viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Variados

Então quer dizer que o preço das passagens aumentou?

As empresas aéreas, que juraram que a desregulamentação da ANAC diminuiria o preço das passagens, fizeram justamente o contrário: aumentaram os preços. Essa foi a desculpa esfarrapada para aprovarem a Resolução 400, que trouxe diversas alterações, inclusive a cobrança de bagagens. Fato é que, recentemente, já li uns três ou quatro artigos diferentes apontando para a mesma tendência.

Algumas pessoas ponderam que a ANAC deveria ser extinta, pois só aí teríamos verdadeira competitividade entre as empresas. Não se enganem: todas as agências reguladoras são comandadas por pessoas indicadas pelas próprias empresas e atuam em favor de quem deveriam regular.  Por pressão e “afagos” das empresas elas legalizam toda sorte de prática nociva à livre concorrência, porque as grandes empresas brasileiras e multinacionais detestam a ideia de risco inerente à competitividade.

No mais, só duas palavrinhas: eu avisei.

Para ver o vídeo com a reportagem do G1, clique aqui.

 

6 Comentários

  1. flaviobbb

    Tá difícil ser brasileiro viu…. (carros vais caros do mundo, passagens mais caras, tributos nas alturas, sem retorno algum)… Tá dificil.

  2. Guilherme P.

    Beatriz, só uma coisa faria as passagens caírem: concorrência. Enquanto tivermos a proteção do mercado interno, que criou este oligopólio, continuaremos no mesmo lugar. Ô país de lixo…

  3. Luis Guilherme

    Não me impressiona, tudo dentro do esperado esse aumento.

  4. PauloHCM

    Para explorar uma rota é necessária autorização da ANAC?? É uma dúvida que sempre tive.

    • Beatriz

      Sim, em todos os países isso acontece. Uma das muitas razões é saber se tem slots disponíveis no aeroporto de chegada e partida. Nos casos de rotas estrangeiras, a autorização só é dada nos termos dos acordos bilaterais entre o Brasil e o país de destino (e vice-versa).

  5. MAURICIO LAUKENICKS

    A ANAC é uma agência séria e lá não existem malas modelo Geddel. A ANAC é tão séria que insiste em dizer que as passagens tiveram redução de preço.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén