão ácidas que foi impossível comê-las e o bagel estava frio e duro. Uma lástima …

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Conclusão:

Na minha opinião, a Delta é a melhor companhia aérea americana que voa para o Brasil. Regra geral, os comissários são mais atenciosos e prestativos, e fazem um atendimento menos forçado do que as tripulações da AA. O cardápio da chef Michelle Bernstein está a anos luz das concorrentes. O amenity kit também merece muitos elogios.

Entretanto, as aeronaves são muito ultrapassadas em relação àquelas das concorrentes – a AA com o B772 reformado (e o B77W e o B787 voando de SP) e a United com o B787. Aliás, a frota da Delta é a mais velha das legacy carriers americanas e a empresa está adiando a entrega das aeronaves encomendadas à Airbus.

O serviço foi inconsistente: muito bom na ida e muito ruim na volta, apesar da simpatia dos comissários. Além disso, é imperdoável que a refeição que sai de Atlanta, sede da empresa, seja tão ruim.

Espero que minha próxima experiência – comprei uma passagem no bug da outra semana – seja melhor.