viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Avaliações, Cias Aéreas

EVA Air Business Class New York – Taipei B77W

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Há tempos que eu queria voar na business class da EVA Air e quando apareceu a disponibilidade no Lifemiles por 75.000 milhas entre NY e Taipei, não hesitei e emiti imediatamente o bilhete.

Em 2017, a executiva da EVA Air ocupou o 10o lugar no ranking do Skytrax, à frente da JAL, Air France, Qantas, Swiss e Asiana, dentre outras. A propósito, inexplicavelmente, a Lufthansa está em 5o lugar …  Voltando à EVA Air, ela realmente merece estar entre as  melhores do mundo e vocês verão o porquê.

O voo tem duração de incríveis 15hrs54 minutos, saindo de Nova York, sobrevoando o Pólo Norte, entrando no espaço aéreo russo e depois japonês, para finalmente chegar em Taipei. Ele sai de Nova York às 0:50 mins da madrugada e chega em Taipei às 5:35 da manhã do dia seguinte. Foi o voo mais longo que fiz na vida, mas ainda bem que escolhi uma excelente companhia aérea para fazê-lo.

A CABINE

A cabine do B77W da EVA Air é linda. O tom verde musgo com cinza e bege confere elegância e sobriedade. A configuração é 1-2-1 e há duas cabines de executiva. Essa maior com 7 fileiras, onde fiquei, e uma menor logo atrás, com cerca de 3 ou 4 fileiras.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

No painel central na parte anterior da cabine, há uma fotografia em HD de uma paisagem de Taipei.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Durante o voo, logo após o serviço de jantar, a EVA Air traz o céu estrelado para dentro da cabine … Achei super poético: a-do-rei!

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

O ASSENTO

O assento é no estilo espinha de peixe, com muito espaço para as pernas.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

O descanso dos pés era de bom tamanho e o local onde os comissários deixam o edredom para os passageiros.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

No assento propriamente dito, assim que os passageiros embarcam, ficam o travesseiro, os chinelos e o amenity kit.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Há bastante espaço na lateral para os passageiros guardarem seus pertences.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

O assento conta com luz própria, o controle remoto do monitor, a tomada de 3 pinos para os fones de ouvido, assim como uma tomada elétrica e outra USB. Serviço completo, não?

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Além disso, também na lateral, fica o controle do assento.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

A mesa é super espaçosa e basta puxá-la na direção do assento que ela vem sem nenhuma dificuldade.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

A tela de entretenimento é daquele tipo que basta apertar o botão do console que ela se desprende. Ela é de bom tamanho, mas a variedade de filmes e séries ocidentais deixa a desejar.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Aliás, no próprio monitor é possível ver o menu – tanto de Taipei para Nova York como de Nova York para Taipei.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Mas o menu digital não é nada comparado ao menu impresso que eu acho um dos mais bonitos que já vi em termos de design, qualidade do papel e cores, e que mostrarei adiante.

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS A BORDO

A EVA Air oferece aos seus passageiros da executiva o mais cobiçado amenity kit que conheço: a famosa malinha da Rimowa.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

O conteúdo é suficiente para o voo com meias, escova de cabelo, hidratante para as mãos e os lábios, etc.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Como toda companhia aérea asiática que se preze, a EVA oferece chinelos para os passageiros.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

A EVA Air também oferece pijamas na executiva. E aí vem a parte triste do voo: esqueci o meu a bordo … 🙁

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Por fim, os fones de ouvido, são noise-cancelling e ficam bem confortáveis na orelha.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

O SERVIÇO DE BORDO

Na minha opinião, é fácil ter um bom serviço em 2 / 3 horas de voo. Para mim, uma avaliação mais próxima da verdade ocorre em voos com mais de 6 horas. Em um voo que ocupa 2/3 de um dia em que há diversas trocas da equipe de comissários é que a gente pode realmente avaliar o serviço da companhia. E eu posso dizer com segurança que a EVA Air prima pela qualidade de seu serviço de bordo.

Os comissários são simpáticos, educadíssimos, pró-ativos e extremamente profissionais no trato com os passageiros. Não tenho qualquer reclamação para fazer a respeito das diversas equipes que estiveram no meu voo.

Assim que entrei, me foi oferecido um drink e um chocolate Godiva, acompanhados de uma toalhinha morna e perfumadíssima. Eu estava me guardando pro jantar e escolhi ficar na água mesmo.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Em seguida, ainda em solo, os menus e carta de bebidas foram distribuídos e os pedidos para o jantar feitos.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Como sempre, em Roma como os romanos. Pedi o menu oriental, acrescido do hors d’oeuvre de atum, que eu adoro.

Logo depois da decolagem, a Emma, a comissária que me atendeu inicialmente, me perguntou o que eu queria beber. Aí, sim: pedi champagne Krug.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Logo atrás estava o carrinho com o aperitivo para abrir o jantar: presunto de parma com melão e purê de grão de bico – ambos estavam deliciosos.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Pouco tempo depois foi servido o jantar. Minha bandeja estava lotada por conta do atum extra que eu pedi. Eu não consegui comer nem 1/3 desse jantar, mas provei de absolutamente tudo. Todos os pratos estavam saborosos, só o atum que deixou a desejar – logo ele!

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Como eu não como sobremesa e estava bem exausta, fui tentar dormir debaixo desse edredon super confortável. Ah, na EVA Air eles oferecem aquele forro/colchão – que eu aceitei, mas esqueci de fotografar …

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Em um voo de quase 16 horas, é natural que a gente sinta fome durante a noite. Então, após poucas horas de sono, acordei, vi um pouco de TV e pedi um lanche, que poderia ser um hamburger, chocolate com cookies ou noodles com carne de porco. Escolhi o lanche oriental, é claro. Estava excelente.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Eu me senti bem acordada e decidi pedir uma degustação de whiskies. Não é em todo voo que a gente tem Kavalan na carta (considerado um dos melhores do mundo), juntamente com o Royal Salute 21 anos e Glenfiddich Reserve.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Depois, mais um pouco de filmes e séries e uma cochilada. Acordei e ainda faltava umas 3 horas para chegar em Taipei e bateu uma fominha leve. Há uma área na galley com bebidas e snacks. Escolhi uns biscoitos e pedi um chá de oolong.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Cerca de 1h30 mins antes do pouso foi servido o café da manhã tipicamente chinês. O congee adocicado é um tipo de sopa com sementes de lotus e é delicioso. Para beber, suco de cenoura com laranja e café.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

Acompanhando, veio o shao bing, que é esse tipo de pão recheado com ovo e diversos tipos de carne prensada, um tipo de embutido quente. Também estava muito bom.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

A SURPRESA

Numa dessas dormidas e acordadas durante o voo, eu abri a janela e me deparei com a aurora boreal. Gente, que maravilhoso poder vivenciar esse fenômeno belíssimo de novo, dessa vez (e pela primeira vez) de dentro do avião. Estávamos sobrevoando o Pólo Norte e durou um tempão.

EVA Air Business Class JFK-TPE B77W dez 2017

CONCLUSÃO

Apesar da cabine e o assento serem tipicamente de classe executiva, o serviço da EVA Air é de primeira classe – e não estou me referindo somente ao tratamento dispensado aos passageiros. Vejamos:

1 – A EVA oferece pijama, que não é oferecido na classe executiva por quase nenhuma companhia aérea.

2 – O amenity kit é da Rimowa. Até mesmo a ANA abandonou a Rimowa e passou a oferecer a malinha da Samsonite (mas o conteúdo do kit da ANA é, sem dúvida, melhor).

3 – A champagne é Krug, que custa uns USD 200 a garrafa nos EUA. No Brasil, não tenho ideia. A Krug é servida na primeira classe da Qatar, ANA, Singapore, Cathay etc. A EVA serve na business.

4 – Há três whiskies de primeira linha na carta.

5 – Há serviço de bordo durante todo o voo. Se eu quiser comer hamburger às 2 da manhã, eu como. Se às 3 eu quiser outro, eu como.

Se alguém dispõe de 75.000 milhas Lifemiles ou 100.000 milhas Amigo (se encontrar disponibilidade), eu aconselho a pensar em gastá-las em um voo da EVA Air entre os EUA e a Ásia. Vale muito a pena.

15 Comments

  1. Katia

    Que ótima experiência e belo relato, Beatriz!! E ainda de brinde poder ver a aurora, que surpresa incrível!!

    • Beatriz

      Katia, eu fiquei encantada! Já tinha tido a oportunidade de vê-la na Islândia, mas nunca em um voo.

  2. Daniel

    Prezada Beatriz,

    Sobre a emissão: AMIGO NÃO “ENXERGA” disponibilidade da EVA… nem da ASIANA, tampouco da ANA…

    Em algumas datas, é possível emitir por 85k Lifemiles, saindo do Brasi, Business AVIANCA&EVA com conexão em LAX. Tal ocorre quando há disponibilidade do voo que sai mais tarde de LAX.

    • Beatriz

      Daniel, a Avianca Internacional iniciou uma série de codeshares com a EVA. Tem muita disponibilidade no Lifemiles. Não sei se o cenário já mudou no Amigo, depois da implementação dos codeshares.

    • Edimar

      Alguem tem ideia do porque alguns programas de milhagem não enxergarem certas cias?
      Na tap tem ocorrido o msm em asiana e ana pra first saindo dos Eua

      • Beatriz

        Vc procurou disponibiidade no site da ANA em relação à Asiana? Pesquise no site da United tbm. Anote data e número do voo e ligue para a TAP. Sempre dá certo.

        • Edimar

          Sim,
          pesquisei assento em First nos sites da United, ANA e Lifemiles ( (eua para coreia/japão em round trip) antes de ligar na tap…
          O atendente até achava o assento no voo mas não conseguia gerar as taxas no sistema..
          só conseguiu gerar para business
          liguei de novo e a outra atendente sequer conseguiu achar a disponibilidade
          ainda não tentei uma 3a vez

  3. Fabio

    MEU DEUS! O noodle soup me deixou com mais água na boca do que o atum…
    Esse macarrão com pedaços de porco também…. caramba….

    Impressionante como até o café da manhã é bem típico taiwanês.

    Obrigado pelo post, tenho agora uma nova meta de vida ahha 🙂

    • Beatriz

      O noodle soup é um tipo de ramen (ou lamen), que é uma comida super popular no Japão e, aparentemente, em Taiwan também.
      Fico feliz em ter dado sentido à sua vida, Fabio! hahahaha

  4. Davi

    Que sensacional! Nunca havia ouvido falar em Krug na executiva

    • Beatriz

      Acho que só a EVA mesmo, Davi. Tinha no bar do A380 da Qatar para todos. Parece que hoje, só o pessoal da First é que pode.

  5. Gilberto

    Que inveja! Os Taiwaneses são super caprichosos e não é surpresa que a EVA seria tão boa. Aliás, esse Krug Grand Cuvee custa entre 700 e 800 reais no Brasil. Melhor deixar pra beber num vôo da EVA mesmo ahahah 😉

  6. André K

    Parabéns !!
    Nunca tinha visto nenhum outro post falar da EVA
    Concordo com vc qdo fala da lufthansa. Mas tem muito jaba pra certos colegas seus…..
    Coloquei a EVA na minha lista TOP.
    Abraço

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén