tudo azulO Tudo Azul é um dos programas mais limitados do Brasil. Isso porque ele não está vinculado a nenhuma aliança aérea e só possui dois parceiros: TAP e United, ambos da Star Alliance. Há quem acredite que o Tudo Azul vai entrar para a Star Alliance, mas não há nada de concreto nesse sentido e o processo de adesão a uma aliança é demorado. Mas para quem voa muito nas rotas da Azul e tem interesse voltado para resgate de passagens domésticas, o programa é bem vantajoso, até porque deu uma revitalizada no seu Clube Azul em junho. Vale a pena conferir.

 

ANÁLISE DO PROGRAMA

1 – Categorias & Benefícios

tabela1

obs

Como atingir as categorias:

  • Azul: é a categoria inicial; não é necessário nenhum acúmulo
  • Topázio: acúmulo de 4.000 pontos qualificáveis em 1 ano calendário
  • Safira: acúmulo de 8.000 pontos qualificáveis em 1 ano calendário
  • Diamante: acúmulo de 20.000 pontos qualificáveis em 1 ano calendário

 

2 – Acúmulo de Pontos voando Azul

No Tudo Azul, você acumula pontos de acordo com o gasto com a passagem, excetuando o valor pago a título de taxas aeroportuárias, excesso de bagagem, assentos preferenciais etc.

Há dois tipos diferentes de pontos na Azul:

  • Pontos promocionais: são aqueles que você ganha para trocar por passagens. Você pode acumular por meio de voos e promoções. A validade deles é de 24 meses após o acúmulo.
  • Pontos qualificáveis: pontos que você ganha para subir de categoria. Podem ser acumulados via voos Azul. A validade é do ano calendário e são zerados no início de cada ano.

O número de pontos que vocâ acumula em cada voo depende de duas coisas: a sua categoria e a tarifa que você pagou:

tabela2

Então, se você é Azul e gastou R$ 400,00 em uma passagem, você acumula 800 pontos; Topázio = 1.000 pontos; Safira = 1.200 pontos; Diamante = 1.400.

 

3 – Acúmulo de Pontos Voando TAP e United

Diferentemente do que acontece com os voos nacionais, cujo acúmulo depende do valor da passagem, acumular pontos no Tudo Azul voando TAP ou United depende da distância do voo.

Para acumular pontos Azul voando TAP, você precisa verificar a tabela da cia disponível no site da Azul:

tabela3

As tarifas C, D, J e Z são tarigas de classe executiva e as demais, de econômica. A TAP não possui 1a classe em suas aeronaves. Mais uma vez, a regra é: quanto mais se gasta, mais se ganha.

Então, vamos aos nossos exemplos pra deixar tudo claro.

  • Compra de uma passagem de ida e volta Rio-Lisboa (GIG-LIS) em classe C: acúmulo de 170% das milhas voadas

Distância: aprox. 4790 milhas por trecho

170% de 4.790 = 8.143 milhas x 2 = 16,286 pontos pela viagem toda

  • Compra de uma passagem de ida e volta Rio-Lisboa (GIG-LIS) em classe V: acúmulo de 50% das milhas voadas

Distância: aprox. 4790 milhas por trecho

50% de 4.790 = 2,395 x 2 = 4.790 pontos pela viagem toda

Observações da maior importância:

  • os pontos acumuladas na TAP são somente PROMOCIONAIS, ou seja, eles não servem para mudança de categoria! A sua utilidade se restringe ao resgate de bilhetes-prêmio.

Isso é uma tremenda desvantagem, pois com um único voo de executiva você poderia ser Safira e acumular mais pontos em voos nacionais.

Para acumular pontos Azul voando United, você também precisa verificar a tabela da cia disponível no site da Azul:

tabela4

Diferentemente da TAP, a United tem 1a classe e as tarifas F e J se referem a ela. Já as tarifas C, D e A referem-se à classe executiva e as demais, à econômica. Acho que não precisa mais dar exemplo do quanto você vai acumular, né? Bom, qualquer coisa, deixem nos comentários que eu tiro as dúvidas.

Uma grande vantagem em voar United quando se é cliente Tudo Azul é o acúmulo de pontos qualificáveis, ou seja, não servem pra emitir bilhetes-prêmio, mas te ajudam a subir de categoria:

tabela5

Isso aqui merece um exemplo. Se você viajar na United de São Paulo pra Houston, ida e volta, você vai percorrer no total 9.820 milhas (4.910 x 2). Viajando de executiva (J, C, D, Z, P) você acumula 19,640 pontos qualificáveis (200% de 9.820). Isso significa que, em uma única viagem, você que não tinha nem um pontinho com a Azul, tipo entrou ontem pro programa, você já é Safira. E vejam, no exemplo acima, msmo que você viaje de econômica você também vai ser Safira, pois a distância percorrida é de 9,820 milhas e você precisa de 8.000 pontos pra virar Safira. Bom, né?

E se você já tem status com a Azul, você acumula pontos promocionais extras, o que vai aumentar o valor das milhas que você conseguiu acumular na hora de resgatar um bilhete prêmio.

tabela6

Gente, não dá pra transferir pontos do TudoAzul para a TAP ou United, ou vice-versa. Quando você pontua no TudoAzul, os pontos ficam lá, ok?

Ah, e sendo Safira, você tem direito às salas VIP em Viracopos e Lisboa, ok?

 

4 – O Clube Azul

Assim como o Smiles tem o Clube Smiles, a Azul tem o Clube Azul. Para entrar no Clube Azul você tem que escolher o plano de acordo com a mensalidade e os benefícios desejados:

imagem1
Em qualquer dos planos, os pontos passam a ter mais um ano de validade, o que é sempre uma boa coisa, além de bônus de transferência de pontos de cartão de crédito. O ponto realmente interessante do programa é que no Clube 10.000 há upgrade direto para a categoria Safira mesmo que você nunca tenha voado nem uma vez sequer! (ATENÇÃO! O TUDOAZUL MUDOU AS REGRAS SEM COMUNICAR AOS CLIENTES; NÃO HÁ MAIS ESSE BENEFÍCIO DE STATUS SAFIRA), O preço parece salgado, mas ganhar 15.000 pontos só para aderir por conta dos 50% de bônus na adesão, já dá pra pensar.

5 – Outros Parceiros

Uma das vantagens dos programas brasileiros é a quantidade de parceiros não-aéreos que ajudam no acúmulo de pontos. A Azul tem diversos parceiros no seu site. Para acessar, clique em https://tudoazul.voeazul.com.br/web/azul/parcerias.

O Tudo Azul tem seu próprio cartão, o TudoAzul Mastercard, que dá 10% de desconto na compra da passagem Azul, podendo dividir em 12x. O acúmulo de pontos depende da categoria Internacional, Gold ou Platinum da Mastercard. Confira aqui: https://tudoazul.voeazul.com.br/web/azul/cartao-tudoazul.

Mas vale destacar as parcerias de cartão de crédito dos seguintes bancos: Itau, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa. A Azul também tem parceria com a Membership Rewards do Amex.

Além disso, há parcerias com a booking.com e hoteis.com e muitos outros parceiros.

6- Resgate de Pontos

Apesar de o resgate de pontos poder ser feito online ou via call center, há cobrança de uma taxa de emissão que, segundo alguns clientes, é o calcanhar de Aquiles do programa.

Para reservas emitidas com pontos no canal de atendimento (4003 1141), o valor da cobrança é de R$ 40,00 (quarenta reais) por passageiro para voos domésticos e R$ 80,00 (oitenta reais) por passageiro para voos internacionais.
Para reservas emitidas com pontos no website para voos domésticos o valor da cobrança é a partir de R$ 10,00 ( dez reais ) por passageiro e para voos internacionais a partir de R$ 50,00 (cinquenta reais) por passageiro.

Em relação ao resgate de pontos nas duas parceiras, United e TAP, há uma tabela informando a quantidade de pontos necessários.

Tabela de Resgate de Pontos TudoAzul na United:

Tabela de Resgate TudoAzul United

Tabela de Resgate TudoAzul United

Tabela de Resgate de Pontos TudoAzul na TAP:

Tabela de Resgates TudoAzul TAP

Tabela de Resgates TudoAzul TAP

Considero a tabela muito desvantajosa em relação a outros programas. Gastar 100.000 pontos em uma passagem de classe econômica para os Estados Unidos é muito pesado. Ou seja, o resgate nas parceiras só vale a pena se houver promoção.

O TudoAzul tem uma parceria para emissão de bilhetes com o site Viajanet chamado TudoAzul Internacional Viajanet.

screenshot-2016-09-25-16-05-52

O ideia é a mesma do Itaú Ponto Viagem: eles pegam o valor da passagem e convertem em pontos, sem necessidade de desembolsar dinheiro.  Mas esse sistema gera muitas distorções para a emissão de bilhetes-prêmio: não é incomum exigirem 160.000 pontos para uma passagem em econômica do Brasil para os Estados Unidos, o que é um absurdo total.

Já para a emissão de bilhetes-prêmio em voos domésticos, o sistema exige que você insira o número da sua conta TudoAzul e escolha como será feita a emissão: em dinheiro, pontos ou pontos + dinheiro.

Para acessar a página do TudoAzul Internacional Viajanet, clique aqui.

7 – Conclusão

O TudoAzul é um bom programa para quem voa dentro do Brasil, já que a Azul serve  muitas cidades do interior onde a GOL e a LATAM não investem. Para os moradores dessas cidades que voam com frequência, não há dúvidas que o TudoAzul é o ideal para elas. Até por que para usufruir dos benefícios das da LATAM e da GOL e respectivas parceiras, é possível  transferir pontos de cartão de crédito com bônus das frequentes promoções que aparecem dia sim e outro também.

Já vi relatos de pessoas que conseguem resgatar passagens domésticas com pouquíssimos pontos se organizando com antecedência, e o programa também realiza muitas promoções para resgate de pontos em voos internacionais.

Mas eu tenho que dar a má notícia: parece que a administração do TudoAzul tem falhas frequentes. Tem muita gente reclamando de sumiço de pontos das contas, principalmente dos pontos acumulados via Clube Azul. É bom ficar de olho para que um benefício não se torne uma dor de cabeça.

Clique aqui para ler uma análise comparativa entre TudoAzul, LATAM Fidelidade, Smiles e Avianca Amigo.