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JAL Business Class de Tóquio Narita para Shanghai no B767

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Depois de aguardar o meu voo na sala VIP da primeira classe da JAL em Tóquio Narita, me dirigi ao portão para o embarque do meu próximo voo.

O VOO

O JL 873 deixou o gate pontualmente às 9:35 hrs e percorreu as 1.117 milhas que separam Tóquio de Shanghai em, aproximadamente, 2h15mins. A chegada na China foi aproximadamente às 12:15 hrs.

Uma super curiosidade sobre a partida nos voos do Japão que eu já tinha visto nas outras vezes em que estive lá, mas só agora fotografei.

Os funcionários de terra se curvam diante da aeronave quando ela está pronta para partir em sinal de respeito à tripulação e os passageiros.

Em seguida, eles acenam para a aeronave!

São ao não são fofos?

A CABINE

A cabine da executiva desse B767 tem a configuração 2-2-2, com um total de 24 assentos em 4 fileiras. A cor predominante da cabine é azul.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

O ASSENTO

Infelizmente, os voos que partem de Narita para Shanghai são os piores assentos da executiva de toda a frota da JAL. São os chamados JAL Skyluxe Seat.

Eles não ficam a dever aos assentos da executiva da Copa Airlines. Eles são extremamente desconfortáveis e muito antiquados. A largura dos assentos é igual à classe econômica.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

A única diferença em termos de conforto do assento é a distância entre uma fileira e outra.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

A tela de entretenimento individual e a mesa ficam embutidas na lateral do assento.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

A tela é pequena, mas como o voo é curto, isso não incomoda tanto.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Já a mesa é mais difícil de puxar.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Há dois tipos de controles independentes: em uma lateral do assento fica o controle das posições do assento – praticamente manuais.

E o controle do entretenimento, que fica na outra lateral.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Não há qualquer espaço para a guarda de objetos pessoais, exceto o bolso do assento à frente.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

O AMENITY KIT E OUTROS PRODUTOS OFERECIDOS

Pela curta duração do voo, não é de se esperar que a empresa forneça amenity kits. A JAL deixa um par de chinelos no bolso do assento à frente e distribui, em uma bandeja, os itens de higiene pessoal que o passageiro deseja pegar.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

A empresa também oferece fones de ouvido genéricos nesse voo.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Já no assento quando da chegada dos passageiros a bordo, uma manta bem simples.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

O SERVIÇO DE BORDO

É aqui que a JAL pode mostrar toda a sua excelência. Ainda no solo, é oferecida a tradicional toalhinha quente.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Achei interessante que um avião tão antigo tenha câmera externa que mostra para a cabine a decolagem. Talvez esse seja o único ponto positivo dessa cabine.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Logo após a decolagem, a comissária ofereceu um aperitivo e informou que eu poderia pedir o almoço a hora que eu quisesse. Como era muito cedo, eu pedi que o almoço me fosse servido às 11 da manhã.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

A comissária foi muito simpática ao me chamar para ver o Monte Fuji, que estava do outro lado da cabine.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Não foi oferecido cardápio nesse voo, mas havia a opção de comida oriental e ocidental. Como não podia deixar de ser, escolhi a comida oriental.

Às 11 horas em ponto o meu almoço chegou. Observem a apresentação e a quantidade de comida servida para um voo de duas horas e pouco de duração.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

O arroz vem embalado em um pacote de papel com um barbante.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

As entradas, além de muito bem apresentadas, estavam lindas.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

O prato principal estava muito saboroso. Carne de caranguejo com vieiras e um outro peixe/fruto do mar que não consegui identificar, com vegetais cozidos.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Como sempre, a sopa de miso.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Dessa vez, eu optei por tomar chá verde.

JAL Business Class NRT-PVG B767 Fev 2017

Terminada a refeição, a comissária veio imediatamente retirar a bandeja. Me perguntou se eu queria um café ou sobremesa. Eu já estava mais do que satisfeita e declinei. Pouco tempo depois, o comandante avisou que estávamos em procedimento de descida para aterrissarmos no aeroporto de Shanghai Pudong.

A JAL precisa urgentemente fazer um upgrade nesses assentos. É claro que estamos falando de voos de curta distância e não se justifica a instalação de assentos-cama (apesar deles serem oferecidos na rota Tóquio Haneda – Shanghai).  Mas eles são muito estreitos e desconfortáveis, mesmo.

De resto, eu só tenho elogios a fazer, como sempre.

Antes de terminar gostaria de deixar registrada uma foto da poluição na chegada em Shanghai. O dia estava lindo, sem uma nuvem no céu. Quem já sobrevoou a China durante o dia, já pode perceber a extensão da poluição atmosférica . São horas e horas sobrevoando um cobertor de ar poluído. Essa aqui é só uma pequena amostra da tragédia ambiental em curso na China.

2 Comentários

  1. Paulo Henrique

    Parabéns pelo relato , Muito bom. Até que enfim alguém fez um relato voando para shanghai .

    • Beatriz

      Obrigada, Paulo! Dá uma olhada no post sobre a sala VIP da primeira classe da Air China em Shangai. Nenhum blog brasileiro tem avaliação desse lounge. Abs. and cheers!

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