viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Avaliações, Cias Aéreas

LATAM Premium Economy Rio – Santiago – Rio no A320neo

LATAM Premium Economy GIG - SCL A320 Mar 2017

No fim de semana passado, eu fui a Santiago do Chile pela LATAM. Comprei o bilhete em premium economy para satisfazer um dos requisitos para me tornar cliente Black, que corresponde a Oneworld Emerald. Eu sabia que a aeronave era um A320, mas acreditava que ela tinha uma cabine premium com configuração 2-2.

Quando entrei no avião, fiquei bastante surpresa, pois havia apenas o bloqueio do assento do meio.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

Na volta, a configuração também era a mesma. O que mudou é que a aeronave era um A320neo.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

Eu até dei uma olhada no Expert Flyer e lá constava o que eu acreditava que tinha comprado: configuração 2-2. Isso vai merecer um post à parte …

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

Sem ter muito o que fazer a respeito da compra, sentei no meu lugar. Para a minha surpresa, havia um amenity kit para os passageiros da premium economy. Logo depois da decolagem, a comissária – muito simpática – passou com essas toalhinhas refrescantes.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

O amenity kit era bem simples – apenas o saco de pano (eu adoro, porque uso para separar as roupas quando estou fazendo as malas) – com um par de meias fechado no centro.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

Ao abrir, o kit básico para uma viagem curta. Afinal, do Rio para Santiago o tempo de viagem foi de cerca de 4h15mins.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

O único senão do serviço de bordo foi a demora. Quando eu fui finalmente servida, já havia passado 1h20mins da decolagem. Mas eu não responsabilizou a comissária, não. Ela era somente uma pessoa dando conta dos 12 passageiros em um avião pequeno.

No carrinho, água, refrigerantes e sucos, acompanhados de vinho tinto e branco, cervejas e whisky.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

Na hora do almoço, a comissária descreveu os dois pratos oferecidos – um contra-filé e um frango. Optei pela carne e para minha mais absoluta surpresa ela estava boa! Eu quase chorei de emoção! A salada de abobrinha assada também estava boa! Para acompanhar, água e vinho tinto Malbec. A sobremesa era uma tarte de manga com calda de morango.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

Não há sistema de entretenimento nos assentos, mas a LATAM oferece filmes, séries e jogos por meio de seu aplicativo para smartphones e tablets, o LATAM Entretenimento. Basta baixá-lo para assistir os filmes abordo.

O voo da volta foi pela manhã. Dessa vez, nada de amenity kit … Houve o mesmo problema da ida: a demora no serviço. Dessa vez, a oferta de bebidas não incluiu nenhuma bebida alcoólica.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

O comissário passou o tablet com o menu completo para os passageiros escolherem o café. As opções eram frios ou omelete.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

Eu pedi a omelete que estava fraca – ressecada e morna.

LATAM Premium Economy GIG – SCL A320 Mar 2017

O voo da volta foi mais rápido do que o da ida: chegamos em 3h30 mins.

Os pontos positivos dos voos foram o almoço na ida e o atendimento da comissária Letícia Nabeth, também na ida. Ela foi extremamente simpática e profissional.

Um dos pontos baixos foi a inconsistência no serviço: ou a rota tem ou a rota não tem amenity kit.  O outro ponto baixo vai merecer um post: a venda de gato por lebre.

 

7 Comentários

  1. Nei Menezes

    Se vc falasse que o almoço / janta era de um voo de longa duração eu acreditaria. Não vejo nenhuma diferença. Aliás vejo sim, não tem aquela tijela com a sopa fria. Lamentável ver que a refeição servida num voo de 4 horas é praticamente igual a de um voo de 12h.

    • Beatriz

      Nei, o almoço foi melhor do que ambos os jantares na rota FRA-GRU em business. Vá entender …

      • Nei Menezes

        também acho. vi pelas imagens. triste ver como o serviço da Latam está péssimo nas cabines premium. na econômica o serviço é bom.

  2. Daniel

    Há muito deixei de viajar para o exterior na Latam.

    Tive traumas de péssimos atendimentos no passado que me levaram a tal decisão.

    E ao ler seus comentários sobre a drástica diferença entre os dois voos, solidifico minha decisão pretérita. Pago mais caro mas viajo em outra cia aérea.

    • Beatriz

      Eu ainda tenho que voar com eles por conta do status. Mas, ano que vem, vou pra outro programa de fidelidade …

  3. Ana

    Oi, Bia,
    Acabei de comprar Santiago-Rio para o fim de abril na premium economy. Para a ida só havia econômica disponível mas, pelo visto, não fará muita diferença rsrsrs. Estou aguardando o seu post ‘gato por lebre’! Bjoooooos

    • Beatriz

      Ana, eu fumeguei! Eu tive a oportunidade de comprar via São Paulo, que usa um B787 na rota, com assentos-cama etc e tal. Vou escrever no fim de semana!

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén