viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Cias Aéreas Brasileiras, LATAM

LATAM Fidelidade: Hoje Muda a Maneira de Acumular Pontos

Logo

Hoje é a data em que a LATAM altera o modo de acumular pontos no seu programa de fidelidade, aderindo ao sistema de um multiplicador de gastos em real e dólar ao invés da distância do voo e da classe voada.

Os clientes com status mais alto ganham 8 pontos por real gasto nas passagens domésticas e 12 pontos por dólar gasto nas internacionais. Já os clientes sem status ganham 2.5 pontos por real  gasto nos voos domésticos e 5 pontos por dólar gasto nos internacionais.

Mas atenção ao seguinte: o multiplicador aplica-se somente ao valor do bilhete excluindo tributos, tarifas e serviços adicionais. Além disso, não se aplica nenhum bônus por categoria de status, já que o multiplicador progressivamente mais alto já é a diferenciação.

A LATAM também informa que há um máximo de acúmulo de 60.000 pontos por segmento.

Outro fator a ser considerado é que essa é a regra para acumular pontos. A regra para pontos elite (status) é outra. Essa ainda se refere a um percentual sobre as milhas voadas e a tarifa.

As novas regras de acúmulo atingem principalmente aos viajantes que procuram as tarifas mais baratas e seguem a tendência internacional inaugurada pelas companhias americanas. Hoje em dia, é mais vantajoso acumular milhas/pontos nos clubes dos programas de fidelidade (leia aqui). Vou dar um exemplo com a própria LATAM.

Uma passagem internacional de USD 1.000 (cerca de R$ 3.300 excluindo taxas) rende 12.000 pontos para um passageiro Black Signature. No Clube Multiplus 5.000 esses mesmos 12.000 pontos saem por R$ 312,00 (cada ponto custa R$ 0,026 nesse plano) ou R$ 516,00 no plano mais barato, o Clube 1.000.

Resumindo: quer acumular pontos no Fidelidade? Não voe mais na LATAM – filie-se ao clube, espere uma transferência bonificada de pontos do cartão de crédito ou aguarde uma promoção com desconto na compra de pontos.

 

13 Comentários

  1. Antonio Florencio

    Hoje a forma mais difícil de acumular pontos é voando. Sempre aproveito transferências do cartão e compra nos parceiros. Sempre a Netshoes, Ponto Frio, etc, faz promoções que rendem até 10 pontos por cada real gasto. Às vezes uso Km de Vantagens ou compro pontos com 60 % de desconto.

    • Beatriz

      Concordo plenamente em relação ao Fidelidade. O Smiles ainda dá mais milhas voando.

  2. Vnmy

    Beatriz ou alguém que possa me orientar.
    Quero aproveitar a boa tabela com parceiros, e emitir uma viagem para a Ásia( latam)
    Alguém sabe me dizer si compensa a diferença de 30 k d diferença entre executiva e fisrt dá British?
    Obrigado!

    • Beatriz

      Eu mesma preferi emitir First. Os assentos da executiva são problemáticos, pois quem está no meio tem que passar por cima de quem está no corredor para ir ao banheiro. Isso, por si só, já me desanima, tanto sendo passageira do corredor como do meio.
      Daqui para a Ásia são dois voos de mais de 11 horas, então, eu acho que vale a pena, mesmo que a First da British não seja das melhores.
      Além disso, você terá direito à Concorde Room. Não sei se você gosta de whisky, mas lá tem Johnnie Walker Blue Label à vontade. Ah, a Concorde Room está fechada agora, e reabrirá reformada no fim do ano.

  3. Vnmy

    Obrigado Beatriz seria aniversário de casamento … Minha esposa não liga muito entre executiva e fisrt, para ela basta ter como dormi com as pernas esticadas RS…

    Essa sala concorde seria do estilo dá Lufthansa em Frankfurt?

    Achei disponibilidade 2 vagas, para dia 22/01 voltando
    Singapore/gru.

    • Alexandre

      Não espere qualquer comparação com o First Class Terminal (FCT) da Lufthansa em FRA. A Concorde Room é uma sala dedicada aos passageiros de First da BA (e poucos viajantes muito frequentes do programa deles), melhor que a sala “normal”, mas nada demais.

      De qualquer forma, eu tb emitiria em F.

    • Beatriz

      Alexandre falou tudo! Mas a Concorde é só pra quem viaja em F. Há a Galleries First para pax Emerald.

  4. Bruno Dantas

    Beatriz, são 8 pontos por Real no doméstico, e 12 por dólar no Internacional, melhoraram o acúmulo doméstico, que era de 2 a 3 mais 100% de bônus, o que chegaria a 6 pontos/Real e agora chega a 8 pontos, e pra qualquer tarifa, ou seja, no básico quem é Gold, eram 2 pontos/Real mais bônus 25% =2,5 pontos/Real, agora são 4

    • Beatriz

      Sim, para quem voa doméstico pagando uma tarifa maior, melhorou. Mas ainda assim, o ponto sai mais barato no Clube, levando em consideração que as pessoas procuram tarifas mais baratas e a maioria não tem status. A cada 1.000 reais, são 4.000 pontos no Gold, por exemplo. No clube, você consegue 5.000 pontos por R$ 162,90.

      • Bruno Dantas

        Correto, por isso na hora de comprar você tem que fazer duas contas, ex: REC-GIG, na basica R$ 290,00, acumula 1160 pontos (Gold), cada ponto a R$0,0325 = R$37,70 de retorno, custo final de R$252,30, e pontos de qualificação elite, se emitir por milhas for igual a 7760 pontos, tem o mesmo custo, mas não qualificar status, se custar 8k, fica mais caro que comprar, além de quem não tem status pode comprar Flex com 10kg a mais ou top com 20kg extra, e por pontos não tem essa opção

        • Beatriz

          Perfeito, Bruno. Mas eu nunca emito passagens domésticas com pontos. Para mim, não vale a pena. E mais, eu também não emito passagens com pontos para voar LATAM quando eu tenho as parceiras que são infitamente melhores.

  5. Joao Carlos

    Como vcs disseram que é muito melhor comprar passagem nas aéreas parceiras Latam, gostaria de saber como descubro qual será a milhagem cobrada? Não consigo no site da AA e nas demais. Aguardo dicas !

    • Beatriz

      João, se você é cliente LATAM Fidelidade, é a tabela deles que você tem que consultar. A tabelea está em resgatar pontos ou passagem no site da LATAM. Aqui eu também tenho uma em um post.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén