Comecei a voltar para o Brasil saindo de Bali para Jakarta, a capital da Indonésia. Quando fui comprar a passagem, não tive a menor dúvida: voaria pela Garuda Indonesia, presente no exclusivíssimo clube das nove companhias aéreas 5 estrelas do Skytrax (as outras são ANA, Asiana, Cathay, Etihad, EVA Air, Hainan, Qatar e Singapore Airlines).

A Garuda está em todas as listas das 10 melhores cias aéreas para voar em econômica (como cia aérea em geral – 10o lugar; melhor assento – 9o lugar; melhor catering – 7o lugar). Além disso, detém o primeiríssimo lugar como melhor equipe de comissários do mundo. Não é pouca coisa.

Um pouco antes da hora marcada para o embarque, procurei os agentes do gate. Expliquei que tinha um blog de viagens no Brasil e que gostaria de fotografar a cabine vazia antes, pois a Garuda era pouco conhecida aqui. Mostrei o Milhas & Destinos no celular para o agente que foi conferir com a chefe de cabine se eu poderia ter esse privilégio. Cinco minutos depois eu estava sendo conduzida para a aeronave, onde fui recebida com muitos sorrisos e cumprimentos da equipe. Gente, nota 10! Merecem o título de melhor equipe de comissários do mundo.

O VOO

O GA407 iniciou o embarque cerca de 40 mins antes da hora marcada para a decolagem. O voo decolou pontualmente às 10:50 e demorou cerca de 1h40 mins para percorrer as 611 milhas que separam Denpasar de Jakarta.

A CABINE

Antes de chegar na econômica, aproveitei para tirar as fotos da classe executiva desse A332. Essa configuração 2-2-2, com assentos mais antigos, somente é utilizada nos voos regionais da empresa. Nos voos para a Europa, a cabine é 1-2-1  com assentos modernos.

Garuda Indonesia Business Class A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Business Class A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Business Class A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Business Class A332 DPS – CGK Fev 2017

Depois das fotos, segui para o quinhão que me cabia nesse voo: a classe econômica. São duas grandes cabines, em configuração 2-4-2 e todos os assentos têm tela de entretenimento individual.

Essa é a primeira cabine.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

E essa, a segunda.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

OS ASSENTOS

Todos os assentos têm tela de entretenimento individual.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Os passageiros da primeira fileira da econômica têm mais espaço para esticar os pés nos assentos do meio, que ficam um pouco mais recuados da partição.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

O assento da janela perto da saída de emergência tem uma restrição para a esticar a perna esquerda em virtude da porta da aeronave. Em compensação, o passageiro do corredor tem uma “avenida” para esticar ambas as pernas.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

A distância entre os assentos é bastante razoável.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Só a título de comparação, a distância do meu joelho para o assento da frente no A320 da Avianca Brasil no voo que fiz agora em março/2017 do Rio para Recife:

Meu lugar: no corredor, nos assentos centrais. Como a configuração da cabine permite uma fileira com 8 assentos totais (2-4-2), a largura do assento é muito boa. Além disso, o estofamento é confortável, pois este modelo ainda não tem os terríveis slimline seats que as empresas estão instalando agora (assentos mais delgados, com pouco forro).

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

O controle remoto fica situado na lateral do assento.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

A tela de entretenimento individual é um pouco pequena – uma polegada menor do que a da American Airlines, por exemplo – mas nada que comprometa.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Eu fiquei bem impressionada com a quantidade de filmes e séries de TV disponíveis para um voo tão curto. Eu acho que eles disponibilizam todo o acervo em todos os voos. A qualidade, por outro lado, deixa a desejar. Mas, para compensar, o sistema fica disponível para utilização desde o momento que os passageiros embarcam.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Mas uma grande vantagem é poder escolher dentre 4 línguas para assistir ao filme – até espanhol tem.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Para assistir os filmes, a Garuda oferece fones de ouvido externos e genéricos.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

O SERVIÇO DE BORDO

Ainda em terra, as comissárias ofereceram balinhas para os passageiros … #flashback #tamfeeelings

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Apesar do voo ser curto, a Garuda oferece refeição completa na classe econômica, com o bebida, prato principal, sobremesa e café/chá. A escolha era entre carne e frango e eu optei pela carne.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Uma boa surpresa: talheres de alumínio! Não custa, né, gente?

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

O prato consistia de uma verdura semelhante à nossa couve, arroz e pedaços de carne com molho picante. Eu acho que é um tipo de bibimbap (prato sul-coreano com arroz, vegetais, ovo mole e carne em que você mistura tudo com pimenta), porque tinha um sachet de pimenta com alho acompanhando.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Mas eu decidi não arriscar com a pimenta e fiz bem, porque a própria carne já estava no ponto máximo de pimenta para mim.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Mas, acreditem: a estrela da refeição foi essa gelatina de manga. Fiquei intrigada com os dizeres da embalagem: “pudding with nata de côco”

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Meus amigos, descrevê-la-ei: tonalidade opaca de consistência bem firme, com pedaços ainda mais firmes que explodem na boca durante a mastigação. Um néctar dos deuses.

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Eu gostei tanto, mas tanto, que pedi mais um para a comissária. A equipe nota 10 fez isso – eu pedi para parar, porque ela ia me dar tudo que tinha no carrinho! 🙂

Garuda Indonesia Economy A332 DPS – CGK Fev 2017

Comi um e guardei dois que deixei para comer no Brasil!

IMPRESSÃO GERAL

Quando eu desci da aeronave, eu só conseguia pensar em como eu poderia juntar milhas para resgatar um voo com eles em primeira classe entre Londres e Jakarta, para vocês terem ideia do quanto eu gostei do voo. A Garuda tinha um voo de 5a liberdade (5th freedom flight) entre Amsterdam e Londres Gatwick que não é mais oferecido. De qualquer modo, acho que 45 mins de voo não devem traduzir a excelência de um serviço de primeira classe.

Esse é o tipo de combinação perfeita para quem não quer gastar muito: assento confortável com tela individual de entretenimento, ótima comida e serviço nota 10. Esse voo me custou USD 80 e foi o melhor voo em econômica que fiz na vida – excetuando os voos com a saudosa VARIG. É uma pena que eu tenha que ir para o outro lado do mundo para ter uma experiência como essa.

A Garuda é parte do Skyteam, do qual a Delta e a Air France/KLM também fazem parte. Um dia desses eu faço um status challenge com a Delta e passo um tempo com o Skyteam juntando as milhas pra voar first com a empresa.