Lisboa é uma cidade encantadora e minha segunda casa. Morei lá por um ano e lembro com muita saudade da cidade e dos amigos. Então, foi pensando nesse conhecimento prático que tenho de Lisboa que decidi escrever esse post para quem vai turistar na cidade.

1 – CENTRO HISTÓRICO

Não há a menor dúvida: é lá que você deve ficar. Mas onde exatamente? O centro histórico pode ser subdividido em áreas muito distintas.

(a) Chiado: é uma das partes “nobres” do Centro Histórico e e tem seus limites na Baixa e no Bairro Alto. É servido pela estação de metrô Baixa-Chiado, que tem no shopping center Armazéns do Chiado uma de suas saídas.

Armazéns do Chiado - LIS

Armazéns do Chiado – LIS

A rua Garrett liga os Armazéns à Praça Luís de Camões, e serve de abrigo para restaurantes e bares mais turísticos, como o Café à Brasileira (aquele perto da estátua de Fernando Pessoa).

No Chiado que você pode encontrar  marcas de luxo como Hermés, ou boutiques sofisticadas com preço mais salgado. Lá você tem acesso fácil ao Convento do Carmo  e à Basílica dos Mártires. A Livraria Bertrand  está lá desde 1732 e o Chiado é o endereço da nossa embaixada em Lisboa.

Os elevadores de Santa Justa (também chamado de Carmo) e da Glória (que sai da Calçada da Glória) também servem à área.

(b) Bairro Alto: é o bairro boêmio da capital portuguesa.

O Bairro Alto é a área das ruas estreitas, subidas íngremes, casarios antigos e muitos, muitos bares, restaurantes e casas de fado. Também abriga lojas no estilo modernoso, com peças de jovens designers e costureiros. O Bairro Alto é movimentadíssimo à noite, ou seja: se você não gosta de agito, é melhor ficar em outra área da cidade.

Bairro Alto à noite

Bairro Alto à noite

(c) Baixa (Pombalina)/Rossio: A Baixa é a região que vai da Praça do Comércio até o Rossio. A Baixa é o coração do coração de Lisboa.  É uma área muito bem servida de transporte público, ao mesmo tempo que tem diversas ruas fechadas para automóveis, sendo a Rua Augusta a principal delas .

A região conta com duas das praças mais emblemáticas da cidade: numa ponta, às margens do Rio Tejo, a Praça do Comércio, onde  os portugueses comemoram absolutamente tudo: de conquistas na Eurocopa ao Natal; na outra, a Praça Dom João IV, no Rossio, com a famosa estátua dele no cavalo.  Um café na Pastelaria Suíça – não tem nada de suíça! –  é obrigatório para todo turista que se preze.

 

Praça do Comércio

Praça do Comércio

Os metrôs Baixa-Chiado, Rossio e Restauradores servem a área.

Metrô Lisboa

Metrô Lisboa

2 – AVENIDA DA LIBERDADE/PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL

É aqui que fica a zona hoteleira da cidade. É servida pelas estações de metrô Marquês de Pombal, Avenida e Restauradores. Na Avenida da Liberdade você encontra as grandes grifes de moda europeia – Louis Vouitton, Dior etc. Em priscas eras era o lugar para se ficar em Lisboa, mas hoje em dia é onde os turistas de pacote comprado ficam. Muitos dos tours guiados saem da Praça Marquês de Pombal, ao norte.

screenshot-2016-09-24-12-52-38

3 – ZONAS MAIS AFASTADAS

(a) Belém: é uma opção para quem já conhece bem Lisboa e pretende dedicar boa parte do tempo indo a Cascais e a Estoril, já que é meio caminho para lá do centro de Lisboa. É lá que fica o belíssimo Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Também é o local de peregrinação aos Pastéis de Belém que só podem ser provados na fábrica – qualquer outro lugar que sirva é fraude. Só recomendo para quem quer ficar longe da muvuca turística.

Em termos de transporte público, é servida por ônibus e pela linha de trem de Cascais.

Mapa de Belém

Mapa de Belém

(b) Parque das Nações: também afastado do centro histórico de Lisboa, o Parque das Nações fica na área mais oriental de Lisboa – a estação de metrô é Oriente. É uma zona moderna e bem espaçosa que foi especialmente construída para a Euro 98. Lá fica o maravilhoso Oceanário e o Pavilhão Atlântico. Há um enorme shopping center, o Vasco da Gama, com diversas lojas e restaurantes. Considero a área ótima para um dia ou uma tarde de passeio, mas não para hospedagem.

Shopping Center Vasco da Gama - LIS

Shopping Center Vasco da Gama – LIS

Espero que vocês tenham gostado das dicas! Abraços e boa viagem!