A Emirates e a Etihad agora permitem que passageiros da classe econômica paguem pelo acesso aos lounges de classe executiva e da primeira classe. O acesso só é permitido àqueles que estejam viajando em voos das respectivas companhias.

Desde janeiro a Emirates já oferece a possibilidade de acesso aos lounges em Dubai dos passageiros que pertencem ao seu programa de milhagem, o Emirates Skywards.

Para os membros do Emirates Skywards, o acesso ao lounge da classe executiva em Dubai custa USD 100 e ao lounge da primeira classe, USD 200. A estadia máxima é de 4 horas. Os membros Silver e Gold do Emirates Skywards já têm direito às salas VIP da classe executiva, mas podem pagar USD 100 para entrar no lounge da primeira classe.

A Etihad, por sua vez, agora permite a compra de passes por cerca de USD 50 para os seguintes lounges, o que é um preço razoável para quem quer passar algumas horas comendo e bebendo de graça:

  • Etihad Business Class Lounge Abu Dhabi Terminal 1
  • Etihad Business Class Lounge Abu Dhabi Terminal 3
  • Etihad First & Business Class Lounge London Heathrow
  • Etihad First & Business Class Lounge Manchester
  • Etihad Business Class Lounge Dublin
  • Etihad First & Business Class Lounge Paris
  • Etihad First & Business Class Lounge Washington Dulles
  • Etihad First & Business Class Lounge New York JFK
  • Etihad First & Business Class Lounge Melbourne
  • Etihad First & Business Class Lounge Sydney

A empresa excluiu o lounge da primeira classe em Abu Dhabi e o Residence Lounge em Nova York, sendo este último exclusivo para os passageiros do The  Residence do A380 da empresa. Além disso, os serviços de spa e barbearia não estão disponíveis para os passageiros pagantes.

As empresas aéreas americanas há tempos oferecem acesso pago aos seus lounges, então essa ideia não é nova. O que é novo é que as dificuldades financeiras das empresas do Oriente Médio parecem ser maiores do que se pensava. Abrir os seus lounges para todos os passageiros possivelmente vai desagradar aqueles que pagam, na passagem, um preço diferenciado que inclui tanto a experiência no ar como em solo.