viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Cias Aéreas Brasileiras, LATAM

LATAM Muda Perfis de Tarifa e Impacta Fidelidade

Além de mudar as regras da bagagem para passagens compradas a partir de 18 de maio, a também  LATAM anunciou novos perfis de tarifa.

A empresa adotará quatro perfis de tarifa: Promo, Light, Plus e Top.  O preço de cada perfil varia de acordo com os benefícios oferecidos, tais como a pontuação no Fidelidade, reserva antecipada de assentos, Espaço+, bagagem, taxas de remarcação e reembolso de bilhetes.

A tarifa mais baixa, a Promo, sequer permite acúmulo no Fidelidade, que já teve uma drástica piora na última alteração do programa (clique aqui para saber mais) com a adoção de um multiplicador.

Essa mudança também impacta as regras de qualificação. A estrutura atual conta com 5 perfis de tarifa e a LATAM não deixou claro como como a nova organização, que conta apenas com 4 níveis, vai afetar na qualificação para os status Gold, Platinum, Black e Black Signature.

É a 3a vez em 13 meses que a LATAM altera, com maior ou menor impacto, o seu programa de passageiro frequente. E, para variar, a mudança traz mais prejuízos do que benefícios. Se a empresa adotou o sistema de acúmulo de acordo com o gasto, não me parece razoável – e nem bem intencionado – que ela não queira remunerar o perfil de tarifa mais baixo. O próprio preço pago já interfere na quantidade de pontos. A medida é infeliz e, sobretudo, mesquinha.

Para ver o comparativo de cobrança de bagagens da LATAM, GOL e Azul, clique aqui.

3 Comentários

  1. Leonardo

    A Latam tinha o melhor programa fidelidade do Brasil. Excelente opções de resgate para os clientes Top´s., Melhor tabela de acúmulo de pontos, etc. Hoje, pra começar, é impossível confiar no programa, pois toda hora muda e pra pior (como relatado na matéria). A tabela de acúmulo piorou muito. A tabela de resgate idem. Acho que a Cia acha que o programa fidelidade não vale nada. Nós consumidores devemos responder da única forma possível, ou seja, não voando Latam. No meu caso, atualmente, é minha última escolha. Olha que até o ano passado era exatamente o contrário, pagava inclusive mais caro para voar na Cia, por isso, sou cliente Black Signature. Mas, sinceramente, após todas essas mudanças, abandonei este programa.

    • Beatriz

      Pois é, Leonardo. Eu sou uma “viúva” do AAdvantage e migrei para o LATAM Fidelidade esse ano. Apesar de já ser Black em 5 meses de filiação, não vou continuar com ele no próximo ano. Para mim, a alternativa certamente será um programa estrangeiro.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén