viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Cartões de Crédito, Variados

Novos TPCs do AMEX Agora São Exclusivamente Livelo

Desde que assumiu a gestão dos cartões AMEX no Brasil, o Bradesco vem gradualmente retirando os benefícios que diferenciavam os cartões AMEX. O Membership Rewards era o grande ás na manga da AMEX.

Para os clientes que receberam o cartão recentemente, apesar de o site ainda disponibilizar essa informação de adesão automática ao MR, ela corresponde a uma meia verdade.

Como eu disse, segundo o regulamento do Membership Rewards, os associados TPC são automaticamente associados MR.

Entretanto, todo percurso digital que o cliente precisa percorrer para ver seus pontos leva ao Livelo.

Ao entrar no site do MR indicado no Regulamento, é esta a tela que aparece:

Já o cliente que procura informações sobre a sua conta  no site do Membership Rewards (de acordo com o Regulamento, a inscrição é automática) se depara com o pedido para digitar os 6 primeiros números do cartão – são esses os números que diferenciam os cartões atuais dos antigos.

Ao digitar os números, os novos clientes são levados a esta tela que indica que os pontos MR se transformam em pontos Livelo.

Então temos informações conflitantes: os TPC não precisam se inscrever pois estão automaticamente no MR, mas o próprio site o leva a se inscrever no Livelo. Sem essa inscrição, é impossível acessar a conta para verificar o saldo e o extrato de pontos.

Está explícito, também no site, que os gastos agora se transformam em pontos Livelo.

As informações extrato do cartão TPC, por sua vez, acaba com qualquer dúvida:

Além disso, os novos associados não são mais atendidos pela central do AMEX no número 0800-728-7070 e sim pelo telefone 4002-0022 que atende os cartões Bradesco. Além disso, dois atendentes diferentes informaram que os pontos dos novos cartões só podem ser resgatados com os parceiros da Livelo.

O principal atrativo do Membership Rewards é a multiplicidade de parceiros aéreos: British Airways, Iberia, Singapore Airlines – nenhum desses é parceiro do Livelo.

Mas afinal, o que aconteceu aqui?

O Bradesco Cartões inventou uma  “jabuticaba contratual”.  Ele não encerrou com o Membership Rewards, pois sabe que ele é o grande atrativo do cartão e haveria uma chuva de ações judiciais. Mas, para os novos clientes, o MR tornou-se uma espécie de intermediário – dispensável, diga-se de passagem –  entre os AMEX emitidos pelo Bradesco e o Livelo.

O Bradesco pode fazer isso? Acho que isso é juridicamente muito questionável, já que há uma clara diferenciação de direitos entre clientes de um mesmo cartão.

Por outro lado, alguém poderia alegar que esses cartões agora são emitidos pelo Bradesco e os outros, pelo AMEX. Isso é irrelevante para o direito do consumidor. Neste caso, creio que a teoria da aparência pode ser aplicada (o nome é auto-explicativo).

É uma pena que a administração do Bradesco Cartões não enxergue o diferencial do TPC em um mercado que literalmente explodiu nos últimos dois anos. Digo e repito: o pessoal do mercado financeiro que cuida dos programas de fidelização podem entender de dinheiro, mas não entende nada de programa de fidelidade.

 

9 Comentários

  1. paulo

    Tenho o tpc antigo e se o bradesco fizer a besteira de alterar o meu para livelo cancelo o meu cartão na hora. Só estou com o TPC por causa dos parceiros internacionais, pois é o único cartão que ainda os tem. Minha cidade não tem o jantar de aniversariante e nem recebo a assinatura da revista do amex. Migrarei para algum outro black.

    • Beatriz

      Paulo, não acredito que o Bradesco fará essa bobagem. Para dizer a verdade, eu não sei que estratégia é essa deles …

  2. Fellipe Leite

    Recentemente minha gerente do Bradesco me ofereceu o Elo Nanquim e o Visa Infinite, alegando que nos 3 primeiros meses de utilização a pontuação virá em 4 pontos para cada dólar. Então, acabei aceitando a proposta.

    Ocorre que eu já tenho um Amex TPC antigo, que pontua no MR e que tem os parceiros internacionais. Minha dúvida é a seguinte: quando eu fizer o cadastro na conta da livelo, automaticamente meus pontos e meu acúmulo do TPC passam a ser livelo? Ou eu preciso dar algum ok antes de isso acontecer e começar a pontuar no livelo somente os cartões Nanquim e Infinite?

    Obrigado!!

    • Beatriz

      Felipe, se você cadastrar o TPC na Livelo, você sairá do MR – foi isso que me disseram no telefone. Agora, imagino que o cadastro do Elo Nanquim e do Visa Infinite não vão vincular o TPC – mas eu ligaria para o número dedicado do TPC para confirmar essa info.
      Aliás, hoje em dia, você pode ter uma conta Livelo sem ter nenhum cartão vinculado a ela.

      • Fellipe Leite

        Isso mesmo, Beatriz. Encaminhei e-mail para o LIVELO e eles me informaram que será necessário cadastrar cada cartão no programa, sendo que se eu não cadastrar o TPC, ele continuará pontuando no MR.

        Obrigado pela ajuda!!

  3. Victor

    Troquei meu gold card pelo platinum essa semana. Não consigo cadastrar o cartão no site do american express. A operadora disse que meus pontos passam automaticamente para a livelo, bem como não sabem informar se serão mantidos os benefícios. Esta uma confusão. Infelizmente estou pensando em cancelar o cartão. Uma anuidade caríssima sem nenhum benefício diferencial mais. Me sentindo lesado.

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén