Na quarta feira passada a Korean Air recebeu seu primeiro Boeing 787 Dreamliner. No total, a empresa vai receber 10 aeronaves da Boeing, sendo 5 neste ano e as demais em 2018. O Dreamliner será utilizado, inicialmente, nas rotas para Toronto, Madri e Zurique na segunda metade de 2017.

A Korean inovou com esta aeronave, pois os assentos da primeira classe são os mesmos da classe executiva. A empresa escolheu instalar os assentos APEX (também utilizados pela Japan Airlines, que os chama de SkySuites – leia o trip report aqui). O que difere uma classe da outra é o tamanho da tela de entretenimento individual – 23 polegadas na primeira e 15.4 polegadas na business.

A cabine da primeira classe também é mais exclusiva, contando com apenas 6 assentos. Já a executiva dispõe de 18 assentos.

O presidente da companhia, Walter Cho, justificou a escolha afirmando que os passageiros estão mais interessados no soft product – no serviço – do que no hard product.

Veja como ficou a primeira classe:

Korean Air First Class B789 – Foto TPG

E a classe executiva:

Essa é uma ótima notícia para os clientes da Smiles, uma vez que a Korean é parceira do programa de milhagem brasileiro e esses assentos da APEX, na minha opinião, são os melhores assentos de classe executiva no mercado hoje em dia.

Aliás, a Korean é uma das empresas parceiras que mais disponibilizam bilhetes com milhas em classe executiva e é uma ótima opção para voos entre a Ásia e a Europa e a América do Norte. Entretanto, a nova aeronave ainda não entrou no sistema da Smiles. A falta de disponibilidade inicial de assentos para emissão com milhas é prática corrente nas empreesas aéreas quando um novo modelo de aeronave ou uma cabine reformada é colocada no mercado.

Entre a Europa e a Ásia são necessárias, em média, 40.000 milhas Smiles para bilhetes na classe econômica e 100.000 na executiva. Já entre Ásia e América do Norte, a econômica sai, em média, a 50.000 milhas e a executiva, a 100.000 milhas.

Sejam criativos na utilização das suas milhas! Eu estou juntando as minhas para resgatar um bilhete em executiva na Korean Air. Os assentos APEX da classe executiva já estão disponíveis em B773 selecionados da Korean nas rotas operadas pelo B747-8 (NY, San Francisco, Singapura, Vancouver, Frankfurt etc.) e em algumas aeronaves B773. Para saber qual é o tipo de assento de determinado voo, consulte o Seat Guru (www.seatguru.com).