viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Avaliações, Cias Aéreas

Japan Airlines Business Class Paris CDG – Tóquio HND B77W

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Após um rápido descanso no hotel no Roissy Pole, o polo hoteleiro ao lado do aeroporto de Roissy (Charles De Gaulle), fui para o aeroporto aguardar meu voo para Tóquio pela Japan Airlines. A JAL tem parceria com a Air France para a utilização do lounge da executiva, então fiquei um pouco lá esperando meu voo. Como passarei por ele na volta, vou tirar mais fotos e montar um post só sobre ele.

Escolhi fazer essa “manobra” para chegar a Austrália por um único motivo: voar de novo com a JAL. Eu já havia experimentado a primeira classe da empresa em dezembro de 2015, em um voo de Londres para Tóquio e achei excepcional. O soft product é superior a qualquer outra cia aérea que eu tenha voado em primeira classe e isso inclui a Qatar Airways e a Etihad. Então, não é pouca coisa. Como bônus, pude experimentar o catering de Paris e os assentos Apex Suite na executiva.

Como fiz a reserva antes da desvalorização da tabela do AAdvantage da American Airlines, gastei 60.000 totais para voar de Paris para Tóquio e de lá para Sydney, ambos os trechos em executiva. Uma beleza, não é? Bom, vamos ao voo.

Informações Gerais

Data: 13.12.2016

Hora de Partida: 19:00 

Número do Voo: JL46

Duração do Voo: 12h15m

Tipo de Bilhete: 60.000 milhas AAdvantage (juntamente com o voo Tóquio Sydney)

Classe Voada: executiva

HARD PRODUCT

Aeronave: B77W

Entrada em uso: 2003

Prefixo: JA73IJ

1a entrega: 06/2004

Classes de Serviço: primeira, executiva, econômica prêmio e econômica

A classe executiva da JAL no B77W é dividida em duas cabines: uma menor, mais íntima, com apenas duas fileiras (5 e 6), logo atrás da primeira classe, e a outra, bem maior, atrás da galley. Todos os assentos têm acesso ao corredor.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Eu fiquei no assento 5K que, junto com o 5A, é o assento mais privativo da executiva dessa aeronave – ambos ficam na janela. O assento ao lado fica mais recuado para que sobre espaço para o passageiro tenha acesso direto ao corredor.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Abaixo, o espaço para acesso ao assento.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O assento é o Apex Suite, também utilizado na classe executiva da Oman Air e da Korean Airlines em algumas rotas servidas pelo B77W. O assento tem uma boa largura e é bem macio.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Para mim, esse é o melhor assento de classe executiva atualmente em uso no mundo. Na minha opinião, ele supera os assentos espinha de peixe da American Airlines e Cathay Pacific, considerado o melhor pelos mais importantes blogueiros do mundo – Benjamin Schlappig do One Mile at a Time, Gary Leff do A View from the Wing e Brian Kelly do The Points Guy.

Nos assentos Apex Suite o espaço para os pés não afunila. O tamanho da tela de entretenimento também é excelente.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O assento pode ser ajustado em diferentes posições e possui ajuste lombar. No canto inferior esquerdo, há os ajustes da luz individual e na parte lateral direita, há o controle da divisória de privacidade entre os assentos.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A divisória de privacidade é essencial.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Sem ela, é possível enxergar o passageiro ao lado …

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

… e os demais passageiros da fileira …

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A luz individual para leitura fica na parte superior do assento e é plenamente ajustável.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O assento também possui tomadas comuns e USB para carregar aparelhos eletrônicos facilmente acessáveis: ficam ao lado do passageiro, na altura do ombro. Esse é o tipo de item que, para mim, hoje em dia, é essencial em qualquer aeronave.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O controle da tela de entretenimento é totalmente digital e também é de fácil acesso, ficando um pouco à frente das tomadas. O passageiro pode escolher a língua padrão nas configurações: japonês, chinês, coreano, inglês, francês, espanhol e alemão.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O tamanho da tela de entretenimento é ótimo. Aproveitei para ver “The Monuments Men”, um filme da 2a  Guerra sobre uma tropa cuja missão é salvar as obras de arte das mãos dos nazistas. Ótima diversão e muita saudade do meu pai, que teria adorado o filme!

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Por fim, a mesinha que também é de fácil acesso. Basta levantar a tampa …

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

… e pressioná-la levemente …

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

… a mesa levanta e é posicionada corretamente acima das pernas do passageiro.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A mesa tem um ótimo tamanho tanto para as refeições como para trabalhar.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

 

SOFT PRODUCT

Refeições: jantar e café da manhã

Champagne: Delamotte Blanc des Blancs N.V.

Qualidade da comida: excepcional

Qualidade da bebida: excepcional

Cortesia dos comissários: excepcional

Amenity kit: ótimo

Se no hard product a JAL foi muito bem, no soft product é onde ela brilha. Ao chegar ao assento, o passageiro já encontra, além do travesseiro e da coberta,  o seu par de chinelos, juntamente com os fones de ouvido noise-cancelling da Sony.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Além disso, também já está disponível o amenity kit da Zero Halliburton.

JAL Business Class CDG-HND Dez

A Zero Halliburton é uma marca de bagagens de luxo e foi a pioneira na criação de malas de alumínio. As malas da marca já foram utilizadas em filmes como Mission Impossible, Inception, Ocean’s Eleven e Men in Black, dentre outros. Além disso, a empresa também criou malas para a NASA trazer pedras da Lua na missão do Apollo 11.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O embarque da JAL é o mais eficiente que conheço: ele começa 30 minutos antes da hora do voo e em 15 minutos todos os passageiros já estão embarcados e sentados, e as portas do avião são fechadas. Nesse breve espaço de tempo, a comissária oferece champagne, suco de laranja ou água. Mais uma vez, fui forçada a escolher o champagne 😉 .

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Após a decolagem, a comissária da minha cabine veio se apresentar e oferecer o menu e a carta de bebidas do voo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Tudo parecia tão bom que fiquei na dúvida entre o menu kaiseki ou ocidental. Perguntei para a comissária se seria possível me trazer a entrada japonesa e o prato principal francês (carne). Se não fosse possível, minha escolha seria o menu oriental. Ela voltou dois minutinhos depois dizendo que eu poderia misturar os pratos. Para acompanhar, pedi saquê.

Logo em seguida, ela voltou com as famosas toalhinhas quentes e perfumadíssimas da JAL.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Pouco tempo depois, chegou o amuse bouche: camarões no alho e polvo com batats no molho de anchovas.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Gente …

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

O sabor era de outro mundo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Quando chegou a entrada japonesa, eu quase verti uma lágrima de emoção. Olhem para essa beleza.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Eu faço questão de explicar um por um!

Ova de arenque marinada com shimeji e agrião.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Ovas de salmão com rabanete ralado, feijão preto doce com pingos de ouro e lagosta grelhada com misô de gergelim. Observem a delicadeza do prato.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Dourado frito marinado no vinagre.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Rosbife com cebola no vapor.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Bolo de vieira e bolo de caranguejo com uma fina omelete e batata.

 

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Salmão grelhado com molho de nabo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Em seguida, me serviram o steak “Ozaki” com terrine de foie gras, e molho vinagrete com cogumelo boletus e trufas. Como acompanhamento, pedi arroz e, para beber, o vinho tinto de Bordeaux, o Château Simard 2004.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

A comida estava di-vi-na!

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Eu raramente como sobremesa em avião mas, dessa vez, eu fiz questão de experimentar o “Bergame”, feito especialmente pelo chef Jean-Paul Hévin.

Gente … *suspiro* … Panna cotta de limão, mousse de chocolate de Madagascar e caramelo ao limão.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Depois disso, fui dormir muito feliz. E mais feliz fiquei ao acordar, algumas horas depois, para tomar o café da manhã, cerca de 1h45 mins antes da aterrissagem. Escolhi a opção japonesa, mais uma vez, porque é mais semelhante ao nosso almoço, já que iria chegar em Tóquio tipo 14:00 hrs.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Salmão grelhado e marinado no misô com ovo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Sopa de misô.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Além disso, pedi takoyaki – um bolinho frito de polvo super comum no Japão. É uma comida deliciosa e barata … e cai muito bem com um chopp gelado!

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Como já estava, tecnicamente, na parte da tarde, não resisti e pedi whisky japonês Suntory The Yamazaki, single malt, que é sensacional.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Aterrissamos numa tarde chuvosa com Tóquio ao fundo.

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

Termino esse trip report com uma foto da incrível pista do aeroporto de Haneda, que foi construída sobre pilares na água. A engenharia japonesa mostra toda a sua excelência!

JAL Business Class CDG-HND Dez 2016

CONCLUSÃO

O voo foi sensacional e, para mim, justificou plenamente esse “desvio de rota” para chegar na Austrália. Para mim, a JAL está entre as melhores cias aéreas do mundo e espero utilizar minhas milhas em outros voos da empresa.

E vocês? Já voaram com a JAL?

Para ver a lista de posts sobre essa viagem à Austrália e Nova Zelândia, clique aqui.

4 Comentários

  1. Paulo Henrique

    Uauuuuuuuu 😲 Que inveja Rsrsrs

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén