A LATAM decidiu dar um fim ao cartão TAM Itaucard e o substituiu pelo Multiplus Fidelidade Itaucard. A questão é: vale a pena ter um?

Na sua versão mais barata e com menos vantagens, a anuidade é de R$ 220,00 ao ano, com acúmulo de 1.3 pontos Multiplus por cada dólar gasto.  Eu tenho enorme implicância com essa tabela em dólar. Nossa moeda é o real e a tabela deveria ser baseada em reais, vocês não acham?

Já na sua versão mais cara, que confere 2.5 pontos Multiplus por cada dólar gasto, a anuidade é de incríveis R$ 1.200, 00. Whaaaat??????

E quais são os benefícios?

E aí? Vale a pena?

Não! Pelos seguintes motivos:

1 - R$ 1.200,00 de anuidade é uma acinte! É nível The Platinum Card da AMEX sem os benefícios.

2 - Quem tem outros cartões pode transferir os pontos para o Multiplus sem qualquer impedimento, o que não justifica ter um cartão especialmente para isso.

3 - Além disso, quem tem o Multiplus não poderá participar das transferências bonificadas de outros cartões, já que os pontos cairão diretamente na conta do cliente.

3 - Por fim, os pontos ficam engessados. Com outros cartões, nós podemos escolher para qual programa vamos transferir os pontos de acordo com as promoções oferecidas e nossa necessidade.

A única novidade é o “sign up bonus”. O cartão dará 100 mil pontos para o cliente que contratar a versão Black e tiver um gasto de R$ 60.000 reais entre 1° de abril e 30 de setembro de 2017 e 30 mil pontos para quem contratar a versão Platinum e tiver um gasto R$ 30.000 reais no mesmo período.

Mas, venhamos e convenhamos, é um valor bem expressivo que se exige gastar exclusivamente no cartão para esse bônus. Vamos fazer a contas?

Você só ganha 100.000 pontos se escolher o Black, cuja anuidade é de R$ 1.200,00. Além disso, você ainda é obrigado a gastar R$ 60.000,00 entre abril e setembro de 2017. Vamos a uma hipótese: se o cliente investir esse dinheiro com 5% de retorno, ele ganha R$ 3.000,00. Junto com a anuidade, temos R$ 4.200,00. O que esse dinheiro compra no Multiplus? Cerca 70.000 pontos fora de promoção e 140.000 pontos nas promoções de bonificação de 100%, como a última que aconteceu há uma semana atrás. Qualquer promoção de 50% de bônus ou mais já cobre a oferta e você ainda fica com dinheiro em conta.

As administradoras de cartão de crédito, os bancos e os programas de fidelidade no Brasil ainda não aprenderam. Passem a dar mais benefícios tais como status, acesso gratuito às salas VIP etc. Fiz um post justamente sobre essa questão do quanto estamos para trás nesse mercado (leia aqui).

Eu passo.