viaje bem, viaje longe, viaje barato!

Brasileiros, Estrangeiros, Programas de Milhas, Programas de Milhas

O LATAM Fidelidade e minha escolha de programa de milhas para 2018

Durante o ano de 2017 eu decidi apostar no LATAM Fidelidade como o programa em que eu acumularia milhas/pontos e conseguiria status. Eu era Executive Platinum no AAdvantage da American Airlines e estava muito irritada com os EDQs, que é um gasto mínimo exigido pelo programa. Para alcançar Executive Platinum hoje, além das 100.000 milhas é necessário o gasto mínimo de USD 12.000.

Então, optei por alcançar Black no Fidelidade, que é Emerald na Oneworld, o maior status da aliança. O Black Signature, ao meu ver, só atende a quem precisa de Special Services, ou seja, que voa muito com a LATAM, o que não seria o meu caso. Tenho amigos que voam constantemente em voos domésticos que dizem que, nesse caso, o Special Services faz diferença. Enfim …

Depois de 4 meses com o Fidelidade, eu já tinha desistido de manter o status para 2018. Foram tantos os problemas que eu até escrevi um post-reclamação levantando os 10 principais problemas do Fidelidade (para ler o post, clique aqui). Dos 10 problemas relatados, acho que o Fidelidade só resolveu o número 4.

No final das contas, o que pesou na minha decisão de deixar o Fidelidade foi o seguinte:

(a) A multa por alteração de passagens com as parceiras. Cada mudańça sai por USD 150, mesmo para quem é Black Signature. Como o programa não é muito bom com a disponibilidade com as parceiras, sou obrigada a emitir com antecedência, o que pode levar a cancelamentos ou alterações. Já deixei USD 300 no Fidelidade por conta disso em 2017. Enough.

(b) A demora em estornar os pontos para a conta. São 30 dias em que o Fidelidade fica com meus pontos. Ponto = dinheiro = patrimônio. AAdvantage, Victoria, Amigo, Smiles, MileagePlus, Lifemiles: todos levam, no máximo, 24 horas para devolver as milhas pra conta. O Fidelidade já ficou 38 dias com 140.000 pontos meus. Ainda tive que ligar porque os pontos não voltaram nos 30 dias do regulamento. No way, Jose …

(c) As informações do extrato da conta no site do Multiplus e do Fidelidade quando não são confusas, são incompletas. Se vocês movimentam muito a conta do programa (emitem/alteram/cancelam voos e creditam pontos de diversas origens), vocês sabem do que eu estou falando. Agora, a cada alteração eu faço anotações completas no Notes do meu celular: data, reserva, saldo de pontos no dia da alteração, natureza da alteração e eventuais estornos/pgtos em dinheiro e pontos. O Fidelidade está me devendo mais de R$ 500,00 em estorno de taxas aeroportuárias desde outubro e até agora nada foi depositado na minha conta. Eu entro em contato e me informam que o departamento responsável ainda não deu uma posição. Deixa o Tribunal de Justiça voltar do recesso que eu faço darem uma posição rapidinho …

Enfim, estou voltando para o AAdvantage, contornando os EQDs de USD 12.000 voando com as parceiras. Apesar de todos os problemas e da piora do programa em geral, ele ainda é, para mim, o programa mais seguro da Oneworld e o que mais conheço.

Mas ressalto um fator importante: a minha escolha se deve em função do meu perfil de passageira. É claro que outras pessoas podem e devem preferir outros programas em função das suas viagens, e não das minhas.

Ah, e eu também escrevi um post há mais de um ano contando o porquê de eu achar que ter status é muito importante, ainda que o passageiro só voe em cabines premium. Para lê-lo, clique aqui.

E vocês, quais os planos para 2018 em termos de status?

 

 

17 Comments

  1. Alexandre

    Boa análise, me ajudou a planejar o meu próprio perfil.

  2. guilherme

    eu sou black na latam e tbm desisti mas porque eles mudaram as regras do jogo agora e a tarifa mais barata nao vai mais permitir upgrade pra executiva.
    Agora eh focar na star alliance e manter o status da avianca (mesmo sendo diamante ate 2019)

  3. Vantuil

    Bom dia, Beatriz e demais seguidores, moro na Espanha e normalmente faço uma ou duas viagens anuais, busco sempre em cabines premium, gosto muito do AA, devido ao meu perfil de viagem, “gosto de fazer muitos paradas todas que o programa permitir” porém a forma de conseguir esses pontos seria ou compra de terceiros ou diretamente pela AA, mas tem muito muitos rumores de cancelamento de contas de terceiros ficando assim arriscado pelas duas partes envolvidas, e a compra dos pontos diretamente na Cia é muito caro.Pesquisando sobre os programas brasileiros, Latam, Amigo,smiles ou Livelo, tenho contas em todos kkkk, até o Iberia plus,ele e razoável porém dois anos atrás deu sua “metedura de pata “ dito espanhol. Então o que consegui ate agora foi o seguinte.Iberia plus, gerar pontos não é muito complicado tem o grupon e também o Avis, rente à car, com esses consegui gerar os 85k por menos de 200€ em promoções, porém o único resgate valioso era ir ao Brasil em executiva por 42.5k avios i/v para portadores de seu cartão IberiaCards ouro, tenho porém a promoção sumiu, desapareceu kkkk LATAM, tem uma tabela regular para resgates no ORIENTE MEDIO,Intro ASÍA porém tem algumas lacunas que não consegui preencher, como mix de cabines, stopovers,disponibilidades etc. AMIGO tem uma tabela boa para resgates origem Europa ou Norte África (Marrocos) e também da Turkia que segundo sua tabela está na Ásia Norte sem comentários como eles conseguiram colocar-lá aí, bem para chegar até na Turkia ou Marrocos não seria o problema, mas quando se vê relatos da dificuldade em conseguir disponibilidade nos parceiros star alliance te desanima um pouco, outro ponto que vi foi stopovers, escalas -24hrs na região ou mesmo a quantidade de escalas ou combinações de paraceiras no mesmo bilhetes e região, não encontrei nada a respeito. O Smiles já FOI a cereja 🍒 do bolo para muitos, eu mesmo já aproveitei sua tabela fixa “intro Ásia 32,5k one Way” para fazer DPS/DOH/BKK en executiva e primeira porém agora esquece sem chances kkk difícilmente vc encontrar a um bom resgate nele, mesmo tendo uma facilidade e formas na aquisição dos pontos… O livelo parece ser bom para aquisição dos pontos através de seu clube mas fica a dúvida em manda los ao Victoria da tap, que tem uma tabela um pouco alta para meu perfil, porém tem suas reglas muito claras em relação às cias e escalas, stopovers , porém com a cobrança do YQ dificulta um pouco o resgate… Bem esse é um pouco que pesquisei e aprendi sempre visando meu perfil, sempre em cabines premium, porque em econômicas sempre é melhor para o bilhetes que emitir com milhas..busco sempre resgates Oriente Medio e Ásia devido suas imigrações kkk não olho a América devido a exigência do visto americano… Beatriz parabéns pelo seu excelente trabalho, está na minha lista dos favoritos do Google kkkkk

    • Carlos

      Não teria dúvidas em recomendar o Livelo, pois com ele você vai ter a liberdade de transferir para Multiplus, Amigo, Smiles e Victória e, com deságio de 50%, até para a Ibéria. E, se conseguir aproveitar as melhores promoções, o Livelo é quem consegue gerar as milhas mais baratas para todos estes programas.

      • Vantuil

        Obrigado Carlos, boa dica estava pensando em fazer isso , juntamente com os poucos km da Ipiranga.. e começar o Ping- pong… só por curiosidade vc não é o Carlos que sempre vemos comentários pela rede…😊😊😊

      • Beatriz

        Concordo com vc, Carlos. Pelo que o Vantuil falou, a Livelo parece ser a melhor solução.

  4. Larr

    Deveria fazer um post demonstrando as vantagens do AA e comparação com a latam.

    Cono funciona o acúmulo na AA de milhas lata?

    • Beatriz

      Depende da classe tarifária. Mas isso tem disponível no site da American.
      Os dois são muito diferentes, Larr …

  5. Ricardo Lucena

    Boa tarde Beatriz, inicialmente parabéns pelo seu blog, virei leitor e tenho gostado bastante, recentemente peguei o cartão advantage do Santander e sinceramente não tenho achado muita coisa sobre as vantagens dele e do próprio programa advantage da AA , inicialmente só estou focando no 6×1 da promoção das metas santander, você teria alguma postagem sobre o AA advantagem ou sobre o próprio cartão ou poderia fazer uma para que possamos conhecer melhor? agradeço desde já!

  6. Marcelo

    Oi Beatriz,
    Como não resido no Brasil, prefiro sempre focar nos programas de fidelidade das companhias líderes de cada aliança: British para OneWorld, Luft para Star Alliance, Air France para Skyteam…
    Claro, a OneWorld continua sendo a pior aliança, com taxas de combustível elevadas e disponibilidade restrita (não é fácil a escolha aqui). Iberia talvez seja boa opção.
    Com a abertura dos programas de fidelidade no Brasil para transferência para parceiros internacionais, acho que vale a pena experimentar os programas que cito acima.

    • Beatriz

      Marcelo, eu tenho AAdvantage e as únicas cias que cobram YQ são Iberia e British. A Air France vai mudar o plano em junho – tenho até post comentando.

  7. Bruno

    Off topic

    Encontrei esse Projeto de Lei 2303/2017
    Ele menciona sobre milhas, moedas digitais. Regulamentação, validade, cashback.
    Acredito que vale um post para amplicar o conhecimento.

  8. Ge

    Ola,vc poderia explicar como fez para atingir o status black na latam?
    Foi algum match?
    Abs

Deixe um comentário

Theme by Anders Norén