viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Avianca Brasil, British Airways, Iberia, LATAM

Novo Acordo entre LATAM, British e Iberia + Avianca Quer Voar para Londres

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou com unanimidade o acordo comercial entre o Grupo LATAM Airlines e o IAG, a parent company da British Airways e da Iberia, finalizando assim seu processo de revisão que havia começado em junho de 2016.

Mais intenso do que um code-share, o acordo selado entre as empresas aéreas no início do ano passado permite a coordenação entre elas em diversas áreas, como por exemplo na oferta de assentos, precificação, compras e vendas e prevê ainda o compartilhamento das receitas.

Primeiro, a LATAM se compromete a lançar duas novas rotas entre o Brasil e a Europa, sendo um deles um voo direto saindo de outra grande cidade que não seja São Paulo ou Rio de Janeiro.

Segundo, haverá a disponibilização de slots (horários de pousos e decolagens) em Londres ou em São Paulo para uma nova companhia aérea que deseja voar nesta rota. A companhia aérea interessada (entrante potencial) terá direito a escolher 15 rotas a partir de Londres e oito rotas a partir de Guarulhos.

Um fator a ser sublinhado é que, durante o processo no CADE, a Avianca e a Virgin Atlantic eram interessadas e pediram informações sobre o acordo, sendo que a Avianca já pediu os slots!

Detalhe: a Delta é acionista da Virgin Atlantic, que poderia distribuir os passageiros para outros destinos no Brasil através da GOL, que também tem participação da Delta.

As empresas terão também de manter por sete anos a oferta de assentos entre São Paulo e Londres, com base na oferta verificada em 2016.

Todos os compromissos terão uma duração de 7 a 10 anos, prazo no qual haverá uma consultoria independente que revisará o cumprimento das medidas anteriormente indicadas.

Notícias quentíssimas, hein, pessoal! Será ótimo a entrada de uma nova companhia aérea oferecendo voos para a Europa. Entre Avianca e Virgin Atlantic, eu prefiro uma nova empresa operando no país. E vocês?

 

 

 

 

4 Comentários

  1. Antonio Carlos Florencio

    Qual cidade você aposta como uma nova rota entre o Brasil e Europa? Queria que fosse Recife, mas acho que vai ser Brasília.

  2. Beatriz

    Acho que Brasília seria a escolha mais razoável, mas a LATAM tinha planos para um hub no nordeste. Tudo vai depender das negociações entre as empresas, porque a British e a Iberia vão dividir os custos da operação com a LATAM.

  3. Daniel

    Claro que NE ou BSB possuem grandes chances…

    Mas fato o é que houve grande investimento no aeroporto de CNF, sendo que a concessionária responsável ainda não conseguiu trazer nenhuma grande companhia que faça jus ao novo terminal inaugurado.

    Em tempo, entre AVIANCA e VIRGIN, não tenho qualquer dúvida quanto a esta última, cujas avaliações internacionais de sua business são incríveis.

    • Beatriz

      CNF também é uma possibilidade. Como falei, tudo vai depender do que as 3 empresas decidirem conjuntamente.
      No mais, #teamVirgin!

Deixe um comentário para Cancelar resposta

Theme by Anders Norén