Com esse post aqui, vocês não ganham milhas ou pontos, mas também não gastam dinheiro para viajar! O blog Guarulhos Hoje publicou essa interessante matéria sobre viagens gratuitas com a Força Aérea Brasileira. Transcrevo o post de autoria de Ulisses Carvalho em sua integralidade:

As viagens gratuitas são realizadas pela Base Aérea de Guarulhos (Ala 13), localizada na avenida Monteiro Lobato, nº 6365. A base informou que não possui uma programação regular de voos, e que as vagas são disponibilizadas para os passageiros de acordo com o aproveitamento de missões. 

Devido ao problema da falta de um itinerário especifico, o passageiro deve realizar a inscrição ou pessoalmente preenchendo uma pequena ficha ou por e-mail, informando o nome completo, telefone, destino e um período de disponibilidade para a espera da viagem. A base informa que tenta ao máximo possível avisar sobre o voo com até dois dias de antecedência, mas há casos que o aviso ocorre com apenas duas horas.

“Pela base de Guarulhos, nós realizamos um maior número de voos para o Rio de Janeiro e Brasília, mas muitas pessoas procuram destinos voltados para a região Norte e Nordeste, o que fica mais difícil, pois poucas missões são realizadas nesses estados”, afirmou um oficial que preferiu não se identificar.

A maior parte das missões é de transporte de carga, e devido a disponibilidade do avião há o encaixe de passageiros. Para quem realizar a inscrição e conseguir a disponibilidade no voo, o embarque e desembarque ocorrem somente na base aérea. 

Há também a possibilidade de você inscrever um acompanhante, e o limite máximo de bagagem é de 15kg. Segundo a assessoria da Força Aérea Brasileira, existe algumas restrições de vestimentas, e para os passageiros não está permitido o uso de calções, bermudas, tamancos, chinelos, camisas com propagandas políticas e camisas desportivas sem mangas. 

No momento do embarque é necessário mostrar o documento de identificação, e entre as aeronaves que os passageiros podem viajar estão inclusos os modelos C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-99 Emb 145, C-130 Hércules, entre outras. 

O post do Guarulhos Hoje foca nos voos saindo de Guarulhos, mas o link da FAB fornece o contato para voos em todas as regiões do Brasil.

É uma oportunidade interessante de conhecer aeronaves militares e viajar de graça em um avião com um piloto da Força Aérea Brasileira.

Para realizar a inscrição da viagem gratuita, envie um e-mail para pcan-gr@basp.aer.mil.br.

Para acessar o site da FAB com as informações, clique aqui.

Para acessar o post do Guarulhos Hoje, clique aqui.