Devo começar este post com uma observação. Só aconselho a utilização de transporte público saindo do aeroporto em 2 circunstâncias: (a) você já foi à cidade e tem uma noção razoável de como se locomover por lá; (b) você nunca foi à cidade, mas viaja bastante e sabe se virar em situações mais complexas; (c) você fala a língua do país fluentemente. Ou seja, este post é para quem já foi a Paris e não quer gastar uma fortuna de táxi do aerporto para a cidade e vice-versa, ou para quem já rodou um pouco desse mundão, mas nunca esteve em Paris, ou, na última hipótese, quem manda ver no francês.

Bom, além de linda, Paris é uma cidade servida por dois aeroportos que podem ser acessados facilmente por transporte público. Se você quiser saber sobre a locomoção dentro de Paris e de Paris para a Disneyland Paris e o Palácio de Versailles, clique aqui.

Para quem chega do Brasil em voos da Air France, o aeroporto de chegada é o Charles de Gaulle (CDG), chamado pelos franceses de Roissy. Ou seja, nunca fale “cheguei pelo Charles de Gaulle”, fale “cheguei via Roissy”, senão já vão saber que você não tem muita familiaridade com a cidade.

Agora, se você está vindo de uma conexão na Europa, pode ser que você aterrisse em Orly (ORY). Por isso, é sempre bom dar uma olhada na passagem para saber em qual aeroporto seu voo vai pousar.

Mas vamos ao que interessa. Você tem duas opções de transporte público para chegar nos aeroportos: RER (veja aqui o que isto significa) ou ônibus (RoissyBus e OrlyBus).

ORLY

  • DE RER

Você precisa ir do aeroporto de Orly até a estação de Antony na linha B do RER e de lá para o centro de Paris (das zonas 1 – 5).

screenshot-2016-09-07-15-20-40

Prestenção nas estações que você pode parar em Paris (estão no retângulo creme acima). Você vai fazer isso usando o OrlyVal, que custa 9,30 euros do aeroporto até o centro de Paris, em cerca de meia hora. De lá, você compra um bilhete ou passe de metrô para chegar ao seu hotel (sobre bilhetes e passes de metrô em Paris, veja aqui).

screenshot-2016-09-07-15-21-44

 

See você nunca foi a Paris ou se sente inseguro em usar o metrô, você sempre pode descer em uma das estações e pegar um táxi. Garanto que sai bem mais barato.

  • DE ÔNIBUS

Você também pode sair de Orly de ônibus – o OrlyBus. O OrlyBus é um pouco mais barato que o OrlyVal, 8 euros, tem a mesma duração de viagem (mais ou menos 30mins), mas tem um único ponto em Paris, a praça de Denfert-Rochereau na Rive Gauche. A praça tem uma estação de metrô bastante movimentada (Denfert-Rochereau). Nesta mesma praça, você encontra os ônibus que vão te levar de Paris para Orly.

screenshot-2016-09-07-15-27-38

 

ROISSY (CHARLES DE GAULLE)

  • DE RER

O RER que serve Roissy é o mesmo que serve Orly. A linha B corta a cidade verticalmente, ligando os dois aerportos. A viagem entre Roissy e o centro de Paris de RER também fica na casa dos 30 mins e custa 10 euros. Para ver as estações servidas pelo RER B no centro de Paris, dê uma olhada nas instruções relativas a Orly.

screenshot-2016-09-07-15-27-38

 

  • DE ÔNIBUS

O RoissyBus liga o aeroporto à Ópera, na Rive Droite. A passagem custa 11,50 euros e a viagem dura entre 60-75 mins dependendo do trânsito. Neste caso, você deve comprar a passagem numa máquina ao lado do ponto do ônibus.

 

screenshot-2016-09-07-15-23-30

Mas de Roissy, você pode pegar linhas de ônibus comuns para chegar ao centro de Paris, mais especificamente na Gare de L’Est e Nation. Neste caso, a viagem dura entre 60-90 mins, dependendo do tempo e 3 passagens custam 6 euros. Aqui o pagamento pode ser feito diretamente ao motorista do ônibus. O ônibus que serve a Gare de L’Est é o 350 e Nation é o 351. Pergunte no quiosque de informações logo na saída do aeroporto.

screenshot-2016-09-07-15-30-05