Mais cedo dei uma olhada no meu email com o anúncio da venda de upgrades para a classe executiva da LATAM, mas como estava em trânsito, não pude postar a respeito.

Pois bem, os assentos disponíveis nas classes premium business e premium economy serão colocados à disposição dos passageiros de econômica para darem lances para upgrade. Segundo a LATAM, esses assentos só serão disponibilizados após os passageiros Black Signature, Black, Platinum e Gold com direito ao upgrade gratuito terem sido acomodados. Inicialmente, as rotas contempladas são Montevidéo, Cidade do México e Bogotá.

Os lances, entretanto, não serão livres: a LATAM vai estipular um intervalo pré-definido de preços. Para ter acesso ao leilão, um link de acesso ao Opção Upgrade será enviado por e-mail para os passageiros. Caso o passageiro não receba o e-mail, pode verificar se é elegível para o Upgrade no site da empresa. Entre 8 e 12 horas da partida, a LATAM enviará um email informando ao passageiro se o lance foi aceito.

O passageiro que conseguir o upgrade ganhará pontos Multiplus de acordo com a reserva original, ou seja: na econômica. Mas terá os benefícios de check-in preferencial, acesso aos lounges da classe executiva, bagagem extra etc.

É possível dar o lance ainda que a reserva tenha mais que um passageiro. Nesse caso, o leilão obrigatoriamente abrangerá todos os passageiros da reserva. Assim, se você estiver viajando com outra pessoa na mesma reserva o, ao fazer um lance de US$ 300, a quantia total é, na verdade, US$ 600. E, detalhe: se houver apenas um assento disponível, não será possível somente um dos passageiros da reserva conseguir o upgrade.

Caso o passageiro consiga o upgrade, ele não poderá escolher o assento, já que ele será automaticamente distribuído de acordo com a disponibilidade da cabine. Ou seja, muito cuidado ao fazer o lance no B777, já que a configuração da cabine é 2-3-2 e você poderá pagar para ficar no assento do meio, sem qualquer privacidade entre dois estranhos.

Mas nem todos os passageiros são elegíveis para efetuarem lances para upgrade:

  • adulto viajando com criança menor de 12 anos
  • adulto viajando com animal de estimação na cabine ou animal destinado a suporte emocional
  • passageiro com bagagem extra em cabine

Dependendo da faixa de preços do leilão, parece uma boa oportunidade para ambas as partes: para a LATAM, que pode lucrar ao invés de voar com assentos vazios, e para o passageiro, que pode viajar com mais conforto pagando menos. Mas, vamos esperar para ver como a LATAM vai precificar a oferta.