viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Variados

Jubileu de Prata da Premium Economy

Premium Economy Singapore Airlines

Em dezembro de 1992, a companhia aérea taiwanesa EVA Air voou pela primeira vez para os Estados Unidos non-stop. O Boeing 747-400 que fazia a rota trouxe uma novidade no ar: a classe premium economy, chamada pela empresa de economy deluxe. Ou seja, em 2017 estaremos celebrando o jubileu de prata da premium economy.

EVA Air Economy Deluxe Foto Ken Donahue

EVA Air Economy Deluxe Foto Ken Donahue

Em voos mais longos, a viagem na cabine econômica já tinha se tornado uma tormenta para alguns passageiros e os executivos da EVA enxergaram a oportunidade para oferecer um produto mais elaborado para a classe média que não podia arcar com o custo de uma passagem em executiva.

A ideia básica da premium economy é um assento mais largo com maior espaço para as pernas. Atualmente, as cias aéreas oferecem entre 9 e 10 assentos em cada fileira da classe econômica. A premium economy geralmente se limita a 7 ou 8, em uma configuração 2-3-2 ou 2-4-2, dependendo da aeronave.

As empresas aéreas de quase todo o mundo encamparam a ideia, mas as americanas Delta, American e United somente se renderam recentemente ao conceito. Na verdade, a última companhia aérea a aderir à premium economy foi a Iberia, que vai estrear a nova cabine em julho desse ano.

Há três grupos de passageiros que frequentam a premium economy: viajantes a turismo que procuram um pouco mais de conforto sem um gasto excessivo com passagem aérea, executivos a trabalho e pessoas muito altas ou largas para quem a econômica é sinônimo de tortura.

O Skytrax, grupo de consultoria britânico especializado em aviação, todo ano elege as melhores cias aéreas do mundo, a partir do voto dos passageiros. Em 2016 as melhores premium economy do mundo foram:

10 – Virgin Australia

Premium Economy Virgin Australia

9 – Singapore Airlines

Premium Economy Singapore Airlines

8 – Aeroflot Russian Airlines

Premium Economy Aeroflot

7 – China Airlines

Premium Economy China Airlines

6 – Air France

Premium Economy Air France Foto Simonde

5 – Cathay Pacific

CX Premium Economy A350 AKL – HKG Dez 2016

4 – Japan Airlines

Premium Economy JAL

3 – Lufthansa

Premium Economy Lufthansa

2 – Qantas Airways

Premium Economy Qantas Foto Airliners.net

1 – Air New Zealand

Premium Economy Air New Zealand

Como tudo o que é bom dura pouco, a Air New Zealand está descontinuando essa premium economy com o assento Spaceseat, que parece maravilhoso, justamente porque ele é pouco lucrativo. Ele ocupa muito espaço na cabine e a empresa não pode cobrar um valor similar à executiva. A foto abaixo mostra a premium economy que vai já está substituindo a vencedora de 2016. Pela foto, há possibilidade da Air New Zealand perder a coroa esse ano …

Dessas 10 melhores, eu só conheço a da Qantas no A380 quando voei de Singapura para Londres. Realmente, o espaço menos limitado faz diferença para um voo de cerca de 13 horas e, dependendo do preço, é um investimento que vale a pena.

Vocês investem em premium economy?

PS: Em termos de curiosidade, e por ser acreditar que seria uma experiência bem exótica, eu gostaria de experimentar a Aeroflot e a Air China.

OBS: Agradeço ao Nei Menezes que me corrigiu quanto à EVA Air … Logo eu que sou doida pra voar num Hello Kitty da cia!

7 Comentários

  1. Nei Menezes

    Muito boa matéria. Foi uma surpresa para mim. Não sabia que existia há tanto tempo.

    • Beatriz

      Nei, para mim também foi surpresa. Fui pesquisar sobre um assunto e achei essa informação. Aí decidi escrever o post.

  2. Moreno

    Vale a pena sim. Já voltei da Holanda na faixa. O funcionário da KLM me fez essa gentileza.

  3. Lucas

    Já voei em várias (Air NZ, Qantas, LH, Air France, americanas) – concordo com o ranking. Na LH deixo para comprar no aeroporto, normalmente custa uns 200-300 dólares. A da Qantas é bem mais cara que a da LH, porém a poltrona tem mais espaço. Viajo muito por conta do trabalho e virou minha classe preferida. Mais conforto que na economy e funciona bem para cortar custos de business quando o cliente quer economizar. A United ainda não lançou um produto para concorrer com a AA. Rumores dizem que acontecerá ainda em 2017.

    • Beatriz

      Esse upgrade da LH é para qualquer tarifa da econômica?

      • Lucas

        Normalmente, sim. Nunca me foi negado (desconfio que sempre havia capacidade), inclusive com ticket united em voo operado pela LH…

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén