screenshot-2016-09-14-09-19-01

Há duas cias diferentes com o mesmo nome. Uma é a Avianca Internacional, com sede na Colômbia e a outra, a Avianca Brasil, que só voa no mercado doméstico brasileiro. Hoje, nosso post é sobre o programa de milhas da Avianca Brasil, o Amigo. As críticas ficam pro final …

1 – Categorias

O programa Amigo tem 4 categorias de status: Bronze, Silver, Gold e Diamond.

Categorias Avianca AMIGO

Categorias Avianca AMIGO

Os pontos devem ser acumulados entre os dias 1o de janeiro e 31 de dezembro. Os pontos bônus só são válidos para o resgate de bilhetes. Os pontos de qualificação voados são aqueles das regras de acúmulo de pontos abaixo (itens 3 e 4).

A franquia adicional de bagagem só é válida para voos  operados pela Avianca (código aéreo O6). O check-in preferencial é limitado aos aeroportos de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Recife. Por fim, a marcação de assento preferencial depende da  disponibilidade.

Como a Avianca Brasil é membro da Star Alliance. Os passageiros Silver, Gold e Diamond podem usufruir de alguns benefícios em todas as cias aéreas da aliança.

Cias Aéreas Membro Star Alliance

Cias Aéreas Membro Star Alliance

 

2 – Benefícios na StarAlliance

Segue a tabela de benefícios do Amigo.

Benefícios Star Alliance

Benefícios Star Alliance

Observem que os únicos benefícios para a categoria Silver é a prioridade em stand by no aeroporto e na lista de espera de reservas – e mesmo assim, os membros Gold e Diamond, terão prioridade sobre o Silver. Então, conseguir 44.000 pontos no programa Amigo só vão te dar os 25% de pontos bônus e  10kg de franquia adicional de bagagens em voos Avianca Brasil.

Já as categorias Gold e Diamond não diferem e ambos são Gold na rede da Star Alliance, que é a categoria máxima na aliança. Assim, para ter os benefícios máximos na Star Alliance, basta você conseguir os 45.000 pontos no Amigo. Ser Diamond só te dá prioridade no embarque e no stand by, e atendimento por email (!!!) exclusivo.

Quanto à franquia adicional de bagagem, os 20 kg só são válidos em voos Avianca Brasil. Para saber das franquias das outras cias aéreas da Star Alliance, você vai precisar ir no site da cia que te interessa e verificar se há franquia adicional para membros Gold na Star Alliance.

Você terá embarque prioritário voando em todas as cias aéreas da Star Alliance, assim como terá acesso às salas VIP. Aí eu vi vantagem! Outro benefício importante é a prioridade nas filas de inspeção de segurança  em alguns aeroportos, o chamado Star Alliance Gold Track. Para saber quais os aeroportos que possuem o Gold Track, clique aqui.

3 – Como Acumular Pontos voando Avianca Brasil

O acúmulo de pontos se dá por trecho, segundo a tabela abaixo. E para a Avianca, trecho cada trecho é da origem ao destino, sem contar conexões.  Por exemplo, se você vai de Salvador a Porto Alegre, com conexão em São Paulo, isso conta como um único trecho.

 

 

Acúmulo de Pontos Avianca Amigo em Voos Próprios

Acúmulo de Pontos Avianca Amigo em Voos Próprios

A Avianca Amigo não permite o acúmulo de pontos se o nome do passageiro na passagem diferir do nome nos cadastros. Então, se você colocou no cadastro João Alves e sua passagem foi emitida como João Santos Alves, você não irá pontuar! Muito cuidado com isso!

4 – Como Acumular Pontos nas Cias Aéreas da Star Alliance

Cada cia aérea tem a sua regra de acúmulo de pontos. Para verificar a tabela de cada cia aérea clique aqui e, depois, na cia aérea de seu interesse. Vou disponibilizar alguns exemplos para vocês terem uma ideia, lembrando daquela regrinha de ouro: quanto mais se gasta, mais se ganha. Quanto mais se economiza, menos se ganha.

(a) Lufthansa

Tabela Lufthansa

(b) Avianca Internacional

Tabela Avianca Internacional

(c) Copa Airlines

screenshot-2016-09-14-08-52-46

(c) TAPTabela TAP

(d) United

Tabela United

5 – Como Resgatar Pontos na Avianca Brasil

A Avianca não disponibiliza uma tabela de pontos fixa. Então, você vai ter que entrar no site e informar os trechos que deseja voar, marcando a opção utilizar pontos.

6 – Como Resgatar Pontos na Star Alliance

Para o resgate de pontos nas cias aéreas da Star Alliance, a Avianca dispõe de uma tabela fixa a partir de regiões. Para saber quais os países de cada região, clique aqui.

screenshot-2016-09-14-08-58-53screenshot-2016-09-14-08-59-28

O resgate de pontos no Amigo é o seu grande calcanhar de Aquiles. Para começar, os atendentes são muito mal informados e o programa cobra taxa de combustível, o que encarece a emissão do bilhete. Você não consegue emitir um bilhete do Brasil para a Ásia, por exemplo, pois há uma conexão obrigatória na Europa, o que faz que sua viagem ocorra em 3 continentes diferentes.

Agora, se você quiser ir do ponto A ao ponto B sem conexões e voando na mesma cabine (econômica, executiva ou primeira), a emissão é mais fácil e é mais provável que o atendente saiba emitir o bilhete.

6 – Upgrades de Cabine na Star Alliance

Dependendo da classe tarifária da sua passagem comprada nas cias aéreas da Star Alliance, você vai poder utilizar os pontos da sua conta Amigo para fazer um upgrade para a próxima classe de voo. Comprando econômica, você poderá voar na econômica premium ou ir direto para a classe executiva. Para tentar o upgrade, você deve clicar aqui. O número de pontos vale para um trecho só.

Upgarde Amigo Star Alliance

Agora, as críticas …

Por incrível que pareça, é impossível emitir ida e volta no mesmo bilhete. Além disso, o Amigo cobra a temida “taxa de combustível”.  Esses dois fatores levam ao seguinte problema:  na ida, você consegue emitir sem taxa de combustível, pois a legislação brasileira não permite. Assim, é possível ir para Frankfurt pela Lufthansa em primeira classe por 110.000 pontos pagando R$ 110,00 de taxas. Mas para voltar para o Brasil da Alemanha com a Lufthansa, em primeira classe, além dos 110.000 pontos, você precisa desembolsar R$ 1.200,00 de taxa de combustível! Entenderam por que eles não permitem emitir ida e volta no mesmo bilhete? É para forçar o pagamento da taxa. Ou seja, vale a pena emitir a passagem co  saída do Brasil e só.

Mas não é só isso, o Amigo não monta cabines mistas. Ou seja, se você quiser ir para Paris pela Lufthansa em 1a classe, você tem que emitir 2 bilhetes: um de SP ou RJ para Frankfurt em 1a classe por 110.000 pontos + 30.000 pontos em executiva de Frankfurt para Paris, já que não há 1a classe em voos intra-europeus (além disso, ainda vai pagar a taxa de combustível). É muito ruim …

Achou que parou por aqui? Não. O Amigo não monta conexões em regiões diferentes, o que obriga o passageiro a pagar por 2 resgates. E a cereja no bolo é o total despreparo dos atendentes do call center, que não tem a menor noção do que estão fazendo.

Então, muito cuidado com o Amigo, que de Amigo, não tem nada …