viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Destinos, Tailândia, Variados

Do Aeroporto para a Cidade: Bangkok

Por experiência própria, eu sei o quanto pode ser receoso chegar num país de uma cultura e língua muito diferente da nossa, sem saber como sair do aeroporto, ainda mais quando se é mulher e está viajando sozinha. Será que os táxis são confiáveis? Dá para ir de transporte público? É perigoso chegar à noite?

Bangkok é um desses lugares: longe daqui, diferente e a gente não tem a menor ideia de como se fala ou escreve em tailandês. Estive lá duas vezes, e nas duas vezes cheguei sozinha à noite no principal aeroporto da cidade, o Suvarnabhumi (BKK). O outro é o Dom Muang, que não conheço. Então, esse post é para quem vai chegar via BKK.

Da primeira vez, peguei um táxi. É tranquilo? Geralmente é,  mas você tem que se prevenir.

Você deve se dirigir a um quiosque que exibe o tipo de carro que você deseja e retirar uma confirmação em papel. Nessa confirmação tem o número da vaga onde o táxi está estacionado, a placa do carro e o nome do motorista. Mantenha o papel consigo até o final da viagem. Tem um vídeo feito pelo próprio aeroporto que é muito bem explicado.

Ou seja, se recuse a pagar um preço fixo. Tem muito taxista que oferece isso, mas o preço é muito superior àquele que você pagaria no taxímetro. Então, antes de entrar no táxi, pergunte em inglês – todos sabem um pouco. Se ele disser que o preço é fixo, não discuta, volte para o quiosque e comece tudo de novo.

Pode acontecer de o taxista te pedir mais dinheiro quando você chegar no hotel. Aí você deve sair do táxi, pedir para que alguém tire as malas do bagageiro e chamar alguém do hotel. Situação resolvida em 100% dos casos.

Táxi em Bangkok só com dinheiro vivo. Então, você já tem que chegar lá com Thai baht, que é o dinheiro deles. Se não tiver tido a oportunidade de trocar dinheiro, você pode fazê-lo no próprio aeroporto. Lembre-se que você só deve trocar o necessário para o transporte e alguma eventual emergência. Você também pode sacar dinheiro dos caixas eletrônicos disponíveis no terminal.

O custo do aeroporto para o centro da cidade é de aproximadamente THB 300-400, com tudo incluso. O taxímetro já começa nos THB 35 e tem uma tarifa extra de aerporto de THB 50. Dependendo do hotel que você vá, ainda há o pedágio para ser acrescentado na conta.

Na segunda vez que fui, voltei a pesquisar na internet. Li tanta gente reclamando do serviço de táxi que decidi contratar um motorista particular na internet. Alías, contratei um pacote VIP completo que incluiu uma pessoa me esperando na porta do avião, assim como imigração expressa e transporte até meu hotel. A imigração em BKK pode demorar bastante tempo dependendo da hora que você chega, então achei que valeu a pena. Não demorei nem 3 minutos na fila e na saída tinha um motorista me esperando.

Dei uma pesquisada e contratei a Bangkok Airport Limousine. Só o táxi custa THB 900, mas com todos os serviços que pedi a conta chegou aos THB 1950.

Chamo a atenção de vocês para o seguinte fato relevantíssimo: antes de ir para a imigração, você deve passar no guichê que verifica se você está em dia com a vacina contra a febre amarela. Você passa por ele indo para a imigração. Então, fique esperto, senão vai perder um tempão voltando pro guichê e, depois, pra imigração de novo. Obrigada! De nada!

Por último, já soube que tem Uber operando no aeroporto. Eles pegam os passageiros no andar das chegadas (Level 2/Arrivals) e mandam uma msg avisando o portão que ficarão esperando (Door # x).  As tarifas são: UberX THB 300 + pedágio e UberBlack THB 1,000 + pedágio

Espero ter ajudado vocês. Abraços!

14 Comentários

  1. Ju

    Oi Beatriz,
    Queria umas dicas suas..
    vou fazer uma escala em bangkok para ir pra Australia..queria saber se dá pra conhecer algumas coisas em poucas horas (tenho umas 6hs) ou é melhor ficar no aeroporto mesmo rsrs

    • Beatriz

      Oi Ju, eu não faria planos com 6 horas. Faça a seguinte conta: você tem que estar no aeroporto para embarcar com, pelo menos, 2 horas de antecedência. Aí já ficam 4 horas. A chegada em Bangkok é mais complicada pra gente, porque temos que pegar o carimbo da vacinação da febre amarela antes de irmos pra fila da imigração, que fica em outro local. E ainda tem que pegar a bagagem. Conta nisso tudo mais ou menos 1 hora da saída do avião até você pegar um táxi. Reduzimos pra 3 horas. Com trânsito bom, 30 mins. Ida e volta, 1 hora. Aí chegamos a 2 horas. Acho que a tensão de chegar na hora não vale a pena. Eu ficaria relaxando no lounge e dando uma volta no aeroporto. Se você não tem direito a lounge, em BKK há o Louis Tavern que você pode pagar para entrar. Dá uma checada aqui: http://www.dayrooms-ciplounges.com/cip-lounge1.html
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, pode perguntar!
      Abs.

  2. Luma

    Oi Beatriz!

    Quanto tempo você demorou com esse serviço de imigração expressa para passar pelo health control + imigração + bagagem? Estou com o tempo meio corrido para pegar um voo no outro aeroporto, e estou pensando em contratar esse serviço para dar tempo.

    Beijos

    • Beatriz

      Não me lembro ao certo, foi rápido. Algo tipo uns 30 mins da porta do avião até depois da imigração. Mas o health control não está dentro dos serviços; foi onde demorou mais um pouco. Não sei qual é o seu tempo entre aeroportos e nem o horário dos voos, mas o trânsito em Bangkok não é dos melhores.

  3. Daniel

    Prezada Beatriz,

    Peço ajuda em uma dúvida complicada: li seus posts e trocas de ideias com o Marcelo sobre o Aadvantage… e estou com situação similar para retornar da Austrália (tenho milhas para ir até Abu Dhabi mas pondero de guardar estas por serem da AA).

    Assim, uma das opções seria, seguindo seus conselhos, voar até BKK em First da Thai ou até ICN (Seoul) igualmente em First da Thai, ambas por 50k Amigo. De tal destino (BKK ou ICN), voaria Etihad em business mesmo, usando 70k ou 110k para Business Smiles (cuja obtenção não é tão complicada…).

    Daí a dúvida: BKK seria um local tranquilo de pernoitar? Confesso: face minha completa ignorância, tenho a imagem de que seria um estilo “Brasil para turistas”, ou seja, de um local onde tentarão me dar golpes e que a infraestrutura não apropriada para passar uma noite… se for o caso, pondero de pernoitar em algum hotel próximo ao aeroporto. Reitero: tenho um conceito negativo pré-concebido, mesmo não conhecendo o local…

    Obrigado!

    • Beatriz

      Oi Daniel, eu te aconselharia a passar uns 2 dias em Bangkok! Sério – a cidade mudou o meu conceito de arte por completo. Não há lugar que eu tenha visitado que tenha templos mais bonitos do que em BKK. Se você decidir dar essa chance à cidade, fique no Sofitel So – é ótimo e com preços bem atrativos. Em Bangkok, os hotéis de luxo são espetaculares e com bons preços. Na verdade, a Tailândia é barata. Quanto aos golpes, nunca ouvi falar – mas posso estar enganada. Há de se ter cautela com os táxis, mas há lugares no mundo bem piores.
      Bom, quanto ao pernoite – eu cheguei tranquilamente e fui para o hotel de táxi na primeira vez sem qualquer problema, e com um serviço contratado na 2a vez. Ambas as vezes eu cheguei depois das 22 hrs no aeroporto. Se você estiver temeroso, tem um Novotel bem perto do aeroporto. Eu o utilizei para um day-use uma vez. Eu acho que eles têm serviço de pick-up em BKK.

      • Daniel

        VALEU!!!!

        Vou ponderar mesmo (e conversar bastante com a esposa)…

        Tenho duas opções: ou saio de SYD em FIRST Thai até BKK e depois gasto 75k Smiles para voar Etihad Business até ABU DHABI… OU saio de SYD em First Thai até Seoul e, de lá, gasto 60k Smiles para voar Korean Air business até ABU DHABI….

        Etihad seria em um 777, enquanto Korean seria um A330.

        Lamentavelmente, em nenhuma das opções eu teria acesso ao lounge da Thai para First, pois a conexão para ICN é de apenas 1:30hs.

        E MUITO OBRIGADO!!!!

        • Beatriz

          Ah, KE é pra voar no A330 mesmo! Dá uma olhada no número do voo e vai no Expert Flyer pra ver a configuração da cabine. Se for 1-2-1 é com as Apex Suites, os melhores assentos de C do mundo na minha opinião. São os mesmos da JAL e da Oman Air.
          Se for 2-3-2 eu pensaria duas vezes, porque é igual ao da LATAM nos B777.
          E EY B777 eu acho caidinho tbm … rssssss

          • Daniel

            Prezada Beatriz,

            Não tenho palavras para agradecer pela provável mudança causada exclusivamente por sua pessoa e respectivas dicas!!!

            Estou ponderando entre duas opções:
            (I) ficar uns 02 dias em Bangkok, visto que, pesquisando pacotes de daytour privativos, os valores são ridículos, por volta de U$ 100 para 02 pax… além disto, já ouvi de vários que lá há hotéis incríveis por preços inacreditáveis. Iria de First Thai saindo de SYD, e, depois, de BKK para AUH, iria ou de 75k Smiles na business Etihad em um 777 ou quebraria o pau no telefone (todas as vezes que ligo eles alegam que há erro que não permite a emissão) para emitir por 95k Multiplus LATAM na First Qatar…..

            (II) a outra opção seria ir até Seoul e, ficando por lá um dia ou dois, voar, depois, por 110k Smiles na business Etihad ou para Dubai (teria depois de me deslocar a Abu Dhabi) por 60k business na Korean em um A330 com configuração 2x2x2 (e isto pq só aparece tal para um pax na KE em março/2018, tendo de ficar na esperança da disponibilidade aumentar)…

            Daí, já que você causou esta mudança de planos (rsrs), algumas derradeiras perguntas:

            (a) você citou um serviço de transfer privativo em seu post. Possuiria o site deste? Foi um serviço bem prestado (pois se for o site que encontrei, eles fornecem serviço de daytour privativo em Toyota Camry)?

            (b) qual destino você preferiria: Bangkok ou Seoul?

            (c) você relatou que o EY 777 é bem caidinho… mas por 75k fica até atrativo, não (rsrs)??? Além disto, voo apenas em março/2018, podendo contar com a sorte de mudanças de aeronaves até lá…. isto, claro, se der errado emissão em First Qatar com a LATAM, que alega “erro” quando da tarifação.

            (d) apenas chegando em BKK de First (vindo de SYD) eu não acessaria o tal lounge da Thai, com direito a massagens, correto?

            Foi mal pela overdose de perguntas…. mas, como dito, você está, felizmente, causando este “stopover” em um local até então não pretendido…

  4. Beatriz

    Oi Daniel, respondo as peguntas com prazer!
    (a) o transfer privativo foi pelo Bangkok Airport Limousine e incluí o serviço de fast track no pedido: https://www.limousine.in.th/fast-track-immigration.html Mas o tour privativo na cidade foi outro serviço que achei no TripAdvisor. Foi excelente e baratíssimo.
    (b) Bangkok, sem dúvidas. Leve uma boa máquina fotográfica. Não se esqueça de pedir para o hotel fazer reserva para os restaurantes Gaggan e Nahm, ambos na lista dos melhores do mundo da San Pellegrino.
    (c) Entre o B777 da EY e o A380 da QR, fico com a QR. Outra possibilidade é ir até SIN e de lá pegar o B789 da EY (cabine nova, tendo F tbm) ou o A350 da QR.
    (d) O lounge F da Thai é só para partidas … 🙁

    • Daniel

      Não tenho palavras para agradecer!!!!

      • Beatriz

        Como eu disse, faço com prazer. Aliás, faça BKK-DOH-AUH com a QR. O trecho DOH-AUH é em primeira e você poderá dar uma passada no Al Safwa …

  5. Daniel

    Prezada Beatriz,

    Estou eu novamente por aqui neste post a incomodando…rsrs

    Alterei meus planos e deixarei o Sudeste Asiático para fev/19… por ora, planejo China/Japão em novembro/18.

    Mas, para ir ao Japão, aproveitarei para torrar 115k United e tentarei conhecer a First Thai no A380 e no 747 (doença de avgeek é compreensível… rsrs… quero viajar em mais um 747 antes que se torne história) saindo da Europa, com conexão em BKK. Daí a dúvida:

    Tenho opções de conexões de 02:30hs ou 17:00hs.

    E esta segunda opção que me está atraindo, de forma que, chegando às 06:30a.m., teria todo o dia para fazer um tour privativo com minha esposa ao longo do dia, retornando mais ao final da tarde pois o segundo voo decola apenas às 11:20p.m. (e, com isto, já diminuiria um dia da outra viagem – do sudeste asiático, podendo o direcionar para outra coisa).

    Acha loucura ou plenamente viável?

    Com tal “janela” de 17hs. considera possível conhecer algo muito interessante em Bangkok?

    Mais uma vez, muitíssimo obrigado!

    • Beatriz

      Sim, você pode conhecer alguns templos lindíssimos! Eu peguei um tour privativo no TripAdvisor – não me lembro qual, mas era o mais bem avaliado – e combinei tudo com o guia. Em um dia, conheci muita coisa.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén