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Delta, Programas de Milhas, Programas de Milhas, Sem categoria

INACREDITÁVEL: a Smiles acaba de me colocar na econômica premium (de novo!)

Só pode ser brincadeira, né? Hoje pela manhã, postei sobre a minha saga envolvendo Smiles e Delta Airlines, em que fui forçada a entrar na justiça para conseguir algo que era meu direito e que consegui através de sentença judicial.

O post deve ter batido lá na Smiles, que me mandou um email cancelando a executiva no B777 e me colocando de volta no A350.

Só que ao invés de me colocarem na Delta One – que foi o que a sentença judicial determinou, me colocaram na econômica premium DE NOVO!

E mais: não tem mais assento no corredor nem na janela – só naquela meiuca horrorosa. Além disso, não tem mais assento na Delta One (tinha pela manhã quando eu postei).

Mais uma vez: o que eu comprei …

o que eu vou levar …

Só tem um detalhe que não comentei antes pra não dar spoiler: tirei 5 tumores da perna há alguns dias e meu cirurgião já me deu um laudo afirmando que não é recomendável que eu faça viagens longas em econômica para não comprometer o resultado da cirurgia. Bom, né?

Ninguém me deu um telefonema, nenhuma explicação. Foram mudando do jeito que quiseram e bem entenderam.

Parabéns a todos os setores envolvidos nessa VERGONHA, nesse ACINTE de tratamento que vocês estão dispensando a uma cliente que pagou por algo que vocês não vão dar. E ainda por cima, descumpriram ordem judicial.

Me aguardem. Estou indignada e extremamente desgastada com toda essa situação, ainda mais envolvendo minha saúde.

Para quem não leu o post que explica toda a situação, ele está disponível aqui.

32 Comentários

  1. SÍLVIO CARNEIRO

    Smiles sempre se “superando”.

  2. Guilherme

    Essa empresa é um bandidagem, o comportamento do Smiles já deveria ter despertado os olhos do Ministério Público e do máximo rigor da lei, isso sim! Até parece que não sabem que a oferta vincula o fornecedor! Pau neles, Beatriz!

  3. Lucas

    Lembro de uma vez que comprei uma passagem de Porto Alegre para Vitória, se não me engano tinha uma conexão de uns 30 minutos em Guarulhos. Lembro de pesquisar bastante para conseguir o melhor custo/benefício (que na verdade era milha/duração) para não perder tempo. Eis que mudaram o itinerário para uma viagem de umas 18h com 2 paradas absurdas (tipo Porto Alegre – Curitiba – Brasília – Vitória), sendo que a única mudança no itinerário original é que o vôo teria uns 50 minutos de parada em vez de 40. Mas aí o sistema “detectou” uma mudança e me realocou para a “melhor alternativa possível”… aham…

    Bom, tive que ligar e explicar que eu queria a viagem mais próxima possível da original e perdi um bom tempo até aceitarem a “troca”.

  4. Daniel

    Estamos falando de uma empresa ENVOLVIDA COM EDUARDO CUNHA!!!

    Além disto, o pai dos donos da GOL já sofreu condenação por HOMICÍDIO!!!

    Preciso falar algo???

    É só lembrarmos que estão em negociação de acordo de leniência….

  5. Vm

    Beatriz .
    Estou aqui revoltado em ver como a smiles trata os clientes , vou tentar não me estender muito .

    Emitir ( gru / dxb/ Buenos Aires )
    No bug que ocorreu.

    Smiles alterou meu trecho , sem me comunicar , eu entrei em contato eu expliquei para funcionária qua somente me interesaba ( gru / dxb) e de la eu seguirá para outro destino .

    A funcionária muito educada , pediu autorização para o setor interno , onde foi autorizado a refazer a emissão ( Gru/ dxb)

    Duas semanas depois , me ligam da central ,
    “Janaína “ não me esqueço o nome da atendente .

    Sr …. eu cancelei o seu voo …. o Sr irá voar
    Gru/ Rio/ Buenos Aires.

    Como? Desculpe … eu já tenho hotel, outros trechos emitidos…

    Sr, isso não é problema meu, Sr irá voar Gru/ Rio/ Buenos Aires …

    Pensa no desespero em cancelar hotel, cancelar outros trechos .

    Perdi hotel, tive q pagar 125 dólares pra Latam cancelar meu voo.

    Resumindo meu voo foi cancelado .

    Depois de muito conversar , explicar ..

    A atendente teve coragem de falar que não existe o trecho ( Gru / dxb) com Smiles.

    Eu to me organizando para entrar na justiça .

    • Beatriz

      Como eu, você também é passageiro de terceira. Por que o de primeira conseguiu …

      • cFred

        Ele comprou para o dia seguinte do bug, parece que não deu tempo de cancelar. Pelos menos foi o que ele disse.

      • Leonardo

        Beatriz, acho seu blog fantástico e já está na minha lista de favoritos. Mas, denegrir um outro site, pondo em dúvidas veracidade das informações lá publicadas, e sem provas alguma, não me parece algo correto. Fica apenas como feedback.

        • Beatriz

          Oi Leonardo, agradeço pelo toque. Realmente foi inadequado e já retirei. Obrigada!

          • Leonardo

            Por atitudes com essa sou casa vez mais seu fã! Voltando ao caso, também já tive problemas com remarcação na smiles. Meu vôo Delta, JFKx Cancun era pra ter 1 escala mínima em Atlanta. O que fizeram, mais 2 escalas, com 12 horas de viagem. Depois de algumas brigas resolveram. A verdade é uma só: a smiles se tornou uma máquina de fazer dinheiro. Lucros atrás de lucro. Resgates super inflacionados. Ainda é possível em poucos caso, reservas de hotéis, últimos bug de transferência entre contas, conseguir algo interessante. Sem falar nas milhas bonus com validade ridícula de 6 meses.

          • Beatriz

            Você viu o lucro da Smiles no 3T? Fiz até um post sobre isso.

    • Flavio

      Estou com o mesmo problema Vm! A Smiles diz que as promoções estão disponíveis pelo site: pois bem, se foi bug ou burrice deles, que paguem! Eu adquiri a promoção do site e agora cancelaram minha reserva idêntica a sua e fizeram o mesmo. Estou entrando com a ação nos próximos dias. Já juntei todas as telas e comprovantes. Pela arrogância e desrespeito da smiles, merecem muitas ações e vão perder todas!!

  6. Flavio

    Boa noite,
    Não desanime, Beatriz! Mete outra ação pra garantir seu assento na primeira classe” conforme a compra original. (Eu lembro quando eles estavam com voos para toquio em 1a classe com a Delta e pensei na época: esses idiotas da smiles estão oferecendo algo que depois vão arrumar desculpas para não cumprirem….)
    Essa empresa TENTA enganar até seus clientes que conhecem do mundo de passagens e milhas, imagina a quantidade de pessoas mais leigas nos direitos como consumidor de passagens aéreas, que caem nessas tentativas deles de agirem dessa forma nada profissional, enganando e sempre querendo descumprir com o que oferecem ou já ofereceram no site.

    Eu estou com um problema similar e já acionei uma advogada para resolver através de ação. A falta de seriedade dessa empresa é algo escandaloso. O mais curioso do seu caso em específico é ver que os incompetentes (coitados …., trabalham numa empresa de M) leram seu post e fizeram questão de gerar mais indignação em você e demonstrar mais uma vez um marketing de empresa sem valores. a todos Alguns dos atendentes que pegam minhas ligações na central dos clientes Diamante são excepcionais (muito atenciosos e bons) – fico com pena deles por trabalharem na Smiles. Mas as antas (vão morrer ali) que cuidam dos protocolos, dão até dó, por tanta incompetência e imbecilidade ao tratarem seus clientes (inclusive os premiuns) com respostas automáticas e com tom de deboche e retardadice.

    Todos que se sentem prejudicados pela Smiles (troca de voos ou classe adquirida nas ofertas do site sem nenhum concentimento ou negociação em comum acordo) devem acioná-los na justiça!

    Minha dúvida pra você é relacionado a inclusão da Delta (como parceira) na sua ação. Eu não havia pensado em incluir a Emirates no meu caso. Surgiu efeito ou resposta da Delta na sua ação. Pois vejo que pra eles seria ótimo divulgar a nova classe dos A350 num blog como o seu…..

    Obrigado por coopartilhar este seu problema dessa forma para alertar aos demais leitores que quao longe vai o desrespeito da Smiles.

    Abrcs!!
    Flavio

    • Beatriz

      Oi Flavio, em primeiro lugar, muito obrigada pela força. Incluí a Delta por dois motivos. O primeiro é por que o voo ainda estava por acontecer. Propus a ação em setembro e o voo era em dezembro. Como eu tinha certeza do meu direito, acreditei tolamente que se a Smiles não resolvesse o meu problema, a Delta certamente daria um jeito. E em segundo lugar, porque ela é responsável solidária com a Smiles, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e isso também foi confirmado em sentença. Se ambas descumprirem a sentença – imagino que vão recorrer – e ela for confirmada nas Turmas Recursais, as duas morrem afogadas nos danos que vão ter que me pagar.

  7. Filipe

    Eu pagava o clube smiles no valor mínimo para participar das promoções vinculadas e dos pequenos bônus oferecidos. No entanto, acabei de cancelar.

    Esse seu caso é indignante demais. Quando as pessoas aprenderem a se colocar na posição dos outros esse mundo começará a melhorar um pouco, acredito eu.

    Torcendo muito por vc e não esqueça de postar o resultando da demanda judicial, para que incentivem as pessoas não a abarrotar o Judiciário de ações, mas a buscarem seus direitos de forma justa e fundamentada, bem como de alguma forma punir essas empresas que fazem estudos para avaliar até quando o prejuízo de alguns refletirá em lucro para elas. Torcendo para o dia em que as indenizações neste país para este tipo de empresa passem a patamares elevados, ainda que parte do valor seja destinado a fundos coletivos específicos, como ocorre em países desenvolvidos.

    O laudo do seu médico cairá como uma luva no caso de não te colocarem no Delta one e vc for forçada a não viajar, por motivos médicos obviamente.

    Boa sorte!

    • Beatriz

      Oi Filipe, obrigada pela força. Muito interessante o seu comentário
      Também acho que uma solução para os danos em ações individuais seria dar um valor x (adequado) para a vítima e 2x para um fundo coletivo para combate às violações dos direitos dos consumidores. Só sentindo no bolso é que essas empresas vão aprender.

  8. Alexandre

    Ridícula a situação.

    Passei por algo menos grave, mas sei exatamente como a Smiles é mestra em “to add injury to insult”. Fica aqui o meu apoio.

    Espero que a indenização seja grande o suficiente para que essa e outras ofensas não se repitam mais.

  9. Jorge

    Também estou com um problema parecido – em uma promoção da Smiles, emiti o trecho BSB – Galeão – JFK, ou seja, somente uma escala no Galeão e voo direto para NYC. Depois a Delta enviou email cancelando o voo e me realocando em um voo com escala em Atlanta, aumentando a duração do voo e aumento o número de escala. Já entrei no atendimento, no site do Consumidor.gov.br, na ANA (Contra a Delta) e eles não cumpre o que determina a resolução da ANAC – que a companhia deve oferecer reacomodação ao passageiro. Acho que vou ter que entrar na justiça para conseguir viajar.

  10. Phillipe

    Tive uma experiência extremamente desagradável há alguns anos de algo relativamente parecido e o resultado da sentença foi “de fato, figurou-se um mero dissabor do cotidiano”. E esse foi o entendimento da juíza, sem mais. Dali, concluí que só poderia haver qualquer tipo de conluio e, honestamente, tive medo de seguir com qualquer recurso e ainda terminar arcando com as custas da parte mais forte. Beatriz, que seu blog sirva como porta voz pra essa palhaçada toda! Seja firme!

    • Cinthia

      Essa do “mero dissabor do cotidiano” é para matar”. Desculpa a pergunta, em qual Estado vc reside?

    • Guilherme

      Essa juíza nunca deve ter voado de executiva, então certamente acha que os assentos, serviços e confortos são tudo a mesma coisa dentro da aeronave. Julgar que um voo de 12 horas rebaixado para classe econômica é mero dissabor, só se for no cóccix dos outros! Aguardo os próximos capítulos da Beatriz!

  11. Afonso Azevedo

    Cara Beatriz,
    Estou com problema semelhante com o Smiles. Emiti no aniversário do Clube Smiles Rec – Lis em março 2018, sendo Recife a Fortaleza via Gol, com voo saindo às 22h e chegando a Fortaleza as 23h10min e Fortaleza Lisboa saindo 0:50min, via TAP. Ainda paguei o VIAJA FÁCIL, pois a época não tinha a totalidade das milhas para garantir a reserva. Qual não foi a surpresa, quando foi efetivado o pagamento com milhas e fui emitir o e-rickettsiose que o trecho Fortaleza – Lisboa foi alterado, tendo o Smiles antecipado meu voo para 23h20min, sem qualquer consulta prévia. Note-se que não há tempo hábil para o embarque no voo da TAP. Quando vi, reclamei imediatamente junto ao Smiles. Hoje completa 30 dias sem qualquer solução! As propostas do Smiles para solucionar o problema são as mais bizarras: cancelar a emissão ou antecipar o voo da Gol para o início da manhã do dia da viagem, o que obrigaria a aguardar o voo por quase 14hs. Já paguei a hospedagem na Europa, como também já fiz emissão de todos os trechos no Velho Continente. Como não resido em Recife, e sim em Casa Nova, no Vale do São Francisco, comprei o o trecho PNZ – REC, via Avianca, com saída 18h e chegada em Recife as 19hs do dia da viagem.

  12. Thalita

    Prezados. Tive o mesmo problema. Emiti primeira classe JFK- Orlando e business Orlando-gru. Mas em verdade a conexão Orlando era econômica premium. Reclamei perante a smiles que ontem me mandou e-mail encerrando a reclamação sem nada resolver. Alguém aí já entrou com ação judicial? Obrigada

  13. Denis

    Sou cliente do Club Smile e depois de tudo que li vou vender minhas milhas e cancelar a assinatura bem como o cartão de crédito Smiles. Bom saber desta falta de respeito com Cliente.

  14. ROGERIO

    Beatriz, tive um caso parecido em que a Alitalia cancelou um voo de um bilhete em executiva e me acomodou no dia seguinte. Liguei muitas vezes para o Smiles e os atendentes queriam que eu cancelasse o voo sem custos e me virasse depois para conseguir ir a Hong Kong, a preço de última hora. Uma resposta clássica. Apresentei uma ação de obrigação de fazer com pedido liminar no Juizado Especial para que o Smiles e/ou Alitalia me acomodasse em voo na mesma classe e data do contrato de transporte e, se assim não fizessem, que depositassem liminarmente o valor do orçamento médio de três empresas aéreas, correspondente ao preço do bilhete na data do voo. O juiz determinou que o Smiles/Alitalia se manifestassem em 5 dias. Resultado: fizeram a acomodação no voo da Emirates na maior rapidez. Depois o processo foi extinto por perda do objeto. Mas valeu muito porque diante da possibilidade de indenização eles mudam rápido de tom. Espero que tenha um desfecho feliz!

  15. CRIS MOYA

    Não acredito!!!! Estou na MESMA SITUAÇÃO!!!!
    pfv preciso conversar com teu advogado.
    aguardo contato

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